[Aniversário] - 3 anos do blog



Hoje o blog completa 3 anos. E pra comemorar esse dia marcante a gente resolveu fazer uma postagem bem especial!


(Depoimento da Carol)


Eu gosto de ler desde os 19 anos, foi tarde, eu sei. Mas foi quando Harry Potter entrou mesmo na minha vida. A partir dai eu busquei cada vez mais leitores para conversar sobre os livros que eu ia lendo. E assim, encontrei muitos blogs, grupos no facebook, páginas sobre leitura. Em agosto de 2013 eu sofri um acidente de moto e fiquei afastada do trabalho, foi quando sobrou tempo pra caramba para minhas leituras. 
No meio desse período de reclusão surgiu o blog, que era um lugar onde eu escrevia sobre os livros que eu tinha acabado de ler. Começou como um hobby bobo, uma brincadeira, nem layout tinha. Mas a medida que eu ia conhecendo outros blog e outros blogueiros eu fui melhorando o blog cada vez mais.
Durante muito tempo eu fiquei sozinha a frente do blog mas quando eu voltei a trabalhar a quantidade de leitura diminuiu e eu não dava conta de manter as postagens, por isso eu pedia ajuda a outros leitores que eu conhecia na internet. Mas nenhum deles permaneceu por mais de um ou dois meses. 
Um dia, senti necessidade de ter alguém pra me ajudar na página do facebook, porque eu não conseguia postar com a frequência que os seguidores mereciam. Então, eu resolvi buscar ajuda entre os próprios seguidores da página e comecei a procurar um CDC (Criador de conteúdo). Não demorou muito pra Marina aparecer, ela se inscreveu para o cargo e disse que gostaria de tentar. Foi sucesso na hora. 




Porém, eu ainda seguia sozinha com o blog. 

No início de 2015 eu tinha um prova muito importante pra fazer e não poderia ler nada que não fosse texto de faculdade. Seriam dois meses inteiros de estudo e nada dedicados ao blog. Mas eu tive uma ideia: perguntaria para a minha fiel CDC se ela gostaria de se juntar a mim. E foi ai que a Marina começou a escrever no blog também. Ela me substituiu quando eu estava focada nos estudos e não deixou a qualidade do blog cair, muito pelo contrário, ela elevou o blog com resenhas de estilos que eu não resenhava. 

(Depoimento da Marina) 
Muito divertido como as coisas aconteceram para mim também! Retomando um pouco a história da Carol sobre a procura por CDCs, eu sempre gostei muito de livros. Desde criança era incentivada a ler e até hoje guardo alguns da minha infância. Costumo frequentar vários grupos de literatura no facebook e sempre vi muitos "anúncios" de páginas procurando por CDCs, mas nunca me interessei. Até que eu me deparei com o da Carol - claro que eu não sabia que era ela ainda - e foi como se uma vozinha tivesse sussurrado para mim lá no fundo da minha cabeça: "tenta, quem sabe você não gosta...". Resolvi que iria obedecer a voz e mandei uma mensagem. 
Comecei a ajudar na página, primeiro sem saber quem era a dona, depois me tornei amiga de facebook da Carol e olha aqui, olha lá, acabei descobrindo que moramos na mesma cidade. Eu acredito que era pra ser assim, pois eu fui "guiada" justamente para o blog cuja dona mora perto de mim. 
E com o tempo fui fazendo cada vez mais coisas para o blog, comecei a ajudar com as resenhas que inicialmente eram postadas pela Carol. Algum tempo depois, tive um acesso menos restrito e comecei a publicar minhas resenhas eu mesma, ganhei um "marcador" e um cantinho para foto e uma breve descrição. 
Mas o mais emocionante de todo este tempo que passei no blog, foi tudo o que eu aprendi a amar com ele. De compradora de livros unicamente estrangeiros, passei a defensora dos nacionais de forma que eu nunca imaginei ser possível na minha vida. Conheci obras maravilhosas, autores incríveis que se tornaram bons amigos e com quem tive conversas extremamente divertidas. Descobri todas as emoções de ser uma leitora beta, como é se sentir uma celebridade ao ver um comentário seu na orelha de um livro que você amou - haha - e a dificuldade de encontrar um lugar para exibir todos os lindos mimos que vêm juntos com os livros que você tanto ama colecionar. 
Cobri eventos fantásticos, conheci vários lugares e pessoas novas e só posso dizer que foram todas experiências maravilhosas que eu não trocaria por nada!



(Depoimento da Carol)


A ajuda da Marina foi fundamental pra que eu conseguisse continuar com o blog e passar no concurso da minha vida. E ter alguém comprometido pra me ajudar foi muito importante.

Com o passar do tempo fomos organizando cada vez mais as postagens e o blog realmente estava bombando. De repente havia um leitor que comentava em todas as postagens e no dia que eram postadas. Era realmente um fã :P
O Gustavo comentava, ajudava, dava dicas e era o nosso top comentarista todos os meses. Até que um dia eu recebi um e-mail dele, ele queria ser colunista do blog. Eu nunca tinha realmente procurado alguém, a Má chegou de surpresa e o Gustavo também. Antes dele realmente entrar no blog, ele começou sendo CDC na página. E há 1 ano, exatamente nos dois anos do blog, ele escreveu o primeiro texto oficialmente como colunista. 


(Depoimento do Gustavo)
Bem eu conheci o blog através dos contos do Pottermore, que eu buscava traduzidos na internet. E o Leitura Virtual foi um dos primeiros a disponibilizar esse conteúdo. Curioso como sou, depois de ler os contos, explorei todo o blog, e gostei muito do que vi. Passei a visitar o blog constantemente, e a comentar nas resenhas e posts. Foi com o blog que percebi a necessidade que tinha de conversar sobre minhas leituras e tudo que envolve nosso mundo literário! Não demorou e eu me tornei top comentarista! Eu amava quando tinha post novo, para que eu pudesse comentar! Fiz amizade nas redes sociais com a Carol, e posteriormente com a Marina que entrou no blog como colaboradora. Até que em Maio do ano passado, entrei em contato com a Carol, e pedi para fazer parte do time. Ela com toda educação e sinceridade me ofereceu começar a ajudar na fan page do Facebook, Google + e Instagram. A adaptação não foi difícil, mas logo eu já amava tudo que eu fazia! Quando chegou em Setembro, a Carol e a Marina planejaram um mês inteiro de postagens, e com isso fui "promovido" a colaborador, e que felicidade senti nesse momento!!! Agradeço muito a elas por toda paciência (que tem até hoje, kkkkk) comigo, por me ensinarem, e pela oportunidade de fazer parte desse time. O blog me trouxe várias experiências incríveis, e com certeza a melhor delas foi o contato com os autores nacionais e parceiros do blog. Eu tinha, como muitos tem, um pré conceito com a Literatura Nacional, e o blog me ajudou a quebrar esse paradigma. Tem tantos autores fantásticos, e eu pude conhecer através do blog. Minha vida de leitor mudou muito depois que adentrei nesse projeto, e não me vejo mais fora dele. Agradeço também a vocês leitores do blog pelos comentários e por fazerem nosso projeto mais prazeroso! Aproveitem porque tem sorteio rolando! Em resumo, amo esse projeto, essa blogsfera, e vocês Carol e Marina, garotas incríveis!

(Depoimento da Carol)



Coisas incríveis aconteceram no blog nesses três anos, ele me proporcionou momentos muito marcantes. Ser leitora beta é uma das coisas mais fantásticas que existem. Já fizemos coberturas de eventos literários, criamos o canal no youtube,  temos parceiros autores, editoras e livrarias além do booktrailer de "O garoto do cachecol vermelho" que eu tive a honra de participar da gravação. Todas essas coisas só foram possíveis porque o blog me ajudou a conhecer pessoas maravilhosas, eu só tenho a agradecer cada momento que o blog me presenteou. 
Obrigada também a vocês leitores! Por acreditarem na gente, por estarem aqui a cada postagem. Esses três anos não teriam acontecido sem vocês!

Nenhum comentário

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)