[Projeto Calendarium : marcando o tempo em livros] - #5 - 05 de setembro : Dia do irmão

Olá galera!!! Aqui estamos para mais um dia do nosso Projeto Calendarium. Como vocês podem ver pelo título, hoje dia 05/09, é dia do irmão! Eu, a Marina e a Carol trouxemos para vocês as quinzes "irmandades" mais marcantes das nossas estantes, essa relação muitas das vezes tão "amadamente odiosa", vamos lá?!









Indicações do Gustavo -

01. Peter e Katherine Solomon - O Símbolo Perdido (Dan Brown)

Começo minha lista com os irmãos Solomon. Peter é de uma família muito tradicional de Washington D.C, famoso filantropo e maçom. Sua irmã mais nova é uma brilhante cientista de um ramo novo da ciência, a Noética. Eles são amigos pessoais de Robert Langdon, famoso professor de Harvard. Eles são o tipo de irmãos cultos, criados no mais elevado nível de educação. Possuem um amor muito grande, haja vista que são órfãos. Durante o livro percebemos que a relação entre eles vai além do amor fraternal. Peter é praticamente um pai, e não mede esforços para empreender esse papel da melhor maneira possível. Katherine é a irmã prestativa, cuidadosa, conselheira e confidente. Um ótimo livro sobre como pode ser tão complexa a relação familiar, afinal não existe família perfeita! Isso por conta de um filho de Peter, sobrinho de Katherine que tem uma personalidade bem peculiar.



02. Carter e Sadie Kane - As Crônicas dos Kane (Rick Riordan)

Os Kane são dois jovens com pouca diferença de idade, que foram criados separados um do outro, e quando seu pai os reúne, acaba morrendo em circunstâncias nada convencionais.  A partir daí, eles só tem um ao outro para enfrentar as terríveis criaturas e deuses da mitologia egípcia, e impedir a dominação do nosso mundo. Uma relação cheia de amor e ódio, engraçada, e que se fortalece com o passar do tempo. Recomendo para quem quer ler algo leve, e que arranque boas risadas.

03. Jor-El e Zor-El - Os Últimos dias de Krypton (Kevin J. Anderson)

Esses são irmãos extraterrestres! Jor-El e Zor-El são de uma das famílias mais antigas de Krypton. Uma família que sempre contribuiu de alguma forma para o desenvolvimento e melhoria da vida dos kryptonianos. Eles têm uma bela relação de admiração e respeito. Jor-El é um cientista da área da Física e Zor-El, da Geologia. Ambos são referências em seus ramos de estudo. Indico para você que curte um bom livro de ficção científica. 


04. Adelina e Violletta Amouteru - Jovens de Elite (Marie Lu)

Aqui temos uma relação bem conturbada. A história se passa na Idade Média, quando o capitalismo já estava consolidado. Por isso arranjar bons casamentos era um ótimo negócio. Órfãs de mãe, morta por uma praga devastadora, Adelina e Violletta foram acometidas da mesma doença e sobreviveram. Contudo assim como a grande maioria, Adelina ficou com marcas da doença. Ela era maltratada por seu pai e segredada fora de casa. Violletta não ficou com sequelas, o que desenvolveu um certo rancor e uma grande inveja de sua irmã. Isso foi na infância; agora quando jovem, Adelina conseguiu enterrar um pouco desses sentimentos e quando a vida de sua irmã corre perigo, ela usa dos seus poderes (provenientes da praga) para protegê-la a qualquer custo. Recomendo para quem gosta de um bom livro de fantasia, permeado de mistérios e segredos surpreendentes!




05. Dean e Sam Winchester - O Diário de John Winchester (Alex Irvine)

Não posso falar de irmãos e não citar Dean e Sam. Acompanho a relação desses dois há onze temporadas da série Supernatural. Nesse livro conhecemos como foi o início de tudo; como o sobrenatural adentrou a vida dessa família e a mudou para sempre. Dean é o irmão mais velho, que após a misteriosa morte de sua mãe, se vê como o principal protetor de seu irmão. Ele é o típico irmão mais velho, descolado, carismático e super protetor. Sam é o caçula questionador e cético em relação ao que se abateu sobre sua família. Mas as evidências que seu pai encontra são irrefutáveis, e os irmãos aprendem a ser caçadores. Caçadores de todos os tipos de "monstros" e criaturas de todas as lendas e folclores. A relação entre eles é a típica "montanha-russa", cheia de altos e baixos. Entretanto os laços que os unem são extremamente fortes. Tanto que eles possuem um lema: "salvar pessoas, caçar coisas, o negócio da família." Esse livro é leitura obrigatória para os fãs da série.




- Indicações da Marina - 


01. Os irmãos Vergamini - A Filha do Norte (Luisa Soresini)

Sem dúvidas, os melhores da minha estante e que mereciam o primeiro lugar na minha lista. Este clã formado por sete irmãos extremamente charmosos é um tanto quanto temido e odiado na vila Mafaldi. Isso porque os irmãos Vergamini não são, bem, humanos. Há cem anos os sete foram amaldiçoados e condenados a viver a eternidade na forma de monstros por terem sido arrogantes e mesquinhos, egoístas e maldosos. Sedentos por sangue, eles caçaram os moradores da vila ano após ano, até a chegada de Michelle à sua mansão. E é com o seu bom coração que a protagonista começa a transformar a vida dos irmãos e nos mostrar o que estava escondido por trás daqueles corações amargurados, sentimentos e pensamentos que fazem com que seja simplesmente impossível odiar os Vergamini.



02. Mac e Layla Chatham - Os Bons Segredos (Sarah Dessen)

Mac e Layla estão na minha lista pois possuem um laço fraterno muito forte, além de se tornarem bem próximos da protagonista. Mac e Layla fazem várias brincadeiras entre si, se provocam, mas estão sempre lá para o outro, várias vezes se entendendo apenas por um breve olhar. Eles são muito unidos e são muito compreensivos, unidos e companheiros como todos os irmãos deveriam ser. 
E além de se ajudarem e compartilharem bons momentos juntos, eles são os melhores amigos da protagonista, o que torna tudo ainda mais especial.






03. Via e Auggie Pullman - Extraordinário (R. J. Palacio)


Esta é outra dupla de irmãos que eu adoro muito. Para quem não conhece a estória de Extraordinário, Auggie é um menino de dez anos que possui uma deformidade facial muito rara e que por isso sofre certo preconceito por onde passa. E sua irmã mais velha, Via, está sempre pronta para defendê-lo dos insultos que o pequeno Auggie está sempre recebendo. Temos partes no livro narradas por ela, então compreendemos bem como ela ama o irmão mais novo e faz de tudo para protegê-lo, e partes narradas pelo Auggie, onde vemos o amor e admiração que ele sente pela irmã mais velha. Um relacionamento fraterno bem bonito.





04. Jude e Noah - Eu Te Darei o Sol (Jandy Nelson)


Esses dois irmãos são bem interessantes, ainda que não sejam meus preferidos. Jude e Noah são irmãos gêmeos. Noah é preferido da mãe e Jude, a preferida do pai. E ambos eram muito unidos até que a mãe deles vem a falecer e um turbilhão de acontecimentos faz com que eles se afastem um do outro. 
Uma rixa criou-se entre eles. A necessidade de se mostrar melhor e superior ao outro abriu um enorme abismo entre Jude e Noah. Ainda assim, a saudade dos momentos em que compartilhavam tudo amigavelmente ainda reina, mas ambos são orgulhosos demais para dar o primeiro passo, ainda que se amem demais. 



05. Cassie e Sam - A Quinta Onda (Rick Yancey)

E meus últimos selecionados para a minha lista foram Cassie e Sam. Quando o planeta sofre uma invasão extraterrestre que aos poucos vai dizimando a população, o pequeno Sam é levado para longe. Sozinha neste mundo apocalíptico, Cassie precisa unir toda a sua coragem para resgatar seu irmãozinho das mãos dos vilões.
O que eu mais gostei nesses dois irmãos foi, de longe, a necessidade de estarem juntos e enfrentarem qualquer perigo para se reencontrarem. 
Sam confia cegamente em sua irmã mais velha e Cassie coloca sua vida de lado pela do irmão mais novo, pois ela sabe que Sam precisa dela e não pretende abandoná-lo.



3 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a ideia do projeto do vocês, fiquei até com vontade de adaptar! <3
    Infelizmente de todos os citados, só conheço os irmãos Kane (que sou apaixonada, por sinal), os Winchester (que representam a definição "laços de família" na minha opinião) e os irmãos Sam e Cassie... Mas gostaria de saber tudo sobre todos os outros também. haha

    Jéssica Andrade | De Mundo em Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Jessica, que bom que gostou do projeto! Sinta-se à vontade para adpatar, só não esqueça de nos citar como fonte inspiradora! :P
      Concordo muito com essa definição dos Winchester! Espero que possa ler outros dessa lista, e a noite volte aqui no post, que terá o vídeo com as indicações da Carol! Beijos...

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)