[Resenha] - Depois da última dança - Sarra Manning

ISBN-13: 9788556510167
ISBN-10: 8556510167
Ano: 2016 / Páginas: 336
Idioma: português 
Editora: Suma de Letras


Rose é uma jovem de 16 anos que foge para Londres para viver o glamour do Rainbow Corner, o mais famoso salão de dança da cidade. Ela quer uma vida de romance e dança mas não imagina os perigos de se viver numa cidade grande, sozinha e no meio da segunda guerra mundial.

"Quando abriram as portas do Rainbow Corner, jogaram a chave fora."

Jane está chegando aos 27 anos, seu sonho era casar antes dessa data e ela entra em desespero quando seu namoro de três anos acaba um dia antes do seu aniversário. Vestida de noiva ela chega em um bar em Las Vegas pronta pra encontrar um noivo. É nesse bar que ela conhece Leo, um rapaz aparentemente encantador que resolve atender ao seu desejo e se casar com ela.  

"Mesmo em Las Vegas, quando uma garota com vestido de noiva entrava em um bar, as pessoas viravam para olhar. A noiva, sem o noivo, parecia não notar a atenção dos outros."

Rose e Jane não tem, aparentemente, nada em comum. Mas o destino vai dar um jeito de diminuir a distância entre as duas. Ao chegar na casa de Rose, em Londres, Jane só consegue imaginar todas as vantagens que pode tirar de uma senhora a beira da morte. O que ela não esperava era que muita coisa pode mudar quando você fica vulnerável às pessoas a sua volta. 
Depois da última dança  é um livro que intercala as histórias de Rose, durante a segunda guerra, e a história de Jane, nos tempos atuais. Com o passar dos capítulos nós conseguimos ligar as duas histórias de uma maneira bem emocionante. 

Quando a gente consegue perceber a personalidade duvidosa de Jane e que Leo não é tão encantador assim, começamos a escolher de que lado ficaremos nessa guerra. Afinal, dois recém casados que nem se conhecem mas já se odeiam não resultará em nada muito bom. 

O livro demora bastante pra 'engatar'. É um leitura demorada e muitas vezes a autora se perde na narrativa, entrando em detalhes desnecessários. Foi muito difícil combater o impulso de abandoná-lo durante a leitura. 
Algumas expressões do livro ficaram bem mal feitas também. Tem palavra que parece que não combina com a que vem em seguida. Teve paragrafos que eu tive que reler pra ver se era aquilo mesmo ou eu tava 'viajando'. Porém não me arrependo de ter lido até o fim. No ultimo terço do livro ele fica bastante emocionante pois nos leva a viajar nos aspectos pós guerra e também nos últimos dias de vida de Rose, que aprendemos que amar. 
Em paralelo a isso temos a história de amor nada convencional de Jane e Leo, que se odeiam mas optam por ficar casados mesmo assim. A gente até consegue entender o lado da Jane em permanecer nesse casamento, porém nada me fez entender porque o Leo não caiu fora. 



Por fim, eu já disse em algumas resenhas que não gosto muito de livros que alternam tempos e histórias mescladas. São raros os livos nesse formato que eu consigo me prender. Esse definitivamente não foi um deles, não só por isso mas também por ser uma narrativa um pouco chata. Lógico que eu entendo que o que eu não gosto, talvez você possa gostar. Então se você leu até aqui e gostou do que eu disse e inclusive do que eu critiquei acho legal você dar um chance para livro, afinal, ele não é best-seller por acaso. 


2 comentários

  1. Oii, Carol!
    Comecei a ler sua resenha e me sentir muito animada com esse livro, com uma vontade grande de ler porque a história em si me agradou muito, mas conforme fui avançando comecei a murchar as expectativas hahaha ultimamente estou abandonando os livros muito frequentemente, então pegar um livro com essas características e grandes chances de ser abandonado... não é pra mim, pelo menos não agora /: Quem sabe eu não tento mais tarde, já que gostei da premissa da história...
    Beijoss, adorei sua resenha!
    Vida em Marte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poooooxa, desculpa! ahuaha Mas eu sei EXATAMENTE o que você ta passando, abandonei muitos livros em 2016, inclusive esse. Essa foi a segunda tentativa de leitura.
      Mas é aquilo que eu digo sempre, as vezes minha opinião é diferente da sua. Espero que vc passe por essa fase e volte a ler, e também que você leia e goste desse livro :) Beijos

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)