[Resenha] - O ceifador - Neal Shusterman


ISBN-13: 9788555340352

ISBN-10: 8555340357
Ano: 2017 / Páginas: 448
Idioma: português 
Editora: Seguinte


No futuro a humanidade aprendeu a vencer tudo, a dor, a fome, a doença e a morte. Ninguém mais precisa sofrer de uma doença incurável, elas simplesmente não atingem o corpo humano. Não existe velhice e o corpo nunca para de trabalhar. Não existe crime porque a Nimbo-Cúmulo cuida para que tudo seja visto o tempo todo. 
A Nimbo-Cúmulo é uma consciência infinita que armazena todas as informações existentes e de acordo com tudo o que vê consegue estimar o futuro. Quando o mundo percebeu que era mais eficiente ser governado por uma maquina do que por humanos atingiram a perfeição. 

Porém com o alto número de nascimentos e nenhuma morte, os humanos perceberam que era preciso fazer uma seleção de quem seria imortal e quem teria que morrer. Para isso foi criada a Ceifa. A Ceifa é a unica entidade que existe nesse novo mundo que não sofre interferência da Nimbo-Cumulo.

"Agora, pela primeira vez na história, a lei não era mais uma sombra da justiça, mas era a justiça. A Nimbo-Cúmulo nos proporcionou um mundo perfeito. A utopia com que nossos ancestrais sonhavam é a nossa realidade. Quando se decidiu que as pessoas precisavam morrer para conter a onda de crescimento populacional, também se decidiu que isso deveria ser responsabilidade dos humanos. O conserto de pontes e o planejamento urbano poderia ser entregue à Nimbo-Cúmulo, mas tirar uma vida era um ato de consciência e senso moral. Como não se podia comprovar que a Nimbo-Cúmulo tinha nenhum dos dois, nasceu a Ceifa. Não lamento essa decisão, mas sempre me pergunto se a Nimbo-Cúmulo teria feito um trabalho melhor." -  Do diário de coleta da ceifadora Curie.


Rowan e Citra são escolhidos pelo Ceifador Faraday para serem aprendizes de Ceifador, ao longo de um ano eles fariam todo tipo de treinamento para serem bons na arte de "coletar" pessoas e ao fim desse ano um deles seria escolhido e o outro poderia retornar a vida normal. 
Logo eles descobrem que Faraday segue a risca os mandamentos dos Ceifadores e ao contrario do que muitos imaginam, ele sofre por ter que matar pessoas. E é justamente isso que faz dele um bom Ceifador. 

Eles logo conhecem um grupo de Ceifadores que estão tentando revolucionar a Ceifa, mostrando que coletar pode ser prazeroso e que não há mal nisso. Citra e Rowan não demoram pra perceber que a Ceifa vive em cima de pilares que podem desabar a qualquer minuto, pois não importa o que aconteça, o ser humano é capaz de destruir tudo o que ele coloca a mão.

O Ceifador é o primeiro livro de uma coleção, não sei exatamente quantos livros serão, pesquisei em sites internacionais mas ainda não há informações sobre isso. O livro tem cenas bem fortes, por que descreve muitas das coletas que os Ceifadores têm que fazer e nem sempre elas são agradáveis ou justas. Mas eu achei extremamente interessante a forma como o autor aborda esse novo mundo. 
Achei fantástico nessa distopia que ela não se parece com as outras. Não há elementos semelhantes e nem romances no plano de fundo. Mesmo com muitas histórias distópicas surgindo, essa conseguiu inovar e chamar atenção de uma maneira rara hoje em dia. 
A narrativa é intensa, te prende do começo ao fim. E o final é surpreendente. Achei muito bom o fato de o livro ter um final próprio, não dependendo de continuações para que encerremos a história.
Estou muito curiosa para saber o que mais o autor pensa sobre esse mundo que ele criou, mostrando que mesmo num mundo perfeito e sem dores, os humanos são capazes de inventar novos jeitos de machucar uns aos outros.


COMPRE O CEIFADOR DE NEAL SHUSTERMAN:
Saraiva: http://compre.vc/v2/145ac4ae160
Submarino: http://compre.vc/v2/1455628eca2
Amazon: http://amzn.to/2rVY4Mg

8 comentários

  1. Oi, Carol!
    Eu comprei esse livro na Amazon week e estou louquíssima pra ler logo! Sua resenha me deixou ainda mais animada :D
    Beijosss
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Noooossa, ele é fantástico!! Me conte depois o que achou!

      Excluir
  2. Oi, Carol. Uma adolescente de 12 anos pode ler este livro? Qual a classificação dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Polly, livros não tem classificação ne, o que é uma pena. Mas, eu não sei se é uma boa ideia não, tem cenas de assassinato, e são bem descritos. Não tem certeza se ela levaria numa boa.

      Excluir
  3. Oi Carol, apenas uma correção. Para ser um mundo pós-apocalíptico, a humanidade em si precisa sucumbir a alguma forma de colapso social. No caso de O Ceifador a humanidade apenas evoluiu mesmo ♥

    Adorei o vídeo, e este livro é mara! Beijos Joi Cardoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huuuummmmm, meu cérebro ta explodindo aqui! ahahaha Eu realmente não lembrava desse detalhe do livro, agora não sei se eu não sabia disso ou se eu achei que havia sido um pós guerra. ahahah Mas obrigada pelo esclarecimento!! :) Acho que vou ter que ler de novo quando sair a sequencia ahahaha

      Excluir
    2. Pelo jeito eu não sabia mesmo, porque escrevi que a humanidade aprendeu a vencer tudo. E não falo de guerra nenhuma!!!
      Interessante isso! ahhah

      Excluir
  4. ♥ Imagina! A gente lê tanta coisa que as vezes a cabeça "tilta" mesmo!
    Adoro o teu cantinho Carol! Beijos

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)