[Resenha] - A Rainha de Tearling #1 - Erika Johansen

TĂ­tulo original : The Queen of the Tearling
Editora : Companhia das Letras

Selo : Suma de Letras
GĂȘnero : Jovem Adulto / Fantasia / Distopia
Lançamento : Fevereiro de 2017
NĂșmero de PĂĄginas : 352
Tradução : Cåssio de Arantes Leite
ISBN : 9788556510280


foto de arquivo pessoal
OlĂĄ galera! Como vocĂȘs estĂŁo? Saudades de trazer resenhas para vocĂȘs! Passei um tempinho sem escrever por aqui, mas espero que agora eu volte com tudo! Bem, hoje trago entĂŁo a resenha desse livro, o qual vocĂȘs jĂĄ podem ter ouvido a respeito. "A Rainha de Tearling", tem uma premissa muito instigante. Em um futuro pĂłs - apocalĂ­ptico, temos dois reinos principais : o Tearling (maior em extensĂŁo territorial), uma monarquia que se caracteriza por ser regida pela mesma famĂ­lia, principalmente mulheres; Mortmesne (rival histĂłrico do Tearling), um reino que era governado por regentes bondosos, mas que foi tomado por uma feiticeira poderosa, que se autointitulou a Rainha Vermelha. O Tearling se caracteriza por ser um reino que preza muito por sua histĂłria, a preservando de uma forma muito dedicada. Todas as rainhas do Tearling tem uma caracterĂ­stica em comum, alĂ©m de ser da mesma famĂ­lia : todas sĂł governam se estiverem em posse da Safira Tear, uma jĂłia, transformada em colar, poderosĂ­ssima magicamente, que se relaciona com sua possuidora como uma "conselheira telepĂĄtica". Contudo o reino vive oprimido pela Rainha Vermelha, que o invadiu uma vez no passado, e para que deixasse o reino, a Rainha Elissa firmou um acordo que subjuga os prĂłprios cidadĂŁos. Entretanto a Rainha Elissa vem a falecer, e deixa uma herdeira. Logo muitos passam a procurar tal herdeira para se apossar da safira Tear. Mas a Rainha foi inteligente, e deixou a filha Kelsea sob os cuidados de um casal de confiança, que deveria educar a menina para que ela, ao completar dezenove anos pudesse assumir o trono. Kelsea cresceu na floresta, e foi educada por um casal de nobres, que a ensinou muito, mas nĂŁo revelou quase nada sobre sua mĂŁe e como ela governava. No seu dĂ©cimo novo aniversĂĄrio, a Guarda da Rainha (cavalaria responsĂĄvel pela segurança pessoal da rainha), a busca no chalĂ© onde viveu para a conduzir atĂ© a Fortaleza na capital, para que ela seja coroada.

"A grande responsabilidade que herdarĂĄ, bastante problemĂĄtica no mundo das Ideias, agora parecia intransponĂ­vel. Mas claro que ela jĂĄ sabia que o caminho seria ĂĄrduo."


A viagem atĂ© a capital se mostra jĂĄ um grande desafio. O reino foi governado pelo tio de Kelsea durante os dezenove anos que ela ficou escondida. Ele Ă© conhecido por ser um grande hedonista, ou seja, que pensa apenas no seu prazer individual. Ele Ă© aliado da Rainha Vermelha, e contratou mercenĂĄrios famosos para assinar Kelsea. Durante a viagem Kelsea começa a conhecer seus guardas, e a entender a motivação de cada um em servir. SerĂĄ necessĂĄrio conquistar a confiança e lealdade deles para que ela consiga estabelecer seu reinado. Numa emboscada realizada prĂłximo a capital, Kelsea e Lazarus ( conhecido como Clava, um dos guardas) sĂŁo salvos por um famoso guerreiro, que causa muitos problemas para o governo do tio de Kelsea. Ele testa Kelsea de vĂĄrias formas, alegando que o reino precisa de uma verdadeira rainha, e a deixa partir. Ao chegar a capital, ela conhece a opressĂŁo que o povo enfrenta. Conhece o terrĂ­vel acordo com Mortmesne, e o governo nojento que seu tio emprega. Tomada por indignação, ela assume o trono (mesmo que alguns atentados a sua vida sejam realizados!) e começa uma revolução total. Logo o povo a aclama como uma verdadeira lĂ­der, contudo seus atos terĂŁo consequĂȘncias graves. A guerra contra Mortmesne Ă© inevitĂĄvel. Como se jĂĄ nĂŁo bastasse ela enfrenta tambĂ©m a ameaça de nobres tear que lucravam com o acordo que existia com Mortmesne.

foto de arquivo pessoal

"Esperei muito tempo por vocĂȘ, rainha tear. Mais do que pode imaginar."

Galera o que mais gostei nesse primeiro livro (serĂĄ uma trilogia!), com certeza foram os personagens. A autora soube criar suas personalidades muito bem. Personagens cativantes, misteriosos, dedicados, inescrupulosos, tem de tudo! E a protagonista Ă© a melhor de todas. Kelsea tem suas inseguranças e dĂșvidas, mas ela age! E como age! Forte, decidida, com um senso de justiça extraordinĂĄrio, ela nĂŁo poupa palavras nem esforços em colocar em prĂĄtica aquilo que julga necessĂĄrio. Apesar disso, avalio esse livro como bom. A autora poderia ter explorado mais sobre a magia, mais sobre a Rainha Vermelha e como ela acendeu ao poder. Entendo que esse primeiro livro seja introdutĂłrio, mas para mim foi introdutĂłrio demais. Algumas cenas sĂŁo excessivas descritivas, e os diĂĄlogos sĂŁo no meu ver, um pouco forçados. Mas isso nĂŁo tira o brilho de algumas cenas memorĂĄveis! O livro tinha tudo para ser melhor, e nĂŁo foi. Mesmo assim, vale a pena acompanhar essa histĂłria. O segundo livro promete muito mais ação, com batalhas que devem ser no mĂ­nimo interessantes; ainda mais pelo ponto de vista da magia. Alguns outros personagens merecem destaque, como Clava, capitĂŁo da Guarda de Kelsea, e Penn, guarda costa pessoal de Kelsea. Espero ver a Rainha Vermelha espalhando poder e morte por onde passar. Acredito que a histĂłria evoluirĂĄ muito! 


foto de arquivo pessoal! Detalhe pro lindo colar enviado
pela editora!
Em resumo Ă© um bom livro, que tem tudo para ser excelente na sua continuação. Vale citar, que os direitos cinematogrĂĄficos jĂĄ foram adquiridos, e ninguĂ©m menos que Emma Watson interpretarĂĄ Kelsea nas telonas! E devo admitir que nĂŁo tem atriz melhor para desempenhar o papel de uma rainha forte, destemida e decidida como Kelsea! Aguardemos cenas dos prĂłximos capĂ­tulos! Abraços pessoal... 

2 comentĂĄrios

  1. Simplesmente amei tua resenha! O livro parece ser muito bom e eu jĂĄ gostei da Kelsea. Fiquei com vontade de lĂȘ-lo e jĂĄ adicionei na minha listinha de desejos :))

    beijos!
    www.estantedami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mi! Olha esse livro dividiu bastante as opiniĂ”es. Eu gostei, poderia ser melhor trabalhado? Poderia sim, mas nĂŁo Ă© de todo ruim. Acho que a histĂłria evoluĂ­ra muito. Vamos aguardar! Espero que vocĂȘ goste, a Kelsea lembra um pouco a personalidade da Lia! Beijos...

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentĂĄrio, dĂșvida ou sugestĂŁo! Volte sempre! :)