[Resenha] - The Heart of Betrayal - Mary E. Pearson

Editora : DarkSide Books
Série : As Crônicas de Amor e Ódio livro II
Gênero : Literatura norte-americana / Fantasia / Jovem Adulto
Lançamento : 31 de Outubro de 2016
Número de Páginas : 400 
Tradução : Ana Death Duarte
ISBN : 9788594540119


ESSA RESENHA PODE CONTER SPOILERS DO LIVRO ANTERIOR, "THE KISS OF DECEPTION"

E cá estou para falar de "HoB", ou "The Heart of Betrayal". É difícil falar de um livro que tanto amei, mas vamos lá! O livro se inicia exatamente onde parou "The Kiss of Deception". Lia é prisioneira de Kaden em Venda, reino que é visto por Morringhan e Dalbreck como bárbaros sanguinários. Realmente existem não bárbaros, mas guerreiros sanguinários: os Rathans. Eles são guerreiros treinados para serem exímios assassinos, escolhidos a dedo pelo temível Komizar, o líder de Venda. Contudo Lia não é a única forasteira levada, Rafe também se torna prisioneiro em Venda. E para se manter vivo, ele bola um engodo muito perigoso, mas que toca no ponto fraco do Komizar:  a ganância de poder. Pelo mesmo motivo, Lia não é morta, pois rapidamente o Komizar vê nela a possibilidade de dar ao povo vendano algo que pode os manter de acordo com seus planos terríveis: fé, esperança e fervor! Três pilares que podem fortalecer a precária sustentabilidade do reino. Não demora para Lia perceber que apesar do Komizar, os governadores das províncias e os Rathans, o povo vendano não é bárbaro, muito pelo contrário, eles se provam o povo mais acolhedor e fervoroso que ela já conheceu. Munida do livro "A canção de Venda", Lia traduz o texto que muitos tentaram esconder. A profecia que se refere a ela e que o "dom" que ela possui se revelam a ela de forma esclarecedora.

"Às vezes, ganhar não é uma questão de conhecer as regras, mas sim de fazer com que seu oponente ache que ele as conhece melhor que você." - Lia


Existe uma palavra que resume bem o sentimento ao ler HoB: tensão. O Komizar se prova um personagem extremamente sagaz; além de um exímio estrategista cruel. Lia sofre um bocado nas mãos dele! Lógico que Kaden e Rafe ficam alarmados a todo instante. Eles não podem fazer muita coisa por ela, principalmente Rafe. Mas como Lia é uma garota que aprende rápido e tem uma fibra invejável, ela não se deixa levar pelos jogos do Komizar. Ela também é inteligente e joga como ninguém. O triângulo amoroso ainda permanece; de forma sutil, mas ele está presente. Lia fez sua escolha, e tem que lidar com as consequências dessa escolha. Os planos para fugir de Venda não demoram a ser elaborados. Lia e Rafe têm uma tarefa quase impossível! Fugir de um reino que aparentemente só tem uma entrada/saída; e com a ajuda de apenas 4 soldados de Dalbreck que se infiltraram no meio do povo vendano. Entretanto Lia precisa desesperadamente fugir, afinal ela precisa expor os planos do Komizar aos outros reinos, expor os traidores do seu próprio reino e assim salvar tudo o que ela conhece; pois a sede de poder do Komizar quer tudo para si. 

"Sempre há mais coisas que podem ser tomadas." - Komizar


O livro continua sendo narrado em terceira pessoa, mas dessa vez além dos pontos de vista de Lia, Kaden e Rafe; temos também alguns capítulos narrados pelo ponto de vista de Pauline. Mary E. Pearson me conquistou, Lia me conquistou! O aprendizado que essa trilogia traz (sim já acabei o terceiro livro, logo trago resenha! rsrs), é inestimável! O amadurecimento da Lia, a bondade de Kaden (mesmo que esse tenha sofrido como nenhum outro sofreu!), o caráter de Rafe! Lia é um farol que pode servir de guia para muitas gerações de leitores! A forma com que ela enfrenta os desafios é admirável. Posso elogiar ela aqui por muito tempo! Gostei muito mais desse livro se comparado ao primeiro. Temos a dimensão de todos os reinos, como a política funciona em cada um deles, como o "dom" e a fé são tratados em cada um deles. E esse segundo livro acaba de forma mais desesperadora que o primeiro! Se no fim de KoD ficamos apreensivos, no fim de HoB ficamos com o coração na mão! Se você leu o primeiro livro e não gostou, dê uma segunda chance e leia esse segundo! Assim você vai conhecer tudo o que envolve essa linda história! Obviamente como podem ver pelas fotos, o capricho da DarkSide na encadernação continua sendo uma obra para se admirar sem se cansar! Rsrsrs... Até a próxima pessoal! 

“Minhas memórias sagradas começaram na forma de elocuções, uma melodia sem palavras que acompanhava a música da cítara, cada nota emitindo as batidas da criação, girando em minha barriga, uma canção que não pertencia a qualquer reino e a qualquer homem, apenas a mim mesma a aos céus. E então as palavras vieram, um reconhecimento de sacrifícios e da longa jornada de uma menina, e beijei dois dedos, erguendo-os aos céus, um para os perdidos e um para aqueles ainda por vir.” - Lia

7 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre está impecável! 👏👏👏👏
    Tensão é exatamente a palavra que resume esse livro! Quase tive um ataque com as cenas finais heheh

    https://livrosserieseartemania.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ellen! :)
      Então dá uma aflição, uma agonia essas cenas finais! Mas só de lembrar a coragem da Lia, dá saudade desse livro!

      Excluir
  3. Nossa! Como você encanta com as palavras. Soube descrever perfeitamente esse livro maravilhoso. Amei, amei, amei! Sua resenha é um espetáculo e representou bem nosso amor e veneração pela Lia.
    Beijo!

    www.estantedami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO OBRIGADO PELO ELOGIO! :)
      Fico feliz de saber que consegui traduzir o amor que tenho por essa série! Lia é a rainha das crushs literárias! Beijo!

      Excluir
  4. Por falar nas cenas finais.... De repente percebi que estava prendendo a respiração! Hahaha que tensão do caramba. A qualquer momento parece que ia dar tudo errado. Não achei que Rafe sairia vivo de lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale, a todo instante eu pensava em mil possibilidades de dar tudo errado! Foi um bom teste pro coração! Hahahahahaha

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)