Como chegar ao número real de visitantes do seu blog?

Recentemente percebi que cai no conto das visualizações do blogger. Estava feliz da vida com meus quase 100 mil acessos por mês e quando fui olhar no Analytics vi que não era exatamente isso! Percebi então que eu deveria entender melhor as estatísticas no meu blog para saber como faze-lo continuar crescendo.
Disso surgiu essa postagem. É importante que você saiba que mesmo as estatísticas do Analytics ainda precisam de uma pequena filtrada antes de se tornar relevante pra você. Mostrarei como:

1) Visitantes reais. 

Primeiro de tudo você deverá acessar seu painel do Google Analytics para ver a quantidade de visitantes que seu blog tem. Para isso, acesse Relatório --> público --> visão geral. 



Percebam que selecionei todo o período de atividade do blog, porém como mostra o gráfico eu só comecei a utilizar o Google Analytics no inicio de 2015.
Dessa forma, as mais de 3 milhões de visualizações que apareciam no blogger se reduziram para 1.198.168 milhões. Uma queda de mais de 50%. 

E não para por ai, através dessa tela podemos ver a quantidade de sessões abertas por cada usuário, taxa de rejeição (% de usuário que entrou em apenas uma página do seu blog e saiu) entre outras coisas.

Mas não pense que esse número é completamente real. Existe um outro número importante relacionado ao tempo de duração de cada sessão, que é o tempo que cada usuário fica em uma página do seu blog. Percebam que minha media é 2 minutos e 3 segundos. 

Para uma visão mais detalhada disso, iremos em outro lugar: 
Público --> Comportamente --> Engajamento --> 


Percebam que usei as mesmas datas para podermos comparar. Dos mais de 1 milhão de acessos 50% duraram menos de 10 segundos, o que pra mim mostra que a postagem não foi realmente lida, afinal não tem como ler um texto em menos de 10 segundos. Então mais de 500 mil visitas do blog não foram exatamente relevantes, não agregaram um conteúdo para o leitor. 

Agora você me pergunta: Mas por que você está mostrando isso? A primeira coisa que você deve fazer ao ter um blog é entender como ele funciona em cada detalhe. Eu investi em layout, domínio entre outras coisas e agora estou tentando entender melhor como o trafego dele está para tentar melhorar cada vez mais. E acho que isso é importante se você quer ter um blog de qualidade e relevante para o público. Por isso fiz essa postagem para ajudar outros blogueiros a entender melhor suas próprias estatísticas. Espero que tenha ajudado, qualquer dúvida comenta que eu tento ajudar. 

6 comentários

  1. oi Carol
    gostei demais do seu post, como disse sou uma negação e odeio o analytics. porém quero como vc, conhecer mais a fundo esses números. apesar de ter meu blog desde 2008, só de uns 5 anos pra cá é que comecei a realmente me preocupar e me interessar por esses assuntos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Eu também não tava ligada. Mas é importante a gente se dedicar a isso, acho que dai podemos começar a entender o que fazer pra aumentar os números com qualidade!!

      Excluir
  2. Olá, você me ajudou bastante, venho tendo muitas dificuldades no Analytics, pois não compreendo bem seus dados, mas estou mexendo bastante e vou fazer uma análise de acordo com o que você disse.

    Blog Vinte Primaveras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Camila!! Fico feliz. A Analytics é muito complicado mesmo né!! Se eu aprender mais algo eu posto aqui! :)

      Excluir
  3. Nossa que legal,eu mais que gostei,não sei muito também,sou novata com o novo blog,mais vou da uma olhadinha a mais no analytic e ver melhor o tempo que ficam na pagina,beijosss.

    http://www.taynarasilva.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma analisada sim, dá uma visão melhor de como anda as estatísticas como um todo! É uma ferramenta mais precisa que o blogger! Beijos...

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)