[Resenha] - Sorrisos Quebrados - Sofia Silva

ISBN-13: 9788558890458
ISBN-10: 8558890455
Ano: 2017 / Páginas: 232
Idioma: português 
Editora: Valentina

Sorrisos Quebrados conta a história de Paola, uma jovem de 29 anos que sofreu uma violência terrível do homem que amava e confiava. Anos depois ela tenta se recuperar dos traumas psicológicos que as agressões causaram, porém além disso, ela tem que lidar com as cicatrizes físicas. Mais da metade do seu corpo está desfigurado e com marcar profundas, que fazem as pessoas se chocarem, se afastarem e comentarem. 

"― Eu acredito que sou um quadro abandonado por alguém que nunca desejou ser pintor. Alguém me pegou quando eu era uma tela branca e, em vez de me pintar com a suavidade dos pincéis, me feriu com o lado pontiagudo. Perfurou vezes sem conta até eu ter um buraco grande em vez de uma obra de arte."

Para evitar isso, Paola decidiu viver numa clinica, onde tem seu tempo para pintura, ajudar outras pessoas e ser ela mesma, sem os julgamentos externos. 
É nesse clinica que ela conhece a Sol, uma menininha de 4 anos que também passou por muitos traumas na vida - traumas que ainda não sabemos qual é - que fazem ela se fechar para todo mundo. Sol não tem amiguinhos e só conversa com a família. Mas misteriosamente ela se encanta com Paola de tal forma que as duas criam uma relação extremamente forte. 


Andre é o pai de Sol, ele também tem os traumas dele, a maioria ligados a filha e tenta manter ela o mais segura possível. O primeiro contato dele com Paola não é legal e ela simplesmente morre de medo dele, por ser homem, forte, musculoso. Porém os dois precisam aprender a conviver porque Sol precisa daquela relação com Paola, e ela, por mais que demore a admitir também precisa da relação com a criança. 

E é nesse meio entre descobertas e relacionamentos que Paola e Andre ficam cada vez mais próximos, porém nenhum deles consegue se abrir para uma relação amorosa. O livro deixa bem claro que os traumas vividos por eles modificaram quem eles eram e os "quebraram" por dentro, deixando uma marca talvez impossível de consertar.

"― A verdade reluz, mas durante o dia seu brilho não é forte o suficiente para fazer as pessoas olharem para ela. É na penumbra que a verdade é soberana. E mesmo quem não quer ver é obrigado, pois é a única que brilha."

Sorrisos Quebrados é um livro extremamente poético, seus diálogos parecem ensaiados e perfeitos. Confesso que nunca havia lido um livro assim, e demorei alguns capítulos para entender a premissa do livro. Mas depois que a leitura engatou eu pude me deliciar com a história, que embora seja muito forte e pesada foi escrita com uma narrativa leve e doce. É daqueles livros que lemos rápido, não percebemos e quando vemos já esta no fim. 

Devo dedicar um pouco dessa resenha para falar da capa do livro, ela é simplesmente fantástica. Desde a primeira vez que vi, lá na Bienal do Rio, eu fiquei apaixonada e toda vez que eu vejo eu acho ela mais linda ainda. O jogo de cores nos cabelos e no título misturado com aquele fundo branco ficou incrível. A Valentina me conquistou demais nesse capa. E pra completar, se eu já amava a capa antes de ler o livro agora então que eu vi o quanto faz sentido ela se tornou, sem dúvidas, minha favorita. 

Nenhum comentário

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)

© Blog Leitura Virtual - Por Carol Mariotti - Todos os direitos reservado. Cópia proibida. Tecnologia do Blogger.