[Crítica] - O Doutrinador - O anti-herói brasileiro

"O Doutrinador" é um anti-herói de histórias em quadrinhos de mesmo nome escritas e desenhadas por Luciano Cunha. Esse personagem foi criado no ano de 2008 e somente em 2010 o autor decidiu mandar o seu projeto para 14 editoras, 11 delas responderam de volta dizendo que gostaram muito do projeto, porém elas foram aconselhadas a não publicar essa HQ por tratar de assuntos muito polêmicos no Brasil, como a corrupção. O Doutrinador ficou engavetado, até que em 2003, o Luciano decidiu repaginar o personagem, deixando ele com um estilo muito mais sério e sombrio, adicionando um capuz e uma máscara de gás para que ele não fosse reconhecido (destaque para os olhos vermelhos da máscara que ascendem). Desde então, começaram as manifestações de diversas editoras querendo publicar o quadrinho do novo anti-herói.

Resultado de imagem para doutrinador

O personagem teve que sofrer algumas alterações na sua história de origem que na minha opinião, foram muito positivas, pois na HQ o personagem aparece em locais reais e agora o filme se passa na cidade fictícia chamada Santa Cruz. Nos quadrinhos, o Doutrinador não teve sua identidade revelada até então, nós sabíamos que ele era um ex-agente especial do governo perito em armas que estava aposentado, ele ainda possuía suas armas, o uniforme e sua incrível experiência em combate.

No filme, o anti-herói é Miguel (Kiko Pissolato), um  jovem agente federal da "D.A.E." (Divisão Armada Especial) que como muitos brasileiros, estava cansado da corrupção que o país vinha sofrendo. O governador Sandro Corrêa (Eduardo Moscovis) estava desviando muito dinheiro de verba às custas dos trabalhadores de Santa Cruz. O governador já havia recebido vários mandados de prisão, mas ele sempre conseguia escapar por meios ilegais. Após Sandro conseguir escapar mais uma vez da justiça, ele decide se candidatar a presidência da república, isso foi a gota d'água para Miguel. Em uma manifestação contra o novo candidato, Miguel enxerga uma oportunidade de fazer justiça com as próprias mãos. No meio da manifestação, ele pega uma máscara de gás e invade o local, lutando contra os seguranças e os soldados até que ele consegue chegar até Sandro e o mata sem piedade.

Resultado de imagem para doutrinadorA partir disso, Miguel decide se tornar um vigilante, vestindo um uniforme preto com um capuz e uma máscara de gás, assim, ele começa a caçar cada político, empresário ou empreiteiro corrupto de Santa Cruz. Não demorou muito para ele chamar a atenção da mídia e ser intitulado de "O Doutrinador", o homem que estava dando o seu grito de "BASTA !!!" e limpando o país da corrupção.


Nós somos apresentados à personagem Nina (Tainá Medina) que também estava na manifestação. Ela é uma das Hackers mais procuradas do país e ela começa a auxiliar o Doutrinador, assim como a Oráculo ajuda o Batman. Particularmente foi a personagem que eu mais gostei, mas achei que faltou um encerramento melhor para ela no final da história, pois ainda temos coisas a serem resolvidas, mas talvez isso pode acontecer em uma futura sequência do longa.

Eu achei essa temática excelente para o filme de um anti-herói brasileiro e acredito que esse possa ser apenas o começo da saga do Doutrinador, pois é um personagem que pode ser ainda mais explorado. O Doutrinador já chegou a ser chamado de "O Juticeiro Brasileiro" e "O Cavaleiro das Trevas Tupiniquim", é quase impossível não exergar certa semelhança entre eles, tanto na história, quanto no visual. O filme conta com ótimas cenas de ação e uma trilha sonora que combinou perfeitamente com as mesmas, confesso que eu não esperava tanto. Tivemos bons personagens coadjuvantes, inclusive, eu gostaria muito de ver o personagem Edu (Samuel de Assis) virando um tipo de parceiro do Doutrinador no futuro, não necessariamente um "Robin", mas talvez um personagem com uma relação parecida com a do Máquina de Combate e o Homem de Ferro.

Portanto, eu me surpreendi assistindo o Doutrinador e espero que ele ganhe uma continuação, inclusive, o filme possui uma cena pós créditos (no melhor estilo Marvel) que dá indícios de uma futura sequência ou uma série do personagem para 2019. 

Confira abaixo o trailer de "O Doutrinador" !!!

Nenhum comentário

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)