[Crítica] - O Doutrinador - O anti-herói brasileiro
2 de novembro de 2018
"O Doutrinador" é um anti-herói de histórias em quadrinhos de mesmo nome escritas e desenhadas por Luciano Cunha. Esse personagem foi criado no ano de 2008 e somente em 2010 o autor decidiu mandar o seu projeto para 14 editoras, 11 delas responderam de volta dizendo que gostaram muito do projeto, porém elas foram aconselhadas a não publicar essa HQ por tratar de assuntos muito polêmicos no Brasil, como a corrupção. O Doutrinador ficou engavetado, até que em 2003, o Luciano decidiu repaginar o personagem, deixando ele com um estilo muito mais sério e sombrio, adicionando um capuz e uma máscara de gás para que ele não fosse reconhecido (destaque para os olhos vermelhos da máscara que ascendem). Desde então, começaram as manifestações de diversas editoras querendo publicar o quadrinho do novo anti-herói.
O personagem teve que sofrer algumas alterações na sua história de origem que na minha opinião, foram muito positivas, pois na HQ o personagem aparece em locais reais e agora o filme se passa na cidade fictícia chamada Santa Cruz. Nos quadrinhos, o Doutrinador não teve sua identidade revelada até então, nós sabíamos que ele era um ex-agente especial do governo perito em armas que estava aposentado, ele ainda possuía suas armas, o uniforme e sua incrível experiência em combate.
No filme, o anti-herói é Miguel (Kiko Pissolato), um jovem agente federal da "D.A.E." (Divisão Armada Especial) que como muitos brasileiros, estava cansado da corrupção que o país vinha sofrendo. O governador Sandro Corrêa (Eduardo Moscovis) estava desviando muito dinheiro de verba às custas dos trabalhadores de Santa Cruz. O governador já havia recebido vários mandados de prisão, mas ele sempre conseguia escapar por meios ilegais. Após Sandro conseguir escapar mais uma vez da justiça, ele decide se candidatar a presidência da república, isso foi a gota d'água para Miguel. Em uma manifestação contra o novo candidato, Miguel enxerga uma oportunidade de fazer justiça com as próprias mãos. No meio da manifestação, ele pega uma máscara de gás e invade o local, lutando contra os seguranças e os soldados até que ele consegue chegar até Sandro e o mata sem piedade.
A partir disso, Miguel decide se tornar um vigilante, vestindo um uniforme preto com um capuz e uma máscara de gás, assim, ele começa a caçar cada político, empresário ou empreiteiro corrupto de Santa Cruz. Não demorou muito para ele chamar a atenção da mídia e ser intitulado de "O Doutrinador", o homem que estava dando o seu grito de "BASTA !!!" e limpando o país da corrupção.
Nós somos apresentados à personagem Nina (Tainá Medina) que também estava na manifestação. Ela é uma das Hackers mais procuradas do país e ela começa a auxiliar o Doutrinador, assim como a Oráculo ajuda o Batman. Particularmente foi a personagem que eu mais gostei, mas achei que faltou um encerramento melhor para ela no final da história, pois ainda temos coisas a serem resolvidas, mas talvez isso pode acontecer em uma futura sequência do longa.
Eu achei essa temática excelente para o filme de um anti-herói brasileiro e acredito que esse possa ser apenas o começo da saga do Doutrinador, pois é um personagem que pode ser ainda mais explorado. O Doutrinador já chegou a ser chamado de "O Juticeiro Brasileiro" e "O Cavaleiro das Trevas Tupiniquim", é quase impossível não exergar certa semelhança entre eles, tanto na história, quanto no visual. O filme conta com ótimas cenas de ação e uma trilha sonora que combinou perfeitamente com as mesmas, confesso que eu não esperava tanto. Tivemos bons personagens coadjuvantes, inclusive, eu gostaria muito de ver o personagem Edu (Samuel de Assis) virando um tipo de parceiro do Doutrinador no futuro, não necessariamente um "Robin", mas talvez um personagem com uma relação parecida com a do Máquina de Combate e o Homem de Ferro.
Portanto, eu me surpreendi assistindo o Doutrinador e espero que ele ganhe uma continuação, inclusive, o filme possui uma cena pós créditos (no melhor estilo Marvel) que dá indícios de uma futura sequência ou uma série do personagem para 2019.
9FFF14F67A
ResponderExcluirkiralık hacker
hacker arıyorum
kiralık hacker
hacker arıyorum
belek