[Resenha] - Pax - Sara PennyPacker


ISBN-13: 9788551000229
ISBN-10: 8551000225
Ano: 2016 / Páginas: 288
Idioma: português 
Editora: Intrínseca


Pax é uma raposa, a raposa de Peter. Eles são amigos há anos, desde que Peter encontrou a mãe de Pax morta na rodovia. Pax foi salva por Peter, a única de sua ninhada.
Mas agora a guerra está se aproximando, e o pai de Peter que não quer mais cuidar da raposa resolve que é hora de devolvê-la a floresta. Exatamente no mesmo lugar que ela foi encontrada.

Peter é um menino de 12 anos que não entende porque teve que deixar sua raposa pra trás. A culpa e saudade o estão consumindo. Ele não aguenta mais esperar a guerra acabar ele precisa encontrar Pax agora, viva ou morta.

A jornada de Peter se inicia a 500 quilômetros de distancia de onde está Pax, na casa do seu avô, um lugar a salvo da guerra que se aproxima. O que Peter não sabe é que Pax está exatamente no local onde os homens estão marchando para atacar. A única coisa que ele sabe é que precisa voltar, encontrar sua raposa e pedir desculpas por tê-la abandonado. 

Só que não é simples pra um menino de 12 anos atravessar o país em guerra. Logo Peter se machuca feio e a ideia de ir atrás de Pax parece mais distante ainda. É nesse momento que ele conhece Vola, uma moça solitária que gosta de viver sozinha e isolada num lugar onde ela sabe que ninguém vai encontrar, mas Peter machucado encontra e pede a sua ajuda pra conseguir, mesmo machucado, ir atrás de Pax. 

"- Uma raposa domesticada solta na natureza? Você sabe que ela pode já ter morrido, não sabe?- Sei - respondeu Peter - E seria culpa minha. Se minha raposa tiver morrido, preciso leva-la para casa e enterrá-la. Tenho que encontrar minha raposa de qualquer jeito e levá-la para casa. p. 94"

Enquanto Peter luta pra conseguir se locomover Pax está no meio da floresta sozinha e com fome. É quando ela conhece outras raposas mas ninguém confia em Pax, porque ela cheira a humanos e humanos são perigosos e trazem guerra. Com o tempo Pax começa a conhecer seu lado selvagem e aprender a viver na floresta, exatamente como as outras raposas, e cria laços afetivos com elas. 

Peter é um personagem incrível, ele é sensível e inocente como poucas crianças ainda são. Ter deixado sua raposa pra trás o modificou, e ele pode entender os efeitos que uma guerra trazem mesmo não participando diretamente dela.
Pax é a coisa mais linda de livro, e a sensibilidade da autora Sara Pennypacker é outra maravilha desse livro. Nos capítulos que ela narra a nova vida de Pax você consegue sentir cada detalhe do que está acontecendo e consegue identificar os medos e inseguranças da nova raposa selvagem.


O livro é uma incrível jornada de autoconhecimento de uma menino e sua raposa, que mesmo separados, fazer de tudo para se encontrarem no meio da guerra, da fome e dos desencontros da vida. Pax é, sem duvidas, aquele livro que vai te arrancar lagrimas de felicidade, amor, tristeza e um pouco de esperança. É livro pra adulto, criança, meninos e meninas e mostra a força do amor, que mesmo distante pode mover montanhas. 

VEJA A RESENHA EM VÍDEO:

Nenhum comentário

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)