[Resenha] - Luzes de Setembro - Carlos Ruiz Zafón

Luzes de Setembro é o último livro de uma trilogia infanto-juvenil que Carlos Ruiz Zafón escreveu. Embora não existe conexão entre as histórias, consideramos esse o último livro por ter sido lançado por último. Sua cronologia, porém, mostra que os acontecimentos de Luzes de Setembro vieram antes de O Principe da Névoa. 

Outro ponto interessante antes de iniciar a resenha é apontar que Luzes de Setembro e O Príncipe da Névoa tem elementos extremanente parecidos: O litoral, o farol, pesca maritima e isso se da porque o próprio autor estava descontente com o desenvolvimento de O Príncipe da Névoa e por isso quis consertar algumas coisas em uma nova trama. 

“Escrevi As Luzes de Setembro em Los Angeles, entre 1994 e 1995, com a intenção de solucionar alguns elementos que não havia res
olvido do jeito que gostaria em O Príncipe da Névoa. ” p. 07

Simone Sauvelle e seus dois filhos, Irene e Dorian moravam em Paris. Quando Simone ficou viúva viu o acúmulo de dívidas destruir o patrôminio da família. A oportunidade de mudar de vida aparece quando ela é convidada a trabalhar como Governanta em Cravenmoore (uma pequena cidade no litoral da Normandia), na casa de Lazarus Jann um grande fabricante de brinquedos. Com a nova vida a família se recupera e tudo parece perfeitamente normal, Dorian é uma menino curioso e logo se encanta pela coleção de bonecos de Lazarus. Irene se apaixona por Ismael, e é através dele que descobrimos a misteriosa lenda local, As luzes de Setembro e a presença de uma mulher desconhecida na Ilha do Farol. 

Estava tudo correndo muito bem, até que a prima de Ismael, Hanna é assassinada. Ismael e Irene começam a investigar e nesse momentos os mistérios guardados há anos são revelados. A cidadezinha de Cravenmoore tem segredos obscuros e o passado do patrão de Simone juntamente com o misterio das Luzes de Setembro vem a tona em uma narrativa eletrizante. Conectando Luzes de Setembro aos outros livros da trilogia percebemos mais uma vez a presença da Névoa, do sobrenatural, os espiritos e a narrativa obscura de Zafón. 

Embora o livro seja curto e não tenha muito espaço para grandes descrições e explicações sobre os personagens temos uma narrativa eletrizante, o que é uma caracteristica do autor. É o tipo de livro que lemos em uma tarde e isso não é normal nos livros do Zafón, que nos pede sempre uma atenção e tempo maiores. Os livros dessa trilogia podem ser lidos em qualquer ordem, e você pode escolher não ler qualquer um deles porque a trama é única e não interfere no entendimento dos outros livros. 

ISBN-13: 9788581051925
ISBN-10: 8581051928
Ano: 2013 / Páginas: 232
Idioma: português
Editora: Suma de Letras

Compre com desconto usando os cupons abaixo: 

Americanas: https://www.cupomvalido.com.br/desconto/americanas/
Submarino: https://www.cupomvalido.com.br/desconto/submarino/
Livraria Cultura: https://www.cupomvalido.com.br/desconto/livraria-cultura/
Livraria da Folha: https://www.cupomvalido.com.br/desconto/livraria-da-folha/



Nenhum comentário

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)