COISAS SOBRE HARRY POTTER que você só descobre lendo os livros - parte I

 Nem todo fã da saga Harry Potter conheceu essa história através dos livros. Afinal é compreensível que aqueles que não gostam de ler tenham partido direto para as telas a fim de acompanhar as aventuras de Harry, Rony e Hermione. Mas, tão indiscutível quanto os gostos de cada um dos fãs, é o fato de que as adaptações cinematográficas não mostram muitas coisas que deixam essa história ainda mais sensacional e que só quem leu os livros tem esse gostinho de saber. Sejam acontecimentos importantes para o desenrolar da saga, sejam apenas mera curiosidade, se você está pensando em ler os livros para expandir ainda mais seus conhecimentos e seu amor por Harry Potter, eu te convido a ler esse post, na tentativa de despertar em você ainda mais vontade de correr para a livraria e adquirir seus exemplares!

E, antes de mais nada, cabe a mim atualizar vocês, que esse post contém alguns spoilers dos três primeiros livros da série. E eu digo isso porque irei falar e comentar sobre pontos que só estão presentes nos livros de "A Pedra Filosofal", "A Câmara Secreta" e "O Prisioneiro de Azkaban".




COISAS QUE SÓ QUEM LEU OS LIVROS SABE SOBRE HARRY POTTER


I - DE QUEM ERA A MOTO QUE O HAGRID USOU PARA LEVAR O HARRY ATÉ A RUA DOS ALFENEIROS?

A cena de abertura do primeiro filme é icônica, onde o pequeno Harry ainda bebê é deixado por Dumbledore na porta da casa dos tios, junto à uma carta explicando tudo o que acontecera aos seus pais e porque Valter e Petúnia deveriam cuidar do sobrinho até a maioridade. O que as pessoas que acompanharam a série só pelos filmes nunca imaginaram é apenas um detalhe, mas a moto que Hagrid usou para levar Harry até a Rua dos Alfeneiros era de ninguém mais, ninguém menos, do que Sirius Black. Ele emprestou sua moto à Hagrid antes de ser levado para Azkaban pelo crime que nunca cometeu. Sirius sendo um dos melhores personagens desde quando a gente nem sequer sabia que ele seria tão importante! Para mim, na época, foi apenas um nome que passou despercebido, até eu voltar a ler "A Pedra Filosofal" depois de muito tempo e me deparar com essa frase. 


II - PIRRAÇA, O POLTERGEIST

Se você cresceu jogando os joguinhos de computador de Harry Potter, deve se lembrar das fases em que ele precisava enfrentar Pirraça (eu pelo menos, nunca me esqueci disso). Acontece quew esse personagem já veio dos livros e infelizmente nunca foi levado às telas. Pirraça é o Poltergeist de Hogwarts, que adora implicar com tudo e todos, aprontando as mais altas traquinagens com os alunos e demais fantasmas, respeitando somente Dumbledore e O Barão Sangrento (fantasma da casa Sonserina). Pirraça é mais mencionado nos três primeiros livros, mas eu queria muito tê-lo visto nos filmes, seria muito divertido ver como ele teria ficado se fosse adaptado também.


III -  OS OUTROS DESAFIOS QUE PROTEGIAM A PEDRA FILOSOFAL (e por que a Hermione ganhou cinquenta pontos pelo uso da lógica)

No primeiro filme da série, vemos Harry, Rony e Hermione passando por alguns desafios para chegar até a Pedra Filosofal, mas dois deles não foram mostrados na adaptação. Logo após vencerem a partida de xadrez, Harry e Hermione passam primeiro por uma sala onde, supostamente, eles teriam que lutar contra um trasgo (mas que já havia sido abatido por Quirrell). Em seguida, eles se veem presos em uma sala onde a única saída é resolver um desafio de lógica envolvendo poções. E foi por causa dessa cena, que infelizmente não foi colocada no filme, que a Hermione recebeu os cinquenta pontos dela no final. Quem assistiu só o filme pensa que ela foi recompensada por saber qual feitiço usar conta o Visgo do Diabo, mas o motivo desses cinquenta pontos foi muito mais coerente no livro. 


IV - A CARTA DO FEITICEXPRESSO E A HISTÓRIA DE FILCH

Uma das coisas que é certa sobre Filch, o amargurado zelador de Hogwarts, é que ele odeia os alunos e se aproveita de qualquer pequeno motivo para puni-los. E, em "A Câmara Secreta", entendemos um pouco mais sobre a história dele. Pode parecer uma surpresa para muitos, mas Filch não é um bruxo. Harry descobre isso por acaso, quando o zelador o leva à sua sala e encontra ali um envelope do Feiticexpresso, um curso para aqueles que desejam aprender a fazer magia. Quando Filch percebe que Harry leu sua carta, ele se revolta, querendo ver o aluno ser punido por ter descoberto que ele é considerado um "aborto" (que, diferente dos bruxos nascidos de pais trouxas, é uma pessoa nascida de pais bruxos, mas desprovida de qualquer tipo de magia). O desgosto de Filch pelos alunos, pelo visto, vem do fato de diariamente ver muitos jovens aprendendo a desenvolver seu potencial mágico, enquanto ele mesmo nunca conseguiu. Se parar para pensar, é bem triste...


V - A FESTA DE ANIVERSÁRIO DE NICK-QUASE-SEM-CABEÇA

Também em "A Câmara Secreta", Harry, Rony e Hermione são convidados por Nick-Quase-Sem-Cabeça, para a sua festa de aniversário de morte, onde vários fantasmas do mundo todo estariam presentes. Os três ficam divididos entre ir ao banquete de Halloween da escola e comparecer ao aniversário do fantasma da Grifinória, mas como já haviam prometido, tiveram que frequentar o segundo evento, nas masmorras da escola, regado à músicas sombrias e comida podre, para a infelicidade do trio. E foi voltando dessa festa que eles encontraram Madame Nora e a primeira mensagem na parede sobre a Câmara Secreta. Bem diferente do filme, mas uma cena que seria bem legal de ser vista no cinema. 


VI - POR QUE TIAGO, SIRIUS E RABICHO ERAM ANIMAGOS

Aqui eu vou falar alguns spoilers, porque não me lembrava disso quando li "O prisioneiro de Azkaban" de novo e fiquei encantada com essa parte. Nos filmes, a gente não chega a saber que o pai do Harry, assim como seus amigos, era um animago (um bruxo capaz de se transformar em um animal). E isso é contato em uma parte do livro que tem muitas revelações incríveis, por isso vou entender se você preferir pular esse tópico para descobrir tudo isso por si mesmo lendo o livro (o que eu super indico que você faça, a não ser que realmente não esteja planejando ler Harry Potter). 

A verdade é que Tiago, Sirius e Rabicho escolheram se tornar animagos quando descobriram que Lupin se transformava em lobisomem, segredo que ele escondia dos amigos. Toda Lua Cheia, Lupin se escondia na Casa dos Gritos para se transformar ( e até era por conta disso que a casa tinha esse nome!). Ao ter seu segredo revelado, os outros três usaram de sua magia para se transformarem em animagos para assim, estarem junto do amigo nas noites de Lua Cheia, para que ele não se sentisse tão diferente, tão isolado do grupo. Eu achei isso sensacional! 


Essa foi a primeira parte desse conteúdo, e o que vocês acharam? Já conheciam algumas dessas cenas que só existem nos livros? 

Estou querendo fazer uma segunda parte quando reler os demais livros, se quiserem mais, é só deixar nos comentários! 

Nenhum comentário

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)