[Resenha] - Lore Olympus - Rachel Smythe

 

    O pensamento ocidental foi moldado, em grande parte, graças à cultura greco-romana, desde aspectos filosóficos até jurídicos. Por exemplo, nossos aspectos legais, por vezes, são absurdamente romanos. Nossa forma de construir pensamento acadêmico, intrinsecamente grega.

Esse pensamento, é claro, por ter chegado às Américas, ultrapassou as fronteiras europeias e invadiu – como os próprios europeus – todos os cantos do planeta. Assim, não é de se estranhar que a mitologia mais famosa do mundo seja a mitologia grega (já que a latina se espelha e muito na cultura grega).

Essa mitologia adentra o mundo das artes com força desde a Antiguidade, com peças de grandes tragediógrafos do período clássico, como Édipo, Medeia etc., até através das pinturas renascentistas italianas. Mesmo nos dias atuais, ela continua se apresentando em peças, em adaptações de rádio, influencia grandes nomes da arte do passado e do presente. Não só os livros, mas também no cinema e nos quadros de Museu e, é claro, nos quadrinhos também. Como acontece em Lore Olympus.

Em Lore Olympus acompanhamos Perséfone, vinda do mundo mortal para o Olimpo; e Hades, o deus do submundo que vive um relacionamento tóxico com uma ninfa chamada Minte. Os dois acabam se encontrando em uma festa dada por Zeus e graças a um empurrão maldoso de Afrodite, eles têm um tempo a sós para se conhecer. A partir daí, começamos a descobrir uma história de amor e duas pessoas cheias de problemas pessoais. 

A narrativa de Smythe traz críticas a relações tóxicas, problemas sociais e machismo estrutural em todos os seus volumes. Em cada parte do quadrinho, é possível perceber a evolução dos personagens principais e também dos coadjuvantes, o que dá uma roupagem incrível para a narrativa. Assim, a construção de enredo e a de personagens é simplesmente impecável, muito embora eu particularmente não entenda a construção da personalidade do Apolo (essa é a minha grande ressalva).


A história de Perséfones e Hades é repaginada para o século XXI, o que faz com que o mito seja bem diferente do original, bem como o cenário do Olimpo, muito moderno. Em relação ao mito, ele é um dos mitos mais conhecidos e interessantes da mitologia grega. Na história original, Hades sequestra Perséfone e acaba desencadeando diversos outros mitos graças a isso, como a existência das estações. No entanto, diferente da trama original em que Hades não se importa muito com o que Perséfone deseja, na releitura da quadrinista, Hades é simplesmente um dos personagens mais doces e incríveis de todos os tempos. Perséfone, com sua inteligência e sagacidade, não fica para trás e pode ser considerada uma das protagonistas mais interessantes em se tratando de releituras da mitologia.

Lore Olympus tem, para além de uma trama sensacional, uma arte incrível. Embora não seja completamente original (os deuses coloridos já estavam presentes em Hércules, no ano de 1997), continua tendo uma estrutura de cenário e de cores impecável. Com todas as páginas coloridas, os tons vibrantes e obscuros aparecem nos momentos certos. Assim, Lore Olympus é uma narrativa que eu recomendo muito, mas apenas para maiores de 16 anos por conta dos temas sensíveis.

 

Resenha escrita por Camille Pezzino - livro cedido em parceria com a Companhia das Letras. 

 

Um comentário

  1. RECOMENDO O LIVRO " PRINCESA DO DESEJO " SOBRE A VIDA DE UMA JOVEM BRASILEIRA E SUA HISTÓRIA. AUTOR : ANDREW PHILIP COLLINS.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)