[Resenha] - Veneno - Sarah Pinborough

 Editora: Única
Lançamento: 2013
Gênero: Ficção norte-americana / contos de fadas
Tradução: Edmundo Barreiros
Páginas: 206
ISBN: 978-85-67028-26-2

Eu poderia começar esta resenha da mesma forma que comecei todas as demais que já fiz, mas não vou fazer isso por um simples motivo: "Veneno" é mais do que o famoso clássico que conhecemos. É diferente, é único. É especial. 

Branca de Neve é filha de um rei que comanda um reino muito poderoso. Bondosa e de uma beleza perturbadora, a garota atrai os olhos de diversos pretendentes, mas nunca pensou em se casar. Ela é um espírito livre, que adora se divertir pela floresta com seus amigos anões. 

"Ela era bela, sem sombra de dúvida, mas não frágil. Tinha uma figura mais cheia e com traços suaves que sua madrasta, generosidade em forma de carne. Seu passo era confiante e a luz do sol cintilava nas gotas de água presas a sua pele como jóias." (página 100)

Seu pai não se importa com o comportamento da filha, mas Lilith, sua esposa e madrasta de Branca de Neve não consegue entender os motivos para a princesa agir daquele modo. 
Quando o rei precisa partir para uma guerra, a rainha se vê no comando de todo o reino e aproveita a chance para tentar fazer com que Branca de Neve passe a se comportar como o que ela realmente é, uma princesa.

Mas os esforços de Lilith são em vão e tudo o que ela faz parece afastar Branca de Neve e fazer o reino odiá-la cada vez mais. Quando Branca de Neve se vê obrigada a fugir de seu próprio reino, ela se esconde na pequena cabana dos anões. Até um dia em que, enganada por uma pobre senhorinha que andava pela área, a moça morde uma maçã envenenada e cai no tão famoso sono profundo, feitiço que só poderá ser desfeito pelo verdadeiro amor.

Adormecida em um caixão de vidro feito especialmente pelos anões, Branca de Neve aparenta ser a princesa que sua madrasta sempre quis que ela fosse. Ao passar pela região, um príncipe de um reino distante fica encantado com beleza de Branca de Neve e a cada dia que passa, se vê mais e mais apaixonado por aquela moça adormecida. Mas será esse príncipe desconhecido o verdadeiro amor de Branca de Neve? E será Branca de Neve a mulher que o príncipe sempre sonhou como sendo sua esposa?

Eu nunca fui muito fã da estória original da Branca de Neve. Nunca gostei muito dela e, por favor, não me perguntem o motivo, no entanto, vários pensamentos iam passando pela minha cabeça enquanto eu ia lendo. Sempre que leio contos de fadas, costumo ficar pensando no que mais há por trás da estória que nós não conhecemos.  O que aconteceria se os papéis fossem invertidos e os bonzinhos é que fossem, na verdade, os malvados da estória? E é por causa disso que esse lado dos contos de fadas em livros como esse chamam muito a minha atenção. Adoro versões diferentes dos clássicos que cresci assistindo!



"Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais?"

Geralmente, quando lemos um livro que gostamos demais, acabamos nos afeiçoando por algum personagem. Isso é normal, e desta vez eu senti certa afeição pela rainha má, ou melhor, por Lilith. Eu não a vi como uma pessoa verdadeiramente ruim em nenhum momento da estória, somente como uma pessoa que deixa seu lado invejoso aflorar de vez em quando. Eu não vi nada do que ela fez como uma prova de que fosse realmente uma vilã, até por que ela demonstra sentir-se culpada por seus atos em alguns momentos. Lilith nada mais é do que uma pessoa infeliz. Lendo o livro, consegue-se facilmente captar os sentimentos dela e entender o porquê de algumas de suas atitudes. E foi isso que me fez gostar desta personagem.

O que eu mais gosto neste tipo de livro é que as tramas se tornam mais realistas, mas sem perder o toque de magia e encanto que só os contos de fadas conseguem transmitir.
São vários os contos de fadas clássicos que estão sendo adaptados para o cinema seguindo esta mesma linha de pensamento mais realista e ainda assim, mágico. 

"Veneno" não fica atrás nesta lista. Se você que está lendo essa resenha é fã de filmes como Malévola, Encantada e de Once Upon A Time, eis aqui um livro que tem obrigação de entrar para a sua coleção! 



8 comentários

  1. Adorei a resenha! Deu até vontade de lê esse livro!

    http://keuleal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kelly. Leia, sim, se você gosta de contos de fadas, vai amar! Ele é o primeiro de uma trilogia, logo mais postarei resenha dos outros.

      Beijos

      Excluir
  2. Adorei a resenha! Deu até vontade de lê esse livro!

    http://keuleal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Kelly!
      Leia sim!!! Se você gosta dessas abordagens diferentes dos contos de fadas, vai amar!! Eu fiquei super intrigada...
      Depois nos diga o que achou!

      Beijos
      Volte sempre =)

      Excluir
  3. agora me senti culpada! eu tinha visto esse livro, mas simplesmente olhei a capa e passei reto, e comprei outro, amo livros de contos de fadas, principalmente quando são modificados, me senti intrigada e interessada nesse livros, me deu uma vontade de lê-lo. gostei da sua resenha, e acho que vou procura-lo! vai fazer parte da minha coleção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim! É muito interessante, ainda mais se você gosta dessas novas versões desses contos clássicos! E depois procure as continuações. Ainda não li, mas devem ser igualmente boas, já que seguem a mesma linha de pensamento. Logo menos, teremos resenha delas no blog também! ;)

      Bjs!!

      Excluir
  4. Eu já li a trilogia inteira e gostei muito. Apesar de ser bem longe do que realmente acontece nos contos de fadas, a trama é ótima. Recomendo!
    Beijos ;*

    P. S. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna!
      Eu ainda não li os outros dois, estão aqui esperando sua vez... rs
      Mas é justamente essa diferença entre eles e os contos de fadas que estamos acostumados que os torna interessantes! A gente acaba vendo tudo por outro lado...

      Beijos!
      Obrigada pela visita

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)