[Resenha] - Um Amor, Um Café e Nova York - Augusto Alvarenga





Editora: D'Plácido
Ano de Lançamento: 2014
Gênero: Romance Nacional / Literatura Infanto-Juvenil
Páginas: 155
Ilustração: Augusto Alvarenga e Letícia Robini
ISBN: 978-85-67020-27-0







Camila é uma jovem de 19 anos extremamente romântica que sempre desejou conhecer a famosa Nova York ao lado do amor da sua vida. Para ela, não existe lugar mais lindo no mundo. Camila não tem a ideia de desistir de seus planos, mas sabe das dificuldades para realizar este sonho. É por isso que, quando seu namorado Guilherme, uma rapaz com uma situação econômica mais elevada que a dela, liga às onze horas da noite na véspera do aniversário de três anos de namoro, avisando que está com as passagens compradas para que os dois passem um mês em Nova York e já conseguiu autorização dos pais dela, Camila não consegue conter a felicidade.

Decidido a realizar o sonho da vida de Camila, Guilherme não mediu esforços para que tudo na viagem fosse perfeito. Hospedagem em hotel de luxo, jantares em restaurantes finos, shows e passeios pelos pontos turísticos mais famosos da cidade. Tudo não poderia ser menos perfeito para o casal, até o dia em que Camila recebe uma importante notícia que pode mudar o rumo de sua vida e, talvez, pôr um fim em seu relacionamento com Guilherme. 

"Um Amor, Um Café e Nova York" é uma estória bem elaborada e com um plano de fundo maravilhoso, transmitindo todo o encantamento que a cidade de Nova York consegue nos proporcionar. Em muitos momentos, eu consegui até me sentir em Nova York, caminhando pelo Central Park e fazendo compras nas melhores lojas da cidade, embora ainda não tenha tido a oportunidade de ir para lá.

Como muitos dos livros juvenis, este também apresenta uma playlist. Em cada começo de capítulo, nos é oferecido um trechinho de alguma música que dará uma ideia do que nos espera no desenrolar de determinado capítulo, além de trazer mais emoção ao livro. Todos os capítulos são curtos, em torno de três a quatro páginas, e existem algumas imagens relacionadas aos acontecimentos presentes decorando as páginas do livro, o que também dá um ar mais descontraído ao mesmo.

O estilo da escrita é bem informal, daqueles em que conseguimos sentir como se estivéssemos conversando com um amigo íntimo ou lendo o diário de uma adolescente. O romance entre Camila e Guilherme foi muito "água com açúcar", em que tudo dá certo para eles o tempo todo e, particularmente, eu acho que isso acabou ficando um pouquinho forçado. O livro não deixou de ser gostoso de ler por conta disso, mas eu não sou muito chegada em romances "água com açúcar". Porém, há gosto para tudo, não é mesmo? Se você é uma pessoa que gosta de romances mais açucarados, vai adorar este livro, portanto eu o indico a você. Não deixe de ler, tenho certeza de que vai amar. 


6 comentários

  1. Também acho Nova Iorque linda, mas não sei se gostarei, pois não costumo gostar de tudo que dá certo, a vida não é sempre assim. É aquele livro que nos faz viajar? Descreve bem a cidade?

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro descreve bem Nova York, sim. Até por que o autor buscou detalhes verdadeiros sobre a cidade com amigos dele que já haviam estado lá. Então essa parte não foge da realidade. Mas quanto à parte de tudo dar certo, eu concordo com você. Não é sempre que conseguimos tudo o que queremos, a vida não é fácil, por isso eu acho que livros assim são um pouco surreais. Mas o livro em si não é ruim.

      Excluir
    2. Nem tudo dá certo no livro! Leia,eu recomendo!

      Excluir
  2. Li o livro e gostei bastante!
    Abraço :D

    Blog - ojeitoquevivo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, João! Fique de olho que logo postaremos a resenha do segundo livro! ;)
      Beijo

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)