[Pottermore] - A Família Potter

Neste último dia 22, o site Pottermore passou por uma reformulação e depois de pronto, nos presenteou com mais um texto exclusivo escrito pela nossa queria J.K.Rowling! O conto de hoje nos mostra um pouco sobre as origens da família Potter! Vamos conferir?

A Família Potter - por J.K. Rowling

A família Potter é uma família bem antiga, mas que nunca esteve (até o nascimento de Harry James Potter) em primeiro plano na história do mundo bruxo, contentando-se com uma existência sólida, confortável e bem sossegada. 

Potter não é um sobrenome trouxa incomum, e a família não participou das “Vinte e Oito Sagradas”* por esta razão; o compilador anônimo dessa lista definitiva de famílias de sangue puro suspeitou que eles tinham surgido a partir do que ele considerava como sendo sangue contaminado. A família de bruxos Potter teve começos ilustres, alguns citados em Relíquias da Morte.

No mundo trouxa, Potter é um sobrenome ocupacional, significando um homem que cria artefatos de cerâmica. A família de bruxos Potter descende de um bruxo do século XII, Linfred de Stinchcombe, um homem localmente amado e excêntrico, cujo apelido “Potterer” foi transformado com o tempo em “Potter”. Linfred era um sujeito vago e distraído que os vizinhos trouxas muitas vezes chamavam por seus serviços medicinais. Nenhum deles havia percebido que as curas maravilhosas de Linfred para varíola e febre eram mágicas; todos acreditavam que ele era um velho inofensivo e amável, perdendo tempo pelo seu jardim com todas as suas plantas engraçadas. Sua reputação como um excêntrico bem-intencionado funcionou bem, e por trás de portas fechadas ele foi capaz de continuar uma série de experimentos que lançou as bases da fortuna da família Potter. Historiadores colocam Linfred como sendo o criador de uma série de remédios que evoluíram para poções que ainda são usadas até hoje, incluindo a Esquelecresce e a poção Pepperup. Foi a sua venda de tais curas para bruxos e bruxas que lhe permitiu deixar uma quantidade significativa de ouro para cada um dos seus sete filhos após sua morte.

Hardwin, o filho mais velho de Linfred, casou-se com uma bela jovem bruxa chamada Iolanthe Peverell, que veio de Godric’s Hollow. Ela era a neta de Ignotus Peverell. Na ausência de herdeiros do sexo masculino, ela, a mais velha de sua geração, havia herdado a capa da invisibilidade do avô. Iolanthe explicou a Hardwin, era uma tradição em sua família que a posse desta capa permanecesse em segredo, e seu novo marido respeitou seus desejos. Daí em diante, a capa passou a ser entregue ao mais velho de cada nova geração.

Os Potter continuaram a casar com seus vizinhos, ocasionalmente trouxas, e a viver no oeste da Inglaterra por várias gerações, cada uma adicionando aos cofres da família os frutos de seus trabalhos duros e, deve-se dizer, pela marca tranquila da ingenuidade que caracterizava seu antecessor, Linfred.

Ocasionalmente, um Potter fez todo um caminho até Londres e um membro da família sentou-se duas vezes na Suprema Corte: Ralston Potter, um membro de 1612-1652, que foi um grande apoiador do Estatuto de Sigilo (em oposição a declarar guerra contra os trouxas, como os membros militantes pretendiam fazer) e Henry Potter (Harry para os mais íntimos), que era um descendente direto de Hardwin e Iolanthe e que serviu na Suprema Corte de 1913-1921. Henry causou um pequeno rebuliço quando condenou publicamente o ex-ministro da magia, Archer Evermonde, que havia proibido a comunidade mágica de ajudar os trouxas, travando a Primeira Guerra Mundial. Sua franqueza sobre o nome da comunidade trouxa também foi um fator contribuinte muito forte na exclusão da família da lista das “Vinte e Oito Sagradas”.

O filho de Henry recebeu o nome de Fleamont Potter. Fleamont era chamado assim porque o último desejo de sua mãe no leito de morte era que Henry perpetuasse seu nome de solteira. Ele carregou o fardo muito bem; na verdade, ele sempre atribuiu sua destreza nos duelos com o número de vezes em que teve de lutar contra pessoas em Hogwarts por causa de divertimentos com o seu nome. Foi Fleamont que pegou o dinheiro da família e o quadruplicou quando criou a uma poção mágica para deixar o cabelo mais lustroso. Ele vendeu a empresa com um grande lucro quando se aposentou, mas nenhuma quantidade de riqueza poderia compensá-lo ou à sua esposa Euphemia por sua esterilidade. Eles tinham muita esperança em ter um filho ou filha quando, para seu choque e surpresa, Euphemia descobriu que estava grávida e seu pequeno menino, James (Thiago), nasceu.

Fleamont e Euphemia viveram tempo suficiente para ver James (Thiago) se casar com uma garota nascida trouxa chamada Lilly (Lilian) Evans, mas não para satisfazer o seu neto, Harry. Uma Varíola de Dragão os levou com poucos dias de diferença entre um e outro, devido à suas idades avançadas, e James Potter então herdou a Capa da Invisibilidade de Ignotus Peverell. 


* Vinte e Oito Sagradas: de acordo com o autor do Diretório Sangue-Puro, eram as vinte e oito famílias britânicas consideradas como "verdadeiramente sangue-puro" até o ano de 1930.

Gostou desse? Confira outros clicando aqui

6 comentários

  1. Muito interessante! É bom ver que a autora ainda está preocupada em explicar e expandir o universo, e nos faz "sonhar" com uma continuação no futuro. Agora, um detalhe tenho de comentar... A susposta esterelidade do Fleamont e a surpreendente gravidez da Euphemia dão pano pra manga (principalmente pela forma como isso foi colocado, a meu ver, propositalmente)! Será que Thiago, na realidade, não era um Potter? Hum...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não,a jK disse numa entrevista que os avós do Harry morreram pra que ele fosse realmente só no mundo,por isso eles tiveram o Tiago ja em idade avançada (vários casais só conseguem engravidar depois de muito tempo).

      Excluir
  2. Nossa, antes de ler isso eu tinha certeza que os avós do Harry eram Charlus e Dórea

    ResponderExcluir
  3. Nossa, antes de ler isso eu tinha certeza que os avós do Harry eram Charlus e Dórea

    ResponderExcluir
  4. Eu realmente sou apaixonada pela saga, a J.K sempre me surpreende, mulher fantástica com uma mente brilhante!

    ResponderExcluir
  5. Pera, então isso quer dizer que o Harry, na verdade, já começou a história sendo rico pra cacete! Eu sempre pensei que ele só tinha o suficiente pra cursar Hogwarts com folga e depois teria que trabalhar pra sustentar a família (isso antes da herança do Sirius, claro). Na verdade, ele tinha ouro suficiente até pra 3º geração! =O Depois da herança dos Black, imagino que os Potter sejam podres de ricos!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)