[Resenha] - A Desconhecida - Peter Swanson


George é um quarentão que não está satisfeito com nenhum aspecto de sua vida. Ele mora no mesmo apartamento há muitos anos, namora a mesma moça que ele nem gosta tanto assim e desde que terminou a faculdade trabalha no mesmo emprego que hoje não lhe agrada mais. Sua única distração é beber no bar local onde todos os funcionários já o conhecem de tanto que ele frequenta o lugar. 
Em um desses dias normais encontra no bar uma moça muito parecida com Liana, sua antiga namorada da faculdade que nunca foi capaz de esquecer. Contudo, demora um tempo até perceber que a moça de fato é Liana e ele se vê num nervosismo adolescente como se não tivesse passado vinte anos desde que se falaram pela última vez.
George descobre que Liana está de volta porque, mais uma vez, se meteu em encrencas e precisa dele para se salvar. Ela pede ajuda para devolver um dinheiro que roubou já que o dono está atrás dela para matá-la. George sabe que é uma burrice se meter na vida de Liana, já que há 20 anos ele viu de perto tudo o que ela é capaz de fazer, mas a paixão fala mais alto e ele não consegue lhe dizer não. Seu instinto protetor ainda quer defender sua namorada da faculdade.
"O feixe de luz cruzando o vidro fez com que George, subitamente, notasse a presença de uma mulher solitária no canto do bar. Ela toma uma taça de vinho tinto e lia um jornal, e um frio na barriga de George disse-lhe que ela parecia com Liana. Igual a Liana. - página 12
O problema é que a partir do momento que ele aceita ajudá-la não tem mais volta e ele se vê no meio de uma trama muito maior do que ele poderia imaginar, com mentiras, assassinatos, caos e destruição. 
A vida dele que era pacata e desinteressante se transforma em uma vida agitada e cheia de perigos. George vai desejar ter sua vida tranquila de volta, mas será tarde demais. 

A desconhecida é um livro muito dinâmico, as coisas acontecem durante o livro todo. Há ação, aventura, mistério, suspense e um pouco de romance também. Ele é narrado em terceira pessoa, o que nos faz ver a história de fora dos acontecimentos, porque quando estamos na cabeça de algum personagem é natural que a gente seja influenciado por ele e passamos a acreditar no que ele acredita. 
Todos os personagens são interessantes, podemos perceber a personalidade forte deles durante a narrativa, também quero destacar que a narrativa de Peter Swanson é impecável, nos envolve para dentro da história de uma maneira única. 
O melhor de tudo foi a criação da personalidade do George, ele é apaixonado pela Liana e inocente com relação a ela, porém ele não é idiota. Quando ele começa a perceber que as coisas que ela fala não fazem sentido ele não tenta arrumar explicações, ele entende que de repente ela não está falando a verdade e começa a se defender. Ele toma as rédeas da própria vida e isso eu achei incrível, mesmo porque estamos acostumados com personagens que demoram o livro todo para perceber que estavam sendo feitos de idiota, isso não acontece com ele.

Uma parte interessante do livro é a alternância entre passado e presente, como Liana e George já haviam se conhecido na época da faculdade então a história deles nos é contata aos poucos. É a partir dessas histórias que podemos conhecer um pouco mais da personalidade de Liana e entender o que a levou a essa vida e porque ela é desse jeito. Eu geralmente não gosto de livros com esse tipo de alternância porque pra mim corta a continuidade do livro e deixa a leitura lenta, mas não foi o que aconteceu. Cada parte do passado era essencial para que a gente pudesse entender as atitudes deles no presente e talvez até imaginar o que o futuro os reservaria. 
"Quando ele acordou no dia seguinte, não queria saber de independência, ou faculdade, ou das aulas que teriam início em breve. Só conseguia pensar em Liana" - página 23
É um livro muito interessante, não há momentos de tédio ou de partes desnecessárias, tanto que li tudo em menos de 48 horas. E não foi aquela leitura que a gente corre, eu li tranquilamente e o livro foi acabando sem eu perceber. 

Assista a resenha em vídeo: 

3 comentários

  1. Oiii ! Eu tinha ouvido bastante falar desse livro, queria ler fazia um tempo. Adorei a resenha, quero super ler. Que blog lindo, achei fofo demais <3 Parabéns !

    Bjoos Miih <3

    www.descafeinadas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miih, acho que você está confundindo, porque esse livro é lançamento. Mas de qualquer maneira leia mesmo porque é muito bom!! beijos

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)