[Resenha] - Tudo e todas as coisas - Nicola Yoon

ISBN-13: 9788581637884
ISBN-10: 8581637884
Ano: 2016 / Páginas: 304
Idioma: português 
Editora: Novo Conceito  

Madeline é um jovem de 17 anos nada normal. Ela conhece o mundo somente através da sua janela e da internet porque nunca saiu de casa. Isso tudo porque ela sofre de IDCG, uma doença rara que a faz alérgica a praticamente tudo. 
Sua casa é inteira livre de bactérias e o ar que entra é filtrado. Nunca há visitas e se alguém precisa entrar na casa tem que pagar por uma esterilização que dura mais de uma hora. Parece terrível não é mesmo? Mas Madeleine está acostumada e conformada. Ela tem uma enfermeira chamada Carla que é muito mais que uma amiga, sua mãe vive para deixá-la o mais saudável possível e elas são muito amigas. Sua maior paixão são os livros, é a única coisa colorida no seu quarto e ela escreve as resenhas dos livros que lê. 
Tudo está na mais perfeita harmonia até que Olly e sua família se mudam para a casa ao lado. Curiosa pela movimentação dos novos vizinhos Madeline começa a observar a rotina da família até que ela e Olly começam a conversar pela internet. Mas só conversar pela internet não é suficiente, e logo Madeline começa a sentir necessidade de conhecer Olly pessoalmente, o que não é nada recomendado dada a sua condição de saúde. 
Mas a gente sabe que quando se trata de amor nada é muito racional. Com ajuda de Carla os dois começam a se encontrar dentro da casa sob a condição de não se tocarem, ficarem cada um de um lado da sala e Olly jamais poderá ir a casa de Maddy se estiver doente. 

Com o tempo os dois se veem envolvidos numa paixão avassaladora e a vida de Maddy, que ela já havia aceitado, passa a ser insuportável. Porém quando seu corpo é alérgico a tudo e a todos como você poderá viver uma história de amor? Quão em risco isso pode colocar Madeline? O amor pode realmente matar?
"Terei que me lembrar de toda esperança que eu tinha antes. De como me enganei ao pensar que eu era um milagre. De como o mundo do qual eu queria desesperadamente fazer parte não me quis. Preciso esquecer Olly. Aprendi minha lição. O amor pode matar..."
A escrita de Nicola Yoon é bastante fluida. Os capítulos são curtos e rapidamente a gente lê muitas páginas e nem percebe. Eu terminei o livro em três dias e devorei cada capitulo. Com certeza é um livro que eu indicaria porque além de uma grande lição de vida e um amor incondicional ele mostra também que quando o ser humano sofre uma perda ele é capaz de coisas inimagináveis. 
Tudo e todas as coisas é um livro bastante emocionante, é impossível não imaginar o que você faria se vivesse a vida de Madeline. O mais chocante de tudo é que ela é conformada com a vida que leva e mesmo assim ela sente necessidade de conhecer o mundo. Inevitavelmente você começa a desejar que ela se revolte com a vida que leva e se atire na vida. Mesmo assim também temos compaixão com a mãe da menina, já que ela já perdeu o marido e outro filho num acidente e deixa claro que não suportaria perder a filha também.
Para uma menina de 17 anos, ela é bem madura. Se importa com a o que a mãe sente e sabe que precisa se cuidar para que ela não sofra mais na vida. 


"Percebo que Olly não consegue me ver porque as luzes estão apagadas. Corro até o interruptor, mas, quando volto para a janela, ele já foi embora. Pressiono a testa, as palmas das mãos, os antebraços contra o vidro. Nunca na minha vida eu quis tanto estar fora da minha pele"

Mesmo assim, quando Olly chega e ela começa a questionar o tipo de vida que quer levar nós torcemos pelo jovem casal e torcemos para que ela tenha a oportunidade de viver um pouco a vida dela e não somente a que ela vive através dos livros. 



O livro inteiro é uma mistura de sentimentos, queremos que ela conheça o mundo e que se entregue a paixão. Mas também não queremos que ela morra. Por outro lado temos pena da mãe que vive para manter a filha saudável e nem imagina que há um namorado colocando tudo em risco. Não tem como não se emocionar e não se entregar a essa leitura. Não tem como não se colocar no lugar dela. Se você fosse Madeline, colocaria sua vida em risco por causa de um grande amor?


VEJA A RESENHA EM VÍDEO:



29 comentários

  1. Achei bem interessante, gosto de histórias que abordam esses temas mais 'reais'...Vou ler, adorei o seu blog, muito fofo e o conteúdo é maravilhoso, muito sucesso pra você!
    E viva a leitura, ( filmes e séries também rs)
    P.S - Adeus vida social muahahaha BjBj ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vida social? O que é isso? Hahahaha estava agora mesmo assistindo a estreia da nova temporada de TWD hahahhahha
      Se você ler venha me contar o que achou. Beijos e obrigada pelos elogios, volte sempre.

      Excluir
  2. Oi, eu não consigo achar esse livro em lugar nenhum. Vc sabe onde eu posso encontrar? Eu amei a resenha e fiquei com mais vontade ainda de ler S2!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii, vc~e não encontrou porque ainda não foi lançado!!! Será lançado em fevereiro pelo editora novo conceito. Terá que aguardar mais um pouquinho, mas vai valer a pena :)

      Excluir
  3. Oi
    gostei da resenha, estou louca para ler esse livro que parece ser bem legal e achei a premissa diferente, deve ser muito sofrido para a Madelaine, que bom que gostou da leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol!
    parece ser mesmo um livro para ler rapidinho.
    Eu gosto da ideia de uma personagem que "alergia do mundo" e por isso não tem contato nenhum com o que acontece lá fora (a vida real,digamos), mas não gostei que a trama foca mais no romance do que em qualquer outra coisa. Mas que bom que você gostou da leitura :)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, tudo bem?
      Não é que o livro foque mais no romance, mas é que precisou ela se apaixonar pra querer viver tudo o que tinha fora da casa dela sabe? Então é meio que o estopim. Mas não é só romance não. Se ler, volte me contar depois!!
      beijos

      Excluir
  5. achei bem interessante, já tinha ouvido falar, mas agora me deu vontade de ler
    http://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Apesar de ter ouvido falar sobre o livro, nunca parei para ler do que se tratava, lendo sua resenha, parece ótimo, o enredo é muito interessante e parece ser uma história emocionante. Fiquei curiosa para saber o que acontece com a protagonista, será que morre? :o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais incrível desse livro é que por mais que você tente, você jamais vai adivinhar o que acontece com ela. ahahahhahaah Foi isso que mais me cativou em toda a história, é surpreendente. Me conte quando ler Tai.

      Excluir
  7. Esse livro parece ser muito bom. A história parece ser muito emocionante. Fiquei curiosa pra ler o livro.

    Beijos:*
    Escritas na Chuva

    ResponderExcluir
  8. Pois é Carol agora você deixou essa amante de histórias dramáticas e romances proibidos louquinha para saber o que aconteceu no final do livro,que me resta se não ler kkk,excelente resenha na medida certa,para deixar gostinho de quero mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo! Fico feliz em despertar esse gostinho em você, me conte depois o que achou do livro!!!

      Excluir
  9. Nossa, não conhecia seu blog ainda e tô apaixonada. Sua resenha está muito boa, super bem estruturada, deu vontade de ler o livro (e mais resenhas haha).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karol sua linda. Obrigada pela visita e pelo elogio! Volte mais vezes, temos resenhas sempre!

      Excluir
  10. Quero ler o livro desde que foi lançado. Tirando a capa que é linda, ele parece ser maravilhoso! Me conquistou pela sinopse e adorei sua resenha!! Me deixou com mais vontade de querer ler!

    Beijos,
    www.notavelleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabelle, esse livro é realmente maravilhoso, você deve ler. TODOS DEVERIAM LER ahahaha

      Excluir
  11. Oi! A história me interessou muito, vou adicionar à minha listinha de leitura! E parabéns pela resenha, ficou muito bem feita!

    Beijinhos e bom feriado!
    www.julietaemparis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lilian, quando vc ler, volte aqui pra me contar o que achou! :)

      Excluir
  12. Sério, e trará em boga com resenhas não tá fazendo bem pro meu bolso, hehe
    Brincadeiras à parte, adorei a resenha ♡ esse livro parece muito muito muito legal. Já vi uma centena de vídeos vídeos e resenhas dele e toda vejo a Novo Conceito publicando fotos dele e... Eu quero lê-lo *-* certeza que vai minha próxima compra.
    Beijos :* | http://memorialices.blogspot.com.br |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre mesmo Luana, vale super a pena, é um livro maravilhoso!! Você não vai se arrepender. Me conte depois o que achou!!! ^^

      Excluir
  13. Que história emocionante! E que situação a da personagem principal, mas é interessante saber que ela não se desprezou por isso e não só teve, como agarrou a oportunidade de viver um amor que teoricamente não seria possível!
    Obrigada pela dica
    Beijos

    www.juhlihipy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim, sem contar que a história é surpreendente. Tem um final incrível!!!

      Excluir
  14. Nossa, que resenha bem escrita e que chama atenção do leitor, parabéns. Fiquei muito curiosa pra saber o que acontece com a protagonista. Pelo pouco que vc descreveu já deu pra ver que a história do livro é algo que te envolve e faz você querer ler mais e mais, já quero esse livro pra agoraaaa.

    Beijinho,
    nayarabenicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E isso mesmo Nayara, agora junto isso tudo a um final surpreendente e vc terá um dos melhores livros do ano. Vale a pena, me conte o que achou depois que ler.

      Excluir
    2. O casal tem carisma e o espectador até chega a torcer por eles, mas o enredo peca demais. Há muitos furos, um excesso de clichês e fatos piegas, além de uma série de questionamentos sobre a condição de Madeline. Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em livros. Adorei 7 Minutos Depois da Meia Noite, dos melhores filmes drama , porque tem toda a essência do livro mais sem dúvida teve uma grande equipe de produção. É muito inspiradora, realmente a recomendo.

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)