[Resenha] - Doutrinados - Trisha Leaver e Lindsay Currie


Sub - título : Todo pecado será castigado
Gênero : Literatura norte - americana / Ficção / Suspense
Editora : Gutenberg
Lançamento : Fevereiro de 2016
Número de páginas : 208
Tradução : Rodrigo Seabra
ISBN : 9788582353592

Olá galera! Hoje trago para vocês a resenha desse livro que, já adianto, é angustiante! Vide a capa que já passa a nós muitos dos aspectos e do assunto abordado nesse exemplar. As autoras nos apresentam os protagonistas dessa típica história de suspense: Dee, uma garota que sofreu violência e abuso quando criança, que conseguiu se libertar do domínio do seu pai tirano; e que agora é uma jovem que foi adotada por um casal de idosos. Luke é o famoso jogador de futebol americano, popular e que faz sucesso com as garotas do colégio; mas que se interessou e conquistou, com muito custo, a garota que se isolava de todos, Dee. E tem Mike, irmão caçula de Luke, o garoto problemático da família, que vive se metendo em confusão. O livro é narrado todo pelo ponto de vista de Dee; que em segredo com Mike, consegue alguns ingressos para um show, onde vão comemorar o aniversário de Luke. Após mentirem para os pais de Luke e para seus tutores, os três partem nessa viagem de carro, que durará todo o fim de semana e Luke não sabe de nada sobre onde estão indo. 

Os três jovens brincam na viagem e relembram momentos engraçados que já passaram, e simplesmente se esquecem de reabastecer o tanque com gasolina. No meio da viagem ficam sem combustível, e sem outra opção, eles deixam o carro e partem até a cidade mais próxima para conseguirem o que precisam. Antes mesmo de chegarem eles percebem que algo não está certo, uma sirene toca alto, e eles se perguntam o porquê. Ao encontrarem a entrada da cidade, eles se surpreendem com tudo o que se deparam. A placa indica que ali é Purity Springs, uma cidade muito pequena, com uma população de apenas 148 pessoas. Mas não é só isso, a cidade está deserta, as casas são todas absolutamente iguais e um cemitério com apenas cruzes de madeira, sem qualquer indicação de quem está enterrado é bem visível. Os três não conseguem gasolina no posto, então passam a explorar a cidade em busca de ajuda. Já é noite, e sem qualquer sinal de onde estão os moradores, eles passam a noite em uma das casas. 

foto de arquivo pessoal
"Não tínhamos ideia de onde estávamos. Ninguém sabia que estávamos ali. E aquela casa me dava arrepios. Tentei ver o lado bom daquilo tudo, mas todos eles eram um saco." Pág. 45
Claro que eles exploram a casa onde estão, e o que encontram faz com que se alarmarem completamente: livros grossos, com uma aparência bem gasta, com ensinamentos de como educar as crianças de forma bruta, com detalhes de como e onde usarem de violência. Dee fica atordoada, afinal ela própria sofreu muitos desses maus tratos. Eles exploram algumas outras casas e todas possuem o mesmo livro; e para piorar encontram também um tipo de palmatória de madeira que deve ser usada nos castigos. Contudo não é o pior; há um quarto onde se tem apenas uma cadeira, uma cruz enorme na parede, uma bacia e um tipo de punhal. Nesse lugar a pessoa que é acusada de pecar é amarrada e sofre pequenos cortes, para que ao sangrar, expie seus pecados. Chocados, os três decidem fugir da cidade, mas já é tarde demais. Eles encontram com Joseph, um jovem da mesma faixa etária deles, que diz que seu pai, o líder da cidade já sabe da presença deles e quer os capturar. Joseph diz que pode ajudar a escaparem, entretanto quer que eles ajudem a sua irmã mais nova a fugir também. Com as coisas acontecendo muito rápido, e sem outra opção, Dee, Luke e Mike decidem aceitar a ajuda de Joseph e se escondem num galpão abandonado. Todavia, as coisas não saem como planejado e os quatro são capturados. 

foto de arquivo pessoal
"Se fosse o caso, eu saberia o que fazer se o sujeito com lâminas nas mãos me atacasse em sonhos. Poderia te dizer para onde correr caso o menino esquisito resolvesse sair de dentro do lago já adulto e usando uma máscara de hóquei. Estava preparada até para sair de um maldito avião quando sete garotos aleatórios da turma de Francês resolvessem pirar, achando que ele ia cair. Mas não tinha ideia do que fazer quando me visse frente a frente com um profeta autoproclamado e sua cidade de lunáticos." Pág. 91
Dee descobre que o pai de Joseph comanda um tipo de culto sádico, onde todos os moradores o obedecem cegamente e não há possibilidade de ajuda de outras pessoas. Ela se vê num beco sem saída e precisa obedecer esse líder lunático se quiser ter tempo para bolar um plano de fuga. Ele quer obrigar Dee a se casar e lhe dar outros filhos, pois sabe que não tem controle total sobre Joseph. Além disso, ele tem controle total sobre os documentos dos cidadãos e da cidade e pode forjar qualquer tipo de documento a sua vontade, e também possui pessoas infiltradas em cidades vizinhas, caso alguém escape e queira denunciar as coisas terríveis que acontecem em Purity Springs. 

Assim que vi a sinopse e a capa desse livro, eu o desejei! Comprei assim que lançou, e não me arrependo. Mesmo sendo um tema já clássico e muito usado no suspense, as autoras não decepcionaram. Os personagens são muito bem construídos e é impossível não sentir uma forte empatia por Dee. Uma garota que sofreu muito, que se blindou de tudo, e que conhece um garoto que consegue quebrar esse trauma. Luke é atencioso, protetor e passa muita segurança. Joseph foi outro personagem que nos toca, ao constatarmos o quanto ele sofreu nas mãos de um pai que se acha um deus. Uma história muito bem desenvolvida, com grandes reviravoltas e com um final estarrecedor! Um final que nos lembra que as pessoas sempre lutarão contra seu lado sombrio! 

A encadernação merece destaque também; a arte da capa é simplesmente perfeita, retratando muito bem o que se lerá. A diagramação muito boa, com um toque leve, e um detalhe muito legal: no canto direito de cada página tem a ilustração de um gota de sangue. Essa ilustração começa como quando se abre um ferimento; forma a gota, e conforme vamos virando as páginas, a gota vai escorrendo, algo que achei super legal. Com boas pitadas de humor durante o livro, o que quebra um pouco o clima pesado e chocante que acontece em muitos momentos. Citações a bandas famosas, filmes de terror famosos e celebridades também estão presentes. Momentos que nos trazem os sentimentos à flor da pele, outro ponto forte no livro. Então você que gosta desse tipo de história, desse tipo de gênero, esse livro será um prato cheio para você. Foi uma leitura instigante, motivadora e reflexiva para mim, e espero que seja para vocês também! Para finalizar fica uma foto da ilustração da gota de sangue que citei.


"A única verdade da qual eu tenho certeza é a de que, no fim, o mal e a escuridão dos quais lutei para escapar vão dar um jeito de voltar à minha vida... e à minha alma." Pág. 205


16 comentários

  1. Gu,como sempre,uma resenha espetacular. Mais um livro para a minha lista de compras. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ro! Vc sabe que nossos gostos literários batem, tenho certeza q vc vai gostar do livro! :)

      Excluir
  2. Caramba, adorei a indicação, Gustavo!
    Já tinha visto na livraria e fiquei morrendo de vontade de comprar. Depois de ler a resenha, fiquei mais instigado. Me lembrou muitos filmes de terror ♥
    Abraço
    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Ben, tudo bom? A sinopse e a capa me convenceram. Realmente, durante a leitura me veio alguns filmes de terror, principalmente "A casa de cera", além das referências a Freedy Gruger, Jason e Premonição! Abraço...

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá Thalita,
      Realmente a capa passa esse sentimento , e ele é confirmado durante o livro! Gostei muito dos detalhes da edição...
      Bjos :)

      Excluir
  4. Olá, Gustavo. Nossa que livro interessante! Ao ler sua resenha me passou o roteiro de um filme na cabeça, acho que daria uma bela adaptação cinematográfica.
    E a diagramação está realmente bonita, adoro livros que têm desenhos nas folhas também! E eu adoro livros que possuem referências à cultura pop!

    Beijinhos, Hel -Leituras & Gatices

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hel! :)
      Partilho da sua opinião quanto a adaptação cinematográfica, o roteiro já existe, e é muito bom! Como você gosta desse desenhos nas folhas, e referências a cultura pop, acredito que você deva gostar desse livro, acho que vale a pena ler! Obrigado pelo comentário, bjos!

      Excluir
  5. UAU! A capa já me conquistou de cara, com essa trama fica impossível não desejar. Ótima resenha, espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gislaine,
      Sim a capa já é conquistadora! Todos os aspectos do livro são muito bons... Obrigado pelo elogio, espero que leia! Volte sempre...

      Excluir
  6. Isso prende, impossível parar de ler :)

    ResponderExcluir
  7. Estou no começo do livro, muito bom.

    ResponderExcluir
  8. Terminei de ler, o final não foi muito esclarecedor, principalmente em relação ao Joseph.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)