[Resenha] - O Anjo e o Leviatã - Martha Ricas



Editora: Wish
Lançamento: 2016
Gênero: Dark Fantasy / Literatura Nacional
ISBN: 978-85-67566-02-3

Na época feudal, existiam muitas lendas a respeito de um tipo de criatura das trevas que vagava pelo mundo causando dor e destruição. 
"Existe nas sombras da História uma criatura letal. Povos e civilizações a tem chamado por diferentes nomes. Sua essência é maligna e destrutiva, entretanto é somente uma. Nós, os anjos, os chamamos de Leviatãs."

Em um dos feudos atingidos por esses seres, governava a família do Lorde Straufus, um grande opressor que deixava o povo viver nas piores condições. Devido ao mal que cercava as terras de Lorde Straufus, a querubim Ashira foi enviada em uma missão à Terra para derrotar o demônio que assolava aquelas terras e provar que realmente havia nascido para ser o que era: uma guerreira. 

"O anjo e o leviatã" é um conto da autora parceira Martha Ricas pertencente à antologia Criaturas do Submundo, que reúne em 167 páginas dezoito contos de Dark Fantasy nacionais. Este conto é também uma apresentação da querubim Ashira, que será a protagonista do próximo livro da autora, o segundo volume da série Querubins (para ler a resenha do primeiro livro, clique aqui).

Por pertencer à casta dos querubins, os anjos guerreiros, Ashira recebe uma dura missão, a de vir à Terra para matar uma criatura sombria. A forma como a autora descreve seus personagens continua sendo fantástica, ela consegue com muita facilidade expor sentimentos dos mais comuns aos mais complicados e a forma como ela deu vida à Ashira me fez amar muito esta personagem. Ashira é bem delicada e sensível, é forte e decidida. Coloca as necessidades dos outros perante as suas. Além de não suportar o sofrimento alheio.


Martha Ricas também cria cenários fantásticos e cheios de magia. Como em seu primeiro livro, o conto se passa em um ambiente de épocas passadas, o que em minha opinião, deu um charme muito grande aos livros dela. A escrita parece ter um quê meio poético, bem sereno, e segue uma linha de raciocínio única e especial, que me fez ler com muita calma, sem momentos de euforia e tensão, e mesmo assim aproveitar todos os detalhes ao máximo. E eu acho isso fantástico.

A narrativa é bem tranquila, super leve e fluida, com acontecimentos que se entrelaçam de forma inteligente. A edição também está impecável. A capa do livro está perfeita, com uma aura mágica que representa bem todos os contos presentes no livro. O início de cada conto também conta com uma página decorada super bonita e a revisão, assim como todo o livro, foi muito bem realizada. 

"O anjo e o leviatã" não é um conto longo e devido à trama bem elaborada, pode ser lido bem rápido e deixar um gostinho de "quero mais" para o livro que está por vir! Então se querem conhecer um pouco dessa autora nacional antes de mergulhar no fantástico mundo de Querubins, seu conto é uma ótima recomendação. Aproveitem!

12 comentários

  1. Uow, que capa legal! Não sou muito de ler contos, mas faz tempo que não leio sobre fantasia e magia, e essa parece uma ótima aposta! Adorei :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol!
      Maravilhosa, não? Fiquei completamente apaixonada quando recebi o livro!
      Também não sou de ler contos, mas resolvi dar uma chance e não me arrependi!
      Quando tiver a oportunidade de ler, venha nos contar o que achou :)
      Beijo

      Excluir
  2. Eu acho essa capa belíssima. Quero muito ler o livro.
    Beijos

    https://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dany!
      Fantástica, não? Capricharam muito neste livro!
      Quando puder, leia sim!
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Marina,

    eu amo a capa desse livro! Foi bacana conhecer um pouco mais de um dos contos!

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Luiza!
      É linda, não? Me apaixonei ainda quando vi pessoalmente. Não sou muito de ler contos, mas adorei conhecer este livro!

      Beijo!

      Excluir
  4. Oi Marina,

    não conhecia esse livro, mas me encantei demais lendo a sua resenha!
    essa história de envolver esses seres com a época feudal me deixou intrigada!
    e essa capa? já me deu medo só de olhá-la..rs


    Beijos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara!
      Que bom que a resenha te deixou animada com o livro!
      Amei o conto da Martha Ricas, gosto muito dessa mistura que ela faz de romances de época e criaturas sobrenaturais.
      O livro todo é muito capricho e capa faz jus ao conteúdo, mas os contos não são de dar medo, não rsrs

      beijos!

      Excluir
  5. Oie! Gostei muito da indicação, sério! Confesso que sou uma leitora que é fisgada primeiramente pela capa (shame on me rs), e eu curti demais essa arte. Amo esse clima de fantasia e tambem achei interessante os contos não serem tão longos, assim dá pra ler em paralelo com os outros 249 livros que um leitor costuma ler consecutivamente, hahahaha!

    Um beijo!
    Débora
    http://amorlivronico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora!
      Ah, mas quem é que nunca na vida se interessou por um livro pela capa? Eu faço isso direto hahaha
      Também amei a arte desse livro, está ainda mais bonita vendo pessoalmente. Não tenho costume de ler muitos contos, mas este em particular eu adorei. Sem falar que, como você disse, dá para ir intercalando com outros livros ou levar na bolsa para quando tiver um tempo livre!
      Beijos =)

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)