A saga Harry Potter sob a perspectiva de Severo Snape




Olá amigos leitores, como andam suas leituras de 2017? Hoje venho trazer mais um super post do universo mágico de Harry Potter. Infelizmente próximo dia 14 de janeiro fará um ano da morte do ator Allan Rickman, nosso primeiramente odiado e posteriormente amado, diretor e professor Severo Snape. O Pottermore postou um resumo da perspectiva de Snape acerca de tudo o que ele viveu na saga. Desde sua infância, até sua impactante morte. A tradução é do site O Profeta Diário. Vamos embarcar então em mais uma aventura por nosso amado mundo mágico : 






E se Snape fosse o verdadeiro herói da saga?

Prólogo

Era uma vez um bruxo chamado Severo Snape. Ele era alto e esguio e seus cabelos pretos e gordurosos pendiam como cortinas ao redor de seu rosto. Um bruxo mestiço vindo de uma família infeliz, Snape encontrou consolo em uma bruxa chamada Lílian Evans, sua amiga de infância. Snape amava Lílian profundamente: ao longo dos anos em Hogwarts; quando ela casou com outro bruxo, Tiago Potter; durante o período em que ele fora Comensal da Morte; e muito depois dela ter sido assassinada por Lord Voldemort. Depois de sua morte, Snape, de coração partido, se tornou professor de Poções em Hogwarts (sob a proteção de Dumbledore) e iniciou sua missão secreta de manter segura a única coisa que lhe restava: o filho de Lílian, um menino com os olhos da mãe.

Severo Snape e a Pedra Filosofal


Ainda assim, isso não significava que ele precisava gostar do garoto, que parecia tão irritante quanto seu pai (que tanto infernizara Snape na escola), Tiago Potter. No entanto, Snape tinha um trabalho a fazer. Durante o primeiro ano de Harry, Dumbledore e Snape suspeitaram que um professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, o Professor Quirrell, estava tentando roubar um objeto mágico precioso escondido nos terrenos de Hogwarts: A Pedra Filosofal. Com sua esperteza, Snape descobriu os planos de Quirrell muito rapidamente, que envolveram soltar um trasgo nas masmorras e tentar enfeitiçar a vassoura de Harry durante uma partida de Quadribol. Snape, naturalmente, enfrentou Quirrell com maestria, mas no final Harry e seus dois amigos receberam todo o crédito, com Snape pegando fogo no processo. Encantador.

Severo Snape e a Câmara Secreta


Embora este tenha sido um ano tranquilo para Snape, seu excelente ensino levou Hermione e Harry a descobrir duas coisas que se revelariam fundamentais em seus últimos anos: Poção Polissuco e Expelliarmus. Ao contrário de alguns bruxos, ele não passou todos os anos de Hogwarts tentando se tornar o centro das atenções.

Severo snape e o Prisioneiro de Azkaban


Nessa história, nosso herói teve que enfrentar os vilões de seu passado: Sirius Black, Remo Lupin, Pedro Pettigrew e Tiago Potter - os valentões da juventude de Snape, sendo um deles o homem que se casou com Lílian, o amor de sua vida. A reunião indesejável ocorreu quando o velho amigo de Potter, Remo Lupin, tornou-se professor de Defesa contra as Artes das Trevas, o emprego dos sonhos de Snape. Enquanto professor de Poções, Snape gentilmente ajudou Lupin - um lobisomem. Naturalmente, quando teve que assumir as aulas de Lupin, ele pode ter acidentalmente ensinado os alunos como detectar um lobisomem, mas isso não passou de uma mera coincidência. Enquanto isso, Sirius Black escapou de Azkaban e estava atrás de Harry Potter. Lembrando de seus anos em Hogwarts, Snape não perdeu tempo tentando fazer "justiça" à Black. No final do ano, ele finalmente o pegou na Casa dos Gritos. Snape foi saudado como um herói pelo Ministro da Magia, Cornélio Fudge, que prometeu que ele seria devidamente recompensado. A Ordem de Merlim! Um perfil no Profeta Diário! Finalmente, tudo está bem encaminhado, Severo! Algumas outras coisas aconteceram depois disso, mas nada muito interessante.

Severo Snape e o Cálice de Fogo


Na medida em que Hogwarts comemorava o retorno do Torneio Tribruxo, Snape tinha problemas maiores para lidar. Seus dias de Comensal da Morte voltavam para assombrá-lo, e sua Marca Negra - um símbolo mágico ligado ao Lord das Trevas - estava se tornando cada vez mais pronunciada. Seus piores temores foram confirmados no final do ano, quando fora revelado que o Torneio Tribruxo havia ajudado inadvertidamente a acobertar o retorno de seu velho mestre, Lord Voldemort. Foi chegada a hora de Severo. A pedido de Dumbledore, ele terminou a história embarcando numa missão perigosa e secreta: juntar-se novamente aos Comensais da Morte e tornar-se um agente duplo.

Severo Snape e a Ordem da Fênix


Dumbledore deu a Snape mais uma tarefa, talvez a mais árdua de todas: encontrar-se com Harry Potter. Tudo bem, na verdade era para ensiná-lo a delicada arte de defender sua mente contra a intromissão - especificamente, a de Lord Voldemort - através da Oclumência. É um tipo de magia difícil de dominar e requer grande controle mental. Ele parecia estar ensinando um Verme-Cego a dançar. Muito pior do que ser inútil, no entanto, é ser estranho e impertinente - do tipo que enfia a cabeça em sua Penseira quando você não está por perto. Quem faz isso?! Mesmo assim, ele ajudou Harry várias vezes ao longo do ano: dando a Dolores Umbridge uma falsa Veritaserum; mentindo que seu estoque tinha se esgotado quando pressionado por mais; passando a mensagem de Harry sobre a captura de Sirus para a Ordem da Fênix; e, portanto, deduzindo que ele havia entrado em uma armadilha no Ministério. Apesar de seus esforços, todos ainda pensavam o pior dele.

Severo Snape e o Enigma do Príncipe


Alvo Dumbledore estava morrendo. Tendo acabado de voltar de uma missão para destruir uma das Horcruxes de Lord Voldemort, um anel o amaldiçoou e entregou-lhe a sentença de morte. Chocado e entristecido, Snape relutantemente concordou em ajudar Dumbledore com um de seus planos finais, incluindo prolongar a curta vida de Alvo. Ao passo que ele se desdobrava para que tudo ocorresse conforme o combinado, Lord Voldemort tinha designado um de seus alunos, Draco Malfoy, para assassinar Dumbledore; Dumbledore ordenou que Snape fizesse a ação em vez disso e cuidasse de Hogwarts depois de sua partida. Enquanto isso, Potter estava se metendo nos negócios de Snape mais uma vez, tendo encontrado um antigo livro de Poções no qual o professor costumava escrever e criar feitiços sob o apelido de "Príncipe Mestiço". Mas Snape não teve tempo de se aprofundar nisso. Ainda naquele ano, Dumbledore revelou que Harry era uma Horcrux, o que significava que ele teria inevitavelmente que morrer. Agora, como fortemente estabelecido, Snape não era o maior fã de Harry, mas isso não significava que ele deixara de amar Lílian. Dumbledore ficou surpreso ao perceber que Snape parecia cuidar do menino. Com um movimento de sua varinha, ele evocara um Patrono - o Patrono de Lílian, uma corça. "Sempre", disse Snape. No fim, Snape cumpriu seu dever, matando seu aliado mais próximo, seu amigo mais querido, e mostrando-se um assassino aos olhos das pessoas que ele queria proteger. Porque esse era o tipo de homem que Severo Snape era: um herói tão heróico que se projetava como o vilão, se isso significasse fazer a coisa certa.

Severo Snape e as Relíquias da Morte


Fechado no círculo de Voldemort, Snape começou a trabalhar seguindo os últimos desejos de Dumbledore, ao mesmo tempo em que aparentava ser leal ao Lord das Trevas. Ele foi nomeado diretor de Hogwarts, onde secretamente manteve-se aliado a Dumbledore para proteger seus alunos - especialmente quando um par de Comensais da Morte, os Carrows, tinham sido nomeados diretores adjuntos. No entanto, apesar do perigo de sua missão e apesar de ser odiado por grande parte do mundo bruxo, Snape manteve-se fiel a única coisa que o incentivava a continuar: a segurança do filho de Lílian. Ele chegou até a enviar seu Patrono para guiar Harry até a Espada de Gryffindor (uma lendária destruidora de Horcruxes) em um lago nas proximidades. Meses depois, Potter retornou a Hogwarts para uma batalha final - entre o bem e o mal, entre os alunos e professores de Hogwarts e as forças das trevas de Lord Voldemort. Ainda comprometido com sua missão, Snape foi expulso de Hogwarts pelos outros professores, completamente inconscientes de suas boas intenções. Snape voltou ao Lord das Trevas, mas algo estava errado. Voldemort agia estranhamente, confuso porque a Varinha das Varinhas não o obedecia. Ele tentou tranquilizá-lo, mas Voldemort achava que Snape era o verdadeiro mestre da antiga varinha de Dumbledore, uma vez que o matara. Severo percebeu o que isso significava, mas não foi rápido o bastante - a cobra de Voldemort, Nagini, já estava sobre ele, mordendo-lhe o pescoço, deixando-o fatalmente ferido. Ainda assim, em seu leito de morte, Snape realizou um último ato heróico. Ele completou sua missão, mostrando-se fiel a Dumbledore, dando a Harry (que para a sua surpresa estava escondido nas proximidades), as memórias que não só permitiriam ao menino derrotar Voldemort, mas redimiram-no aos olhos de alguém que ele sempre quisera proteger - aos olhos de Lílian, aos quais ele pode olhar pela última vez. E com isso, Snape partiu.

Epílogo


Severo Snape morreu como herói, mas morreu sabendo que quase ninguém tinha consciência disso. Dezenove anos mais tarde, porém, um Harry mais velho e sábio explicaria a seu filho Alvo Severo Potter por que seu nome levava o de dois grandes diretores de Hogwarts, dizendo a ele que Severo Snape era "o homem mais corajoso que ele já conhecera". Seu legado na família de Lílian Potter viveu para sempre.

É sempre emocionante falar de Severo Snape. Aquele que nos causou tantas emoções variadas durante os sete livros da saga. Dia 14 nossos corações estarão sentindo sua falta, mas ele SEMPRE (ALWAYS!!!) estará conosco, assim como no nome de Alvo Severo Potter! 

6 comentários

  1. Ah gente,apesar do tanto que se diga que o Snape não é merecedor de admiracaote etc... Eu amo ele,meu personagem favorito toda vida,amei seu artigo e até rolou umas lagrimas no final,enfim muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo completamente! Depois que conhecemos tudo o que ele fez, é difícil não admirar seu amor e coragem! Muito obrigado! :) também me emocionei escrevendo!... beijo

      Excluir
  2. Severus Snape é um príncipe. Hum... Não faltou uma parte? De uma criança, provavelmente amaldiçoada?
    *deixa a dica e foge*

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto!
    Snape é um personagem incrível e complexo (além de ser o meu preferido em HP). Ele é um verdadeiro mártir, um personagem super humano e uma figura trágica dotado de uma história incrível.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)