Marvel vs DC Comics : uma disputa realmente necessária?

foto retirada do Google
Olá galera leitora! Hoje trago para vocês um tema que gera discussão desde a época de ouro dos quadrinhos : quem é melhor? Marvel ou DC Comics? Não vou entrar nos méritos para responder essa pergunta. Vou responder por uma outra perspectiva : essa disputa é realmente necessária? Para elaborar minha resposta, vamos a alguns fatos inerentes ao tema.


Os quadrinhos foram o início desse universo dos heróis. E duas empresas são as grandes responsáveis por isso : a Marvel que conta com o talentoso Stan Lee, que foi criador da maioria do seu panteão de super heróis : Homem de Ferro, Hulk, Capitão América, Thor, Homem Aranha, entre outros. Logo esse heróis foram unidos para formar Os Vingadores, que são o grupo que defende a Terra de qualquer ameaça. E existem outros grupos, como o Quarteto Fantástico por exemplo. A Marvel sofreu uma crise financeira no final do século XX, o que causou uma medida drástica da empresa. Eles venderam os direitos de alguns personagens para outras empresas. Os X-Men, Homem Aranha e o próprio Quarteto Fantástico são alguns exemplos. Agora no início do século XXI com a recuperação da empresa, eles começaram a investir na indústria cinematográfica, seguindo o que outras produtoras que detiveram os direitos de seus antigos heróis já haviam iniciado. Logo a Marvel Studios se tornou referência na adaptação dos quadrinhos para as telonas.


cena do filme do primeiro filme dos Vingadores
Os primeiros a fazerem sucesso nos cinemas foram o Homem de Ferro e o Hulk. E a Marvel já demonstrava que o projeto de adaptar e trazer Os Vingadores (grupo formado por Homem de Ferro, Hulk, Capitão América e Thor principalmente) estava em desenvolvimento. Logo vieram os filmes solos do Capitão América e Thor, possibilitando assim que o grupo fosse formado e unido no futuro. E esse dia chegou, onde os fãs superlotaram as salas de cinemas ao redor do mundo para presenciarem esse momento histórico. 


E não parou por aí, outros heróis já tiveram seus filmes adaptados como o Homem Formiga e Doutor Estranho por exemplo. Os próximos anos trarão filmes solos do Pantera Negra, Homem Aranha e outros, para os últimos dois filmes dos Vingadores que será o filme com o maior número de super heróis já reunidos. 


Cartaz do próximo filme dos Vingadores : Guerra Infinita

A principal concorrente da Marvel é a DC Comics, detentora dos direitos e criadora dos heróis que formam a Liga da Justiça. Superman, Mulher Maravilha, Flash, Batman, Lanterna Verde são os principais. A DC começou a investir em adaptações cinematográficas a pouco tempo; enquanto a Marvel já está nesse mercado a pouco mais de dez anos. A expectativa para o filme da Liga que estreia esse ano é imensa, e veio para acirrar essa disputa que parecia que estava adormecida. Mas a DC tem seus méritos, seu grande diferencial tem sido as séries para televisão. Atualmente estão no ar, The Flash, Arrow (Arqueiro Verde), Legends of Tomorrow (grupo de heróis vindos do mundo de The Flash e Arrow) e Supergirl. Séries que são sucesso de audiência. E tudo se iniciou em Smallville as aventuras do Superboy que contou a história do Superman desde sua infância até ele assumir o manto de herói. 


Foto de bastidores do croosover entre Flash, Arrow, Supergirl e Legends of Tomorrow


Claro que a DC agora está presente não apenas nas séries, como também no cinema, onde já possui filmes agendados pros próximos anos. A Marvel não ficou atrás no universo das séries e possui também seus sucessos feitos em parceria com a Netflix, como a série do Demolidor por exemplo, e tem outras em desenvolvimento.


Para mim a disputa sadia entre as duas empresas beneficia nós fãs desse segmento de super heróis. Nós é que ganhamos por poder assistir a séries e filmes bem produzidos e da mais alta qualidade. Enquanto as gerações passadas vivenciaram a chamada época de ouro dos quadrinhos, nós vivemos a época de ouro das adaptações. Temos o privilégio de poder presenciar ao vivo e a cores, as batalhas épicas travadas contra os mais variados inimigos desses heróis. Então não importa se você curte Marvel ou DC, independente disso, você pode se divertir muito vendo as séries ou filmes. Vamos deixar de lado o mimimi de querer provar que um é melhor que o outro, e vamos aproveitar o que de melhor cada deles pode oferecer! Eu estou muito empolgado e ansioso para poder ver mais desses universos. Quero saber sua opinião, o que vocês acham de tudo o que já foi produzido? E o que ainda está por vir? Vou gostar muito de dialogar com vocês...


Cartaz do filme da Liga da Justiça que estreia esse ano!

4 comentários

  1. Oi, Gustavo. Tudo bem?
    Olha, vou confessar que eu já sabia desse atrito entre os fãs, mas como não curto muito estórias de super-heróis, ficava só assistindo e nunca tomei partido, em parte porque não entendia muito bem o que tava rolando. Mas você esclarece tudo muito bem no seu texto (que está ótimo, diga-se de passagem). Obrigada por ajudar a pessoa confusa aqui.
    Concordo com sua opinião de que essa competição é desnecessária, há gostos dos mais variados, ainda bem. E para cada gosto há um produto diferente. Não é!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hel! Tudo bem...
      Ah muito obrigado, fico contente por atingir um dos meus objetivos, e pelo elogio! Acho essa disputa completamente desnecessária. Cada empresa oferece um estilo que agrada a todos. A Marvel se caracteriza por um estilo mais descontraído e humorístico. Já a DC Comics tem uma característica mais séria e sombria. Obrigado pelo comentário! Beijos...

      Excluir
  2. Guri! Eu AMEI esse teu texto! Mega esclarecedor! Eu prefiro a DC 1 milhão de vezes. Todos as adaptações deles são feitas com um tom mais "questionador, transcender os limites etc" Eles tem uma pegada mais adulta, eu acho. Meu heroi favorito era o Batman até a chegada da Mulher Maravilha hehe. Se eu pudesse fazer uma coleção dos gibis, certamente faria da DC. Não gosto dos personagens da Marvel, com exceção do Homem de Ferro e dos Guardiões da Galáxia (grot forever) E quero muuuuuuito ver esse filme da Liga da Justiça! Arrepio sempre que revejo o trailer.

    Beijos!

    www.estantedami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Ah que felicidade você ter gostado do post! Muito obrigado! :)
      Confesso que eu pendo pro lado da DC também! rsrsrs... Também gosto mais das características dos heróis deles! Mas não deixo de acompanhar a Marvel e suas incríveis adaptações! E COM CERTEZA A MULHER MARAVILHA CONQUISTOU O MUNDO! s2
      Quem ganha somos todos nós! Mega ansioso pelo filme da Liga! Beijo...

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)