[Resenha] - O Prisioneiro do Céu - Carlos Ruiz Zafón


ISBN-13: 9788581050737
ISBN-10: 8581050735
Ano: 2012 / Páginas: 248
Idioma: português 
Editora: Suma de Letras

O Prisioneiro do Céu é o último livro da série Cemitério dos Livros Esquecidos, pelo menos foi o último que eu li, já que a trilogia não tem ordem certa para leitura; você pode começar por qual você quiser. Porém, se eu puder indicar uma ordem acredito que seja "O jogo do anjo", "A sombra do vento" e por fim "O prisioneiro do céu"

O livro possui quatro partes, claramente divididas para separar as partes do livro, nele voltamos a narração de Daniel assim como em "A sombra do vento", depois de ter se casado com Bea e tido um lindo filho chamado Julian. Daniel acredita que ele, sua família e seu melhor amigo Firmin estão finalmente vivendo a paz da cidade de Barcelona, mas essa paz não dura muito. Em um dia de dezembro aparece na livraria um homem muito peculiar, que não aparenta em nada ser um leitor e muito menos gostar de livros. Para surpresa de Daniel o visitante misterioso se interessa por um exemplar caríssimo de "O conde de Montecristo" e pede que ele mesmo realize a entrega do produto. Quando Daniel olha a dedicatória se surpreende ao saber que o presente é para seu amigo Firmín.
"Para Firmín Romero de Torres, que retornou de entre os mortos e tem a chave do futuro. 13" - página 20
Decidido a tirar essa história a limpo, Daniel segue o estranho e questiona seu amigo sobre o presente e o seu significado, enquanto isso sua esposa recebe uma carta do seu ex noivo marcando um encontro secreto. Sem entender porque Bea não contou sobre o contato, Daniel começa a desconfiar da fidelidade da esposa.
A medida que o casamento de Firmin e Bernarda vem se aproximando, Daniel percebe que o noivo está definhando. Desconfiado de que tem algo a ver com o presente inusitado que ganhou do estranho, Daniel o questiona e a história que ele lhe conta é devastadora. Agora em posse da verdade o rapaz precisará decidir se vai procurar vingança e colocar sua família em risco ou aceitar que o passado jamais poderá ser mudado e seguir em frente.

Nesse episódio, as histórias de "A sombra do vento" e "O jogo do anjo" se encontram numa trama inimaginável, onde os segredos impregnados nas profundezas do Cemitério dos Livros Esquecidos, nos dão uma conclusão épica a essa maravilhosa série.
"Naquela noite, 20 de janeiro, Bea colocou Julián para dormir e em seguida adormeceu a meu lado no sofá, enquanto eu relia pela terceira vez um dos velhos romances de David Martín, num exemplar que Firmín tinha descoberto em seus meses de exílio, após a fuga da prisão, e conservado ao longo de todos aqueles anos." - página 202

Como sempre, Zafón nos mostra uma Barcelona cheia de mistérios e intrigas que se relacionam. Quando você acha que algo está solto na história ele vem e fecha com grande talento. Sua escrita é formal, porém não nos deixa cansados, não há descrições exageradas e as informações são passadas na medida certa e de modo que consigamos assimilar os detalhes. A relação entre os livros é forte, mas um não depende do outro para entendimento, pois casa livro tem a sua estória independente e única. Sempre que alguém me pergunta sobre Carlos Ruiz Zafón eu elogio e indico os livros dessa série, pois acredito que todo leitor deveria ter contato com esse tipo de escrita. Principalmente porque hoje em dia temos muitos livros dependentes um do outro e somos obrigados a ler vários livros para uma conclusão. 

Zafón tem o poder de nos conquistar em cada livro, sem precisar de estórias pre ditas ou de livros sem finais. Cada um deles é completo e mesmo assim faz você querer ler todos de uma vez só!

3 comentários

  1. Oi Carol!
    Os livros do Zafón são incríveis, não é mesmo? Gosto muito da narrativa dele. É um misto de mistério-mágico nunca visto antes. Ainda não li esta trilogia, mas li Marina (que amei) e O Príncipe da Névoa (igualmente mágico), recomendo.
    Obrigada pelas indicações.
    Beijo!
    Blog Monykisses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mo! Sim, esse cara é perfeito!!! Eu Li Marina também, tanto que esta no topo da minha lista dos 10 mais de 2015!! Mas leia esses, vale super a pena!! :)
      beijos

      Excluir
  2. Eu tinha muito interesse por esses livros. Agora fiquei ainda mais curiosa com a leitura, parece ser aquelas que te prendem, te fazem querer descobrir em cada frase a solução pra um mistério Ameeei!
    Ah, eu adorei a resenha.

    Beijos
    www.estantedami.com

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)