[Livro X Filme] - Veronika decide morrer - Paulo Coelho

Tanto o filme, quanto o livro "Veronika decide morrer" apresentam uma grande carga de reflexões sobre a vida. Pertencente a uma saga do autor Paulo Coelho que demonstra como a vida de uma pessoa pode mudar em sete dias a partir de uma nova perspectiva, o livro trata das mudanças e reflexões que a certeza da morte breve pode trazer a alguém.
A história conta a trajetória de Veronika, uma jovem eslovena de boa família, bonita e bem sucedida, mas que ainda assim, não é feliz. Cansada da própria vida e em depressão profunda, Veronika decide se suicidar através de uma overdose de comprimidos.
O que não espera é que ao invés de morrer, ela acaba acordando em uma clínica psiquiátrica, onde recebe a notícia de que tem poucos dias de vida devido aos danos que a sua tentativa de suicídio causou em seu organismo. Além disso, é informada de que terá que passar esse tempo restante internada na clínica.
Com a certeza da morte iminente, Veronika começa a viver seus dias como se fossem o último, o que a leva a experimentar coisas que sempre quis, enxergar tudo sob uma nova perspectiva e encontrar o amor através de Eduard, um jovem esquizofrênico que não fala com quase ninguém.
Os motivos pelo qual o jovem foi internado diferem: no livro ele era um artista incompreendido por seus pais e abandonado pela namorada. No filme, Eduard estava dirigindo com sua namorada no carro, quando ambos sofreram um acidente que provocou a morte da moça, o que faz com que ele tenha se sentido culpado e acabado por se isolar em um mundo só seu.
Entretanto, as diferenças acabam por aí. O filme é extremamente fiel ao livro, e tratam-se de uma história grandiosa e enriquecedora, com personagens cativantes e um final surpreendente. Paulo Coelho baseou-se em sua experiência quando, aos dezessete anos, foi internado em uma clínica semelhante, motivo pelo qual o livro é muito verossímil.
Veronika emociona a todos com sua vontade de viver recém descoberta e a certeza de que é tarde demais, comprovada pela passagem "Já não tenho medo,nem indiferença,nem nada.Tenho vontade de viver,mas sei que isso não basta,e estou conformada com meu destino" .

Texto por Katryne Ávila

2 comentários:

  1. Ótima resenha, Katryne! Continue assim. Quero ler os próximos. Glaulécio.

    ResponderExcluir
  2. Camila Nascimento14 de junho de 2014 23:29

    "Talvez todos devamos ser um pouco mais loucos, ou passar alguns dias em um lugar como esse para aprender o que é viver." Exatamente assim! Adorei! Estou louca para ler mais de Paulo Coelho!
    Encontrei esse aqui (para quem queira): http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Veronika-Decide-Morrer

    Mas alguém sabe onde posso encontrar outros títulos do autor para baixar? Brigada!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)

© Blog Leitura Virtual - Por Carol Mariotti - Todos os direitos reservado. Cópia proibida. Tecnologia do Blogger.