[Livro X Filme] - Veronika decide morrer - Paulo Coelho

Tanto o filme, quanto o livro "Veronika decide morrer" apresentam uma grande carga de reflexões sobre a vida. Pertencente a uma saga do autor Paulo Coelho que demonstra como a vida de uma pessoa pode mudar em sete dias a partir de uma nova perspectiva, o livro trata das mudanças e reflexões que a certeza da morte breve pode trazer a alguém.
A história conta a trajetória de Veronika, uma jovem eslovena de boa família, bonita e bem sucedida, mas que ainda assim, não é feliz. Cansada da própria vida e em depressão profunda, Veronika decide se suicidar através de uma overdose de comprimidos.
O que não espera é que ao invés de morrer, ela acaba acordando em uma clínica psiquiátrica, onde recebe a notícia de que tem poucos dias de vida devido aos danos que a sua tentativa de suicídio causou em seu organismo. Além disso, é informada de que terá que passar esse tempo restante internada na clínica.
Com a certeza da morte iminente, Veronika começa a viver seus dias como se fossem o último, o que a leva a experimentar coisas que sempre quis, enxergar tudo sob uma nova perspectiva e encontrar o amor através de Eduard, um jovem esquizofrênico que não fala com quase ninguém.
Os motivos pelo qual o jovem foi internado diferem: no livro ele era um artista incompreendido por seus pais e abandonado pela namorada. No filme, Eduard estava dirigindo com sua namorada no carro, quando ambos sofreram um acidente que provocou a morte da moça, o que faz com que ele tenha se sentido culpado e acabado por se isolar em um mundo só seu.
Entretanto, as diferenças acabam por aí. O filme é extremamente fiel ao livro, e tratam-se de uma história grandiosa e enriquecedora, com personagens cativantes e um final surpreendente. Paulo Coelho baseou-se em sua experiência quando, aos dezessete anos, foi internado em uma clínica semelhante, motivo pelo qual o livro é muito verossímil.
Veronika emociona a todos com sua vontade de viver recém descoberta e a certeza de que é tarde demais, comprovada pela passagem "Já não tenho medo,nem indiferença,nem nada.Tenho vontade de viver,mas sei que isso não basta,e estou conformada com meu destino" .

Texto por Katryne Ávila

2 comentários

  1. Ótima resenha, Katryne! Continue assim. Quero ler os próximos. Glaulécio.

    ResponderExcluir
  2. "Talvez todos devamos ser um pouco mais loucos, ou passar alguns dias em um lugar como esse para aprender o que é viver." Exatamente assim! Adorei! Estou louca para ler mais de Paulo Coelho!
    Encontrei esse aqui (para quem queira): http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Veronika-Decide-Morrer

    Mas alguém sabe onde posso encontrar outros títulos do autor para baixar? Brigada!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)