Arco-íris Literário

Olá pessoal! O post de hoje é sobre uma brincadeira que está circulando pela internet e que nós, do Leitura Virtual, resolvemos participar também! Conhecida como "Arco-íris Literário", essa brincadeira consiste em escolher sete livros da sua estante que tenham as capas correspondentes às sete cores do arco-íris.

Primeiramente, escolher somente sete livros que melhor se encaixassem no pré-requisito das cores foi bem complicado. Todo leitor sabe a dificuldade que é escolher um entre todos os seus livros, certo? Mas por fim consegui reunir sete livros da minha coleção para dar vida ao nosso arco-íris e venho com toda a alegria indicá-los à vocês!

Vale lembrar que eu procurei escolher livros de estilos bem diversificados e alguns deles ainda não possuem resenha no blog. Mas sobre aqueles que já estão presentes aqui na página, deixarei o link abaixo do tópico correspondente ao mesmo, para que consigam acessar a resenha

Então vamos ao nosso arco-íris.

01. Vermelho

Representando a primeira cor do nosso arco-íris literário, o livro escolhido foi O Código Da Vinci. Nesta estória, o professor Robert Langdon é chamado para investigar um assassinato ocorrido no Museu do Louvre e desvendar o mistério por trás deste terrível acontecimento pelo qual ele mesmo está sendo acusado.

"O Código Da Vinci" é um romance policial brilhante e incrivelmente inteligente, bem pensado, bem elaborado e bem resolvido, com situações inesperadas a cada página. Por envolver a Igreja Católica e questionar alguns fatos sobre Jesus Cristo, este livro tornou-se bem polêmico em algumas partes do mundo, mas isso não o impediu de se tornar um best-seller mundial e ser um dos livros mais vendidos na história. Vale muito a pena conhecer a trama criada por Dan Brown!

02. Laranja

O segundo livro do nosso arco-íris é Harry Potter e as Relíquias da Morte. Escolhi este livro pois descobri que ele é o único livro com a capa alaranjada da minha estante ( e também por que adoro essa série!).

Sétimo e último livro da saga, ele conta sobre a busca incansável de Harry e seus amigos à procura dos objetos mágicos conhecidos como Horcruxes, para destruí-los e salvar o mundo mágico de um dos bruxos mais poderosos que já existiu.

Para mim, este foi um dos melhores livros da saga, assim como a sua adaptação para o cinema. Não deixou nada a desejar e fechou a saga da minha infância (e da minha vida!) com chave de ouro.


03. Amarelo

O livro amarelo da nossa lista é Peregrinos, um livro de contos da escritora Elizabeth Gilbert, famosa por "Comer, rezar, amar". 

Nele, a escritora cria personagens fortes e corajosos em cada uma das histórias, que por vezes agem por impulso, mas estão sempre em busca dos seus sonhos. Cada um destes contos fala sobre a vida de uma pessoa específica, seus desejos mais profundos e o que elas estão fazendo para alcançá-los.

"Peregrinos" foi o primeiro livro de contos que li e eu o achei bem interessante, o que foi um dos motivos para ele ter sido colocado aqui nesta lista. Alguns mais longos, outros mais curtos, mas todos igualmente deliciosos de se ler. Não tenho muito o hábito de ler livros nesse estilo, mas para quem gosta de coletâneas de contos, é uma leitura muito bem-vinda. 

04. Verde

O livro escolhido para representar a cor verde do nosso arco-íris foi Insurgente, segundo livro da trilogia "Divergente". 

Não posso falar muito para vocês sobre ele nem que eu quisesse, pois estou lendo-o pela primeira vez, por recomendação da minha irmã, mas colocarei a resenha dele abaixo para quem quiser ler e saber mais sobre a estória da Tris.

O motivo de eu ter escolhido Insurgente para esta lista é que, além da capa verde (lógico), eu me encantei por ela assim que bati os olhos no símbolo representante da Amizade e achei que ela seria merecedora de uma posição no nosso post.

Link da resenha: http://www.blogleituravirtual.com/2013/11/insurgente-veronica-roth.html

05. Azul


No quinto lugar da nossa lista está o livro Na Ilha, que conta a estória de um casal que, após sofrer um acidente de avião a caminho das Ilhas Maldivas, acaba ficando preso em uma ilha deserta.

Enquanto fazem de tudo para conseguir sobreviver, nenhum dos dois consegue evitar o romance que está nascendo, apesar da significante diferença de idade entre eles.

Comprei este livro justamente pelo tema, muito diferente de todos os livros que eu já havia lido antes. Adoro romances, mas sou bem crítica a respeito deles. Precisam ser bonitos a ponto de arrancar sorrisos, mas não "romances-chicletes" (ou seja, aqueles muito cheios de coisas melosas e clichês). E é por isso que gostei muito de "Na Ilha", pois ele é um romance único, bem escrito e apaixonante!

06. Azul Anil


Para a posição que exigia um livro com capa de um azul mais escuro, escolhi o meu exemplar de Confie em mim, um romance policial que fala também sobre relacionamentos familiares.

Preocupados com o filho que anda apresentando comportamentos diferentes, os pais de Adam instalam um programa de monitoramento no computador dele, a fim de descobrir o que está acontecendo. Até que eles recebem uma mensagem que pode indicar que a vida de seu filho não está mais segura e passam a fazer de tudo para protegê-lo.

Já faz um tempo que li este livro, mas lembro-me de que foi um dos melhores do Harlan Coben que já li, com um enredo que te deixa ansioso por descobrir o que vai acontecer a ponto de não conseguir parar de ler. 

Link da resenha: http://www.blogleituravirtual.com/2013/10/confie-em-mim-harlan-coben.html

07. Violeta


E por último, preenchendo o lugar da cor violeta do nosso arco-íris, escolhi o livro Fazendo Meu Filme 4 - Fani Em Busca Do Final Feliz. Assim como o segundo colocado da nossa lista, esse era o único livro da cor estipulada na minha estante, então não tinha muito o que fazer.

Mas não falo por mal. Esse livro é o quarto e último volume de uma série juvenil brasileira que fala sobre a jovem Fani, sua vida na escola, seu relacionamento com a família e com os amigos, sua paixão secreta pelo seu professor... Enfim, sobre sua típica vida de adolescente. 

Apesar de sua classificação etária, é um livro (ou melhor, uma série) muito gostosa de se ler, pois a escrita é muito leve e divertida, onde você pode acompanhar todos os pensamentos da personagem e se apaixonar pelo mundinho em que ela vive.


E assim termina o nosso Arco-Íris Literário. Como eu disse, foi difícil escolher apenas um de cada uma das cores, mas espero que vocês tenham gostado e aproveitem para conhecer os livros acima indicados, que são todos muito interessantes a seu modo. Um beijo e até a próxima!


5 comentários

  1. Muito legal esse post Marina! Gostei das suas escolhas, já quase todos esses que vc indicou! Bem vou passar meu arco-íris então:

    1-Vermelho (como vc já escolheu O Código da Vinci, que tbem seria minha escolha, por q tbem tenho ele)
    Jogos Vorazes-Em Chamas
    Esse é o segundo livro da trilogia que é best seller mundial, Jogos Vorazes, onde conhecemos mais o íntimo da protagonista, Katniss Everdeen, depois de conhecermos suas habilidades de sobrevivencia no primeiro livro, agora ela enfrenta, um jogo de encenações perigosas para com o presidente da nação de Panem, e para com todo a população nacional, para tentar esfriar o sentimento de revolução latente no povo, além de ter que enfrentar os horrores da arena, novamente competindo nos jogos vorazes, e em uma edição especial, o massacre quaternário!

    2-Laranja - Inferno de Dan Brown
    Bem aí está representado um dos meus autores favoritos, Dan Brown, possuo os 4 livros de um dos meus personagens favoritos, o professor de simbologia Robert Langdon. Nesse estória o professor Langdon acorda atordoado e confuso, sem memória dos ultimos dias, e ainda por cima num hospital, ele reconhece através da arquitetura do local que está em Florença, na Itália, mas o que ele faz ali, e porque ele não sabe. Para piorar a situação, ele percebe que está com um ferimento na cabeça, e começa a ter uma visão recorrente estranhíssima, uma mulher que ele não se lembra de conhecer, está num cenário bem conhecido por ele, e repete uma frase pertencente a esse cenário, o Inferno da famosa obra, A Divina Comédia de Dant Alighieri. Após tentarem o matar no hospital, Langdon se vê envolvido numa fuga frenética, sem saber o porque. Contando com a ajuda de uma médica, Langdon encontra um objeto estranho no bolso do seu paletó, e a partir disso, ele começa a desvendar em que está envolvido. Com uma trama inacreditável, Dan Brown nos mergulha em uma estória repleta daquilo que são suas marcas registradas: personagens complexos e surpreendentes, lugares magníficos ao redor do mundo, entidades cheias de mistérios e intrigas, e reviravoltas de tirar o fôlego, e de deixar o leitor perplexo, mesmo depois de acabar a leitura.

    3-Amarelo - O Símbolo Perdido de Dan Brown (mais um do Dan Brown, eu disse que sou fã,kkkkkk)
    Nesse livro Dan Brown transporta o leitor e o famoso professor de simbologia Robert Langdon, numa estória que no inicio parece ser algo corriqueiro da vida acadêmica do professor Langdon, uma palestra no famoso Capitólio em Washington, uma das sedes governamentais norte americanas. Convidado por uma amigo antigo, Peter Solomon, Langdon chega para sua palestra e descobre que Solomon fora sequestrado, e o sequestrador deixa uma pista que apenas Langdon pode decifrar, e ele terá que encontrar o que o raptor deseja, antes que seu amigo sofra as consequências. Uma trama que envolve os fundadores dos EUA, uma entidade de influencia mundial, a maçonaria, e áreas da ciência moderna, O Símbolo Perdido possui um ritmo acelerado, segredos seculares, e até mesmo o envolvimento da CIA, uma estória cheias de aspectos incríveis, personagens misteriosos, e um vilão impiedoso.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 4-Verde - Percy Jackson e os Olimpianos - o ladrão de raios
      Imagine você que conhece mitologia grega, que toda essa mitologia existe, e no nosso mundo real, esse é o enredo básico criado por Rick Riordan, autor da série Percy Jackson e os Olimpianos. O ladrão de raios é o primeiro volume da série, onde conhecemos o protagonista Percy Jackson, que descobre que tudo presente na mitologia grega existe, e que ele é filho de um dos mais importantes deuses do Olimpo. Um livro leve de se ler, com boas pitadas de humor, mistérios, romances e perigos, que Percy terá enfrentar ao longo de sua jornada para decifrar uma profecia que ameaça o Olimpo, provar sua inocência perante os deuses, afinal ele foi acusado de roubar a principal arma de Zeus, seus raios mortais, e resgatar sua mãe das garras de Hades.

      5-Azul - A culpa é das Estrelas
      John Green é o autor desse fantástico livro, onde conhecemos Hazel Grace, e sua luta contra um câncer de pulmão. Hazel seria uma típica jovem, se não fosse por seu câncer. Desacreditada, melancólica, assim passa seus dias Hazel,até que sua mãe a convence a ir em uma reunião na igreja, onde outros jovens que também tem câncer, compartilham seus pensamentos quanto a doença, Hazel já tinha ido algumas vezes a reunião, mas dessa vez a vida dela mudará para sempre, porque dessa vez ela conhece Augustus Walters, um jovem carismático, sonhador, desinibido, e a atração entre eles é inevitável. Uma estória que arrebatou milhões, que frases do autor estão imortalizadas na internet, me conquistou, quando comecei a ler o livro já era considerado modinha, mas não me arrependo de lê-lo, muito menos de recomendá-lo.

      6-Azul anil - O Oceano no fim do Caminho
      Esse livro de Neil Gaiman tem um detalhe que é único na minha estante: o personagem principal e narrador da estória é uma criança. O menino, assim o autor o referencia, possui uma típica família do interior da Inglaterra, uma casa aconchegante, mas que os pais alugam um quarto pra complementar a renda familiar, passaram vários hóspedes por ali, até que um dia um minerador de opalas, aluga o quarto por algumas semanas, e sem explicação se suicida no carro do pai do menino. Esse suicídio desencadeia forças que segundo o menino os adultos não entendem, forças que vão abalar a vida do menino e de seus pais. Ele encontra ajuda com 3 mulheres que são suas vizinhas, que moram no fim do caminho, da estrada que passa pela casa do menino. Uma estória que revela como acontecimentos traumatizantes para uma criança podem ser interpretados de uma forma engenhosamente fantasiosa, e como a mente cria um cenário de fuga.

      Infelizmente não tenho livro que tenha violeta na capa :(
      Então tá aí meu arco-íris literário, faltando uma cor, kkkkkkkkkkkkkkkkk, mas espero que tenham gostado :)

      Excluir
  2. Bom dia Gustavo! Adorei sua lista de livros também! Sempre tive vontade de ler "O Símbolo Perdido"! "O Código Da Vinci" ganhei de presente há muito tempo e é um dos meus livros favoritos. Não li "Inferno" também, mas agora fiquei curiosa. Me parece ser muito bom.
    "O Oceano no fim do caminho" eu tenho, mas ele está esperando sua vez de ser lido. Sem spoilers, por favor. haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina, olha gosto dos 4 livros do Robert Langdon, mas com certeza "Inferno" é o meu favorito! Vc passa mais da metade do livro sem ter nenhuma noção do que pode acontecer, e eu acho isso fantástico, vc não consegue imaginar o que pode vir adiante. "O Símbolo Perdido" tbem tem essas características, alias os 4 livros tem, mas me identifiquei mais com "Inferno". Tentei escrever nos meu comentários anteriores sem nenhum tipo de spoiler, mas agora relendo sobre "O Oceano no fim do Caminho" percebi que me excedi um pouco, me perdoe! Pra finalizar leia tbem os outros 3 livros sobre o professor Langdon, é muito bom, o outro que não mencionamos é "Anjos e Demonios". Bjo...!

      Excluir
  3. Legal! Aos poucos vou lê-los então! Quanto ao "Oceano no fim do caminho", o que você escreveu não tem nada que se encaixe no quesito spoiler, pelo menos para mim! O que eu considero spoiler imperdoável é contar quem morre no final. haha

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)