[Resenha] - Zac & Mia - A. J. Bets

ISBN-13: 9788581637716
ISBN-10: 858163771X
Ano: 2015 / Páginas: 288
Idioma: português 
Editora: Novo Conceito


Zac é um rapaz de 17 anos que está recluso em seu quarto na ala Câncer. Ele não pode sair e só sua mãe e médicos podem entrar. Isso porque ele acabou de fazer um transplante de medula óssea e precisa ficar isolado até que sua resistência aumente e ele possa finalmente ir pra casa e sem leucemia. 
Enquanto espera pacientemente pelos dias que ainda faltam, ele acaba conhecendo Mia, uma menina muito mal humorada e com péssimo gosto musical que acabou de chegar e não consegue aceitar sua doença. 
Zac não entende porque Mia está tão brava, ligado as estatísticas relacionado ao câncer ele sabe que ela tem sorte, pelo menos mais do que geralmente as pessoa com outros tipos da doença. Ele, por outro lado, tem 55% de chance da leucemia não voltar, e ele gostaria de poder dar mais aos pais que já se preocuparam tanto com ele. 
Se Zac e Mia se conhecessem por aí, numa outra circunstância, provavelmente eles nem se olhariam. Ela, a típica garota linda e popular e ele, mediano e da fazenda. Mas quando somente 6 centímetros de parede os separam um do outro, muita coisa estranha pode acontecer.


"Um novato chega ao quarto ao lado. Desse lado da parede escuto o arrastar de pés, inseguros sobre onde ficar. Escuto Nina dando as instruções de chegada com aquele jeito animado de aeromoça, como se este "voo" fosse seguir tranquilo, sem necessidade de puxar a alavanca da saída de emergência." - Zac pág 7

Zac & Mia não é aquele livro clichê que só porque fala de câncer parece que emana morte. A história principal não é a doença, mas o que ela pode proporcionar aos pacientes e como cada pessoa reage a ela. Isso me encantou muito, porque eu estou um pouco cansada de ler sobre câncer e chorar o livro inteiro. Às vezes precisamos nos alegrar um pouco. 
Claro que há momentos tensos e tristes, mas no geral o livro é uma lição. Como duas pessoas podem se ajudar e juntos superar uma coisa que mudou a vida deles para sempre.
Nunca mais os dois vão ser normais, talvez ninguém que já tenha tido câncer consegue fazer as coisas voltarem a ser como antes do diagnóstico. 


"Quando finjo dormir, escuto os sussurros que não são dirigidos a mim: Você a convidou? Por que ela é uma vaca assim? Você só estava tentando ajudar. Rhys merece alguém melhor. Como a Brooke." - Mia pág 115

O livro é dividido em três partes: uma narrada por Zac, a segunda pelos dois e a terceira por Mia. Hoje em dia está em alta colocar vários narradores, gosto às vezes, como nesse livro. Como os dois personagens lidam com a doença de maneiras muito distintas, foi interessante estar 'na cabeça' de cada um. E saber tudo o que estavam pensando e sentindo sobre isso. E sobre eles mesmos também. 

Gostei muito da escrita de A. J. Bets. É fácil, divertida, com humor e daquelas que fluem bem. Devo confessar também que li a metade final do livro em poucas horas e acabei indo dormir às 3h da manhã, ou seja, acordei acabada no dia seguinte. Mas valeu a pena. Não dava para soltar o livro nos finais dos capítulos como a gente sempre planeja. 
E como vocês devem imaginar, tem uma pitadinha de romance também, torcemos por Zac e Mia mesmo eles não tendo absolutamente nada a ver um com outro. 
Por fim, outra parte que eu adorei foi as várias menções a Harry Potter. Zac é apaixonado pela Emma Watson e faz até maratonas com os 8 filmes. Pra quem é fã, essas citações são muito engraçadas, faz parecer que o livro é mais parte da nossa realidade. Eu amei.


"Forço-me a passar pelo teste de resistência do Harry Potter. Oito filmes do começo ao fim são o tipo de desafio que consigo encarar.

Fico obcecado por duas coisas: a regressão da capacidade de atuação de Daniel Radcliffe e a evolução da maravilha que é Emma Watson."  - Zac pág 80
Veja a resenha em vídeo:

2 comentários

  1. Eu ameei esse livro. É emocionante sim, mas o foco da autora não foi nos fazer chorar, e sim, ensinar-nos lições da realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tay!!! Eu também amei! Só que me decepcionou o final ser igual o começo! Procurei até continuação pela internet mas não tem! Foi difícil ahhahahah

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)