[Mês de aniversário] - Especial Percy Jackson - Rick Riordan

Título da saga : Percy Jackson e os Olimpianos
Autor : Rick Riordan
Gênero : Fantasia / Aventura / Mitologia Grega
Números de livros : 5
Editora : Intrínseca


Hoje falaremos sobre a saga Percy Jackson e os Olimpianos. Ela é composta por 5 livros, com histórias baseadas na mais famosa mitologia de todas: a Grega. Rick Riordan é professor de História nos EUA, além de escritor; essa foi sua primeira série publicada; consideradas por muitos a primeira a merecer destaque depois do término de Harry Potter. Vamos falar um pouco sobre cada livro da série de Percy então:

1 - O Ladrão de Raios
Título Original : The Lightning Thief
Data de lançamento : 01/07/2005
ISBN : 978-85-98078-39-7
Páginas : 400

Você já imaginou se tudo que estudou sobre mitologia grega existisse no mundo real, e no atual século XXI? É isso que Percy Jackson, um adolescente de doze anos descobre, na sua atual escola, que é a sexta que ele passa nos últimos seis anos. Percy sempre fora um garoto considerado problemático, indisciplinado, muito por conta de seu déficit de atenção e dislexia, problemas de saúde recorrentes. Ele tem uma mãe maravilhosa, muito compreensiva, o que o deixa confuso, afinal ele não consegue evitar se meter nas maiores confusões. Percy mora em Nova York, e quando está no último dia de aula antes das férias de verão, ele descobre que um dos seus professores é um centauro famoso, e que seu único amigo na escola, na verdade é um sátiro. Ele também descobre que seus problemas de saúde são por conta de sua natureza : ele é um meio – sangue, ou seja, um semideus, filho de um deus (a), com um humano (a). E ele descobre tudo isso por que os monstros mitológicos estão atrás dele, exigindo o Raio Mestre de Zeus, arma capaz de destruir qualquer coisa. Percy está sendo acusado de ter roubado o Raio. Com o ajuda do sátiro, ele consegue chegar em casa, sua mãe lhe conta a verdade, e ele é encaminhado para o acampamento Meio – Sangue, um local onde outros semideuses treinam e são monitorados pelo deus Dionísio. Lá ele descobre que os deuses se mudam de acordo com a liderança de um país mundialmente, começaram na Grécia, passando para Roma, e atualmente estão nos EUA. Percy também descobre ser filho de Poseidon, um dos 3 grandes, juntamente com Zeus e Hades. Então ele parte em uma jornada atrás do Raio, depois de receber uma profecia do Oráculo de Delphis. Juntamente com o sátiro, e com Annabeth, filha da deusa Atena, eles têm que encontrar o Raio e o devolver no monte Olimpo, que atualmente fica localizado no topo do Empire State, em dez dias. Se não Zeus promete se vingar. Juntos, eles enfrentam grandes perigos, e se surpreendem com a identidade do ladrão. Esse livro tem um filme lançado em 2010, quee tem opiniões bem dividas entre os fãs. Para mim, ficou um filme bom, claro que possui algumas mudanças em relação ao livro, mas o roteiro, os efeitos especiais e os atores desempenharam seu papel em um bom nível. O filme teve um bom retorno nas bilheterias, e fez sim um certo sucesso.

2 – O Mar de Montros
Título Original : The Sea of Monters
Data de lançamento : 03/05/2006
ISBN : 978-85-98078-44-1
Páginas : 304
Nesse segundo livro, Percy tem um ano escolar atípico, sem nenhum tipo de confusão ou briga. Ele desconfia que algo está errado, afinal, os monstros sempre o perseguem. Sua desconfiança é confirmada quando Annabeth, vem buscá – lo, para ajudar a salvar o acampamento Meio – Sangue. O acampamento possui fronteiras mágicas que impedem que qualquer ameaça possa entrar, mas alguém envenenou a árvore que fica na entrada do acampamento, que é base que sustenta a barreira mágica. Por isso os montros não perseguiram Percy durante o ano, eles estavam todos reunidos tentando invadir o acampamento. Todos os semideuses estão reunidos e se lembram de algo que pode salvar o acampamento: o Velocino de Ouro. O único artefato mágico capaz de reverter o veneno. Juntos, Percy, Annabeth e outro personagem vão atrás do Velocino, que descobrem estar localizado em uma ilha habitada por um ciclope. E essa ilha está localizada no chamado Mar de Monstros, local de origem de todas essas terríveis criaturas. Esse livro tem um ritmo bem mais intenso que o primeiro, as aventuras são inebriantes, não há tempo para respirar. No final do livro acontecem dois grandes eventos importantíssimos para o resto da saga: a aparição de Thalia, filha de nada mais, nada menos que Zeus, o deus dos deuses; e uma profecia que deixará Percy preocupado, e questionando se ser filho de Poisedon é uma grande honra ou uma grande maldição. Esse livro também foi adaptado ao cinema, e para grande decepção de todos, foi um fracasso total. Ao contrário do primeiro filme, que causou uma divisão de opiniões entre os fãs, é unânime a insatisfação com o segundo. Para mim, o único fato bom do filme é a interpretação dos atores, que mantiveram o bom nível de atuação, mas todos os outros aspectos ficaram muito abaixo da média, o que causou o abandono da produção cinematográfica do restante da saga.

3 – A Maldição do Titã
Título Original : The Titan’s Curse
Data de lançamento : 11/05/2007
ISBN : 978-85-98078-58-8
Páginas : 336
No terceiro livro da série, Percy recebe um chamado de seu amigo sátiro, Glover, para que o ajude a encontrar e levar dois novos meio – sangue até o acampamento. Junto com Annabeth e Thalia, os quatros encontram os irmãos Di Angelo: Nico e Bianca. O pai ou mãe deles é desconhecido, um completo mistério. Chegando ao acampamento, eles descobrem que Cronos, o senhor dos Titãs arquitetou um plano para se libertar da sua prisão no Tártaro, e ascender ao nosso mundo para destruir os deuses do Olimpo completamente. E para distrair os próprios deuses e semideuses, Cronos liberta um terrível monstro, capaz de enfrentar os deuses cara a cara. Ártemis, deusa da caça, é a primeira a perceber o aparecimento de tal monstro, mas ela é sequestrada quando o rastreava. Mais uma vez cai sobre Percy e seus amigos a responsabilidade de encontrar a deusa, para que ela possa revelar qual monstro caçava. Esse livro possui um pouco mais de comédia e romance, em relação aos outros dois anteriores, o que o deixa com um ritmo ainda mais fluído. A cabeça de Percy está um turbilhão, atormentado com a profecia sobre ele, a pressão de ser visto como líder dos semideuses e o sentimento que brota em relação a Annabeth. Mas Percy é um personagem incrível, e põe isso tudo de lado para desempenhar sua missão, afinal eles têm uma semana para isso. Juntamente com Nico, Bianca, Thalia e Zöe (uma serva de Ártemis), eles desvendam muita coisa em relação aos planos de Cronos. Riordan mantém o excelente nível da série, percebemos a evolução dos personagens, seu amadurecimento, e os perigos estão se mostrando cada vez maiores, conforme chegamos aos últimos livros da saga.

4 - A Batalha do Labirinto
Título Original : The Battle of the Labyrineth
Data de lançamento : 10/02/2010
ISBN : 978-85-98078-70-0
Páginas : 392

Esse é o quarto livro e o meu favorito da série. Pra quem conhece bem mitologia grega, já descobriu em qual labirinto se passa a grande batalha desse livro: sim, no famoso labirinto de Dédalo, lar do tão famoso quanto, Minotauro. É revelado a fatídica profecia, que esconderão de Percy, o destino do Olimpo e seus deuses, está intimamente ligado as ações de Percy. Tentando esquecer isso, Percy descobre que Cronos está usando o labirinto de Dédalo, que se estende por toda o subterrâneo dos EUA, para que seu exército se dissemine, e se prepare para atacar por todos os lados, quando for chegada a hora da grande batalha final. Os semideuses se preparam também, muitos fortificando o acampamento, e Percy, Annabeth e Nico decidem adentrar ao labirinto para combater as forças de Cronos. Mas tem um grande problema, o labirinto é uma grande armadilha, onde se perder é quase inevitável. Ele guarda monstros terríveis e muda constantemente, fazendo com que muitos se percam para sempre. É nesse ponto que o autor nos apresenta uma nova personagem, que para mim, torna a história muito legal. Uma humana, Rachel Elizabeth, que é capaz de enxergar através da névoa, ou seja, da magia que permeia tudo, e que impede os humanos de ver as criaturas misticas. Ela então, passa a guiar nosso trio dentro do labirinto, e começa a ter uma paquera com Percy, o que deixa Anabeth enciumada. O livro é muito divertido por conta disso, e de todos os aspectos da mitologia que são abordados. Muitos conhecidos, e outros que eu não conhecia. O livro foi muito bem construído, e o final nos introduz perfeitamente para o último livro da saga.

5 - O último Olimpiano
Título Original : The last Olympian
Data de lançamento : 10/08/2010
ISBN : 978-85-98078-90-8
Páginas : 384

No último volume da saga, Riordan nos revela qual o grande plano de Cronos para a destruição dos deuses do Olimpo. O grande monstro do terceiro livro é solto, e os deuses em pessoa, todos eles, são necessários para combatê - lo. Com isso, o Olimpo fica desprotegido, e os semideuses são incumbidos de o proteger. Percy descobre que Cronos tomou um corpo de um rival seu para ser seu receptáculo, e se banhou no rio Estige, tornando praticamente invencível, a não ser por um ponto vulnerável, o famoso tendão de Aquiles. Com a profecia constante em sua mente, Percy decide se banhar para combater Cronos por igual. Manhatan em Nova York, vira um gigantesco campo de batalha, das forças de Cronos, contra os semideuses. A batalha se desenrola ferozmente, os semideuses são encurralados, e se abrigam na entrada do Olimpo. Incapazes de continuar, Cronos chega em sua glória, e magnitude para enfrentar Percy, e o final é surpreendente. Não apenas, isso, o autor soube encaminhar o clímax final de forma muita inteligente. Me tornei fã de Riordan, com toda certeza, seus livros são ótimos até mesmo para a educação básica em mitologia grega. Para finalizar tudo, o autor nos dá uma pequena introdução para a próxima saga, Os Heróis do Olimpo, que é baseada em mitologia grego - romana. E para finalizar meu post, para você, a grande profecia de toda a saga.

"Um meio-sangue, dos deuses antigos filho,
Chegará aos dezesseis apesar de empecilhos
Num sono sem fim o mundo estará
E a alma do herói, a lâmina maldita ceifará
Uma escolha seus dias vai encerrar
O Olimpo preservar ou arrasar."
Obs: As datas de lançamento e número de páginas de cada um dos cinco livros, são dados dos exemplares brasileiros

2 comentários

  1. Prepare-se Esse meu comentário será longo. rs
    Eu simplesmente adoro Percy Jackson e Os Olimpianos.
    Eu tinha visto o filme primeiro, antes de ler todos os livros. E eu simplesmente amei. Achei muito legal, toda aquela história e Logan Lerman ♥ , mas aí a minha prima me indicou os livros, disse que eu amaria mais ainda e aprenderia a criticar o filme com o ela. Dito e feito hahahah
    Eu comecei a ler O Ladrão de raios e terminei em 1 semana, porque não estava preparada para tantas mudanças. Aí li os outros 4 em mais ou menos 5 dias. Eu adorei todos os livros. O Mar de monstros foi bem interessante por conhecer mais personagens. E confesso que a Maldição do Titã me fez debulhar em lágrimas, quem não chora com Zoe? Eu gostei de verdade da batalha do Labirinto, porque me fez sentir muita ação no livro. O último olimpiano foi super demais, fiquei triste com algumas coisas, mas isso passa. hahaha
    A bad trip me pegou quando pensei que tivesse acabado, Mas aí vieram os outros livros dos Heróis do Olimpo.
    Essa saga realmente mexeu comigo, fiquei loucamente viciada. E achei muito legal você vir falar deles aqui.
    São livros sensacionais, que todo leitor deveria ter *--*
    Beijinhos ;*

    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Rachel... fico feliz vendo seu comentário, mesmo sendo longo, rsrsrs... eu amo PCJ é uma saga fantasticamente divertida! Quem não ama as implicâncias de Annabeth e Percy, quem não ri das trapalhadas do Glover, quem não admira a força de Zoe. Ver todos os grandes mitos se encaixarem perfeitamente no nosso mundo real! Infelizmente apenas o primeiro filme é legal... ainda tenho que ler Os Heróis do Olimpo. E eu tinha que falar de PCJ, realmente todo mundo precisa ler essa série! Obrigado pelo comentário, volte sempre, suas opiniões são sempre pontuais...bjo

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)