Abertura da Semana do Terror do Leitura Virtual + [Resenha] - O Demonologista - Andrew Pyper

Olá pessoal, como vão vocês?
Esta semana será uma semana inusitada e bem especial, pois será a nossa Semana do Terror! Vocês devem estar pensando os motivos pelos quais o Leitura Virtual não fez essa semana em Outubro, o mês do Halloween. Muito simples, pois neste Novembro nós teremos a última sexta-feira 13 do ano de 2015 e achamos que valeria a pena aproveitar a data!

Nós teremos então todo um cronograma especial para esta semana assustadora! Estaremos postando uma resenha de terror por dia, sempre às 3:15 da madrugada, que abordam vários tipos diferentes de terror. No dia 13/11, sexta-feira, disponibilizaremos um post especial para fechar a semana, mas não vamos falar mais nada sobre ele! 

Então se você gosta deste tipo de literatura, fique por dentro desta semana e não perca as dicas que lhe aguardam!



[Resenha] - O demonologista - Andrew Pyper

Editora: Darkside
Lançamento no Brasil: 2015 
Gênero: Ficção americana / terror
Título Original: The Demonologist
Tradução: Cláudia Guimarães
ISBN: 978-85-66636-40-6

"A maior astúcia do Diabo é nos convencer de que ele não existe." (Charles Baudelaire, poeta francês)

David Ullman é um professor de uma universidade que vive com a mulher e a filha, Tess. Apesar de lecionar sobre textos e assuntos bíblicos, ele não acredita em Deus. Até o dia em que recebe a visita de uma estranha mulher que diz ter um trabalho para ele em Veneza, com tudo pago, apenas para presenciar e analisar "um fenômeno". David se mostra intrigado, mas recusa a oferta de viagem quando a mulher diz não poder lhe contar mais detalhes sobre o que ele iria fazer na Itália.

"Tem sido uma maneira muito engraçada de ganhar a vida. Passei minha carreira dando aulas sobre coisas que não acredito. Um ateu estudioso da Bíblia. Um especialista em demônios que acredita que o mal é uma invenção humana." (David, página 19)

Porém, quando descobre que sua mulher está indo embora para ficar com outro homem, David resolve aceitar o tal trabalho misterioso e, junto com a filha, parte para Veneza. Mas a cada minuto que passa, David sente que alguma coisa não está certa e, depois de presenciar o fenômeno (o qual ele gravou em uma câmera digital), fica muito claro para ele que nem ele nem Tess estão seguros ali.

Preocupado que possam estar sendo seguidos por algo incompreensível, David ordena que a filha faça as malas para retornar aos Estados Unidos, mas o que quer que ele tenha presenciado em seu "trabalho" não permitirá que tudo corra bem. Pouco antes de partirem, Tess comete suicídio. Pelo menos, este foi o relato de todas as testemunhas que presenciaram o terrível ocorrido. Mas David não acredita nisso e, apesar de voltar aos Estados Unidos, continua sua investigação para descobrir o que aconteceu com Tess: investigação essa que o levará aos lugares mais remotos do país, enfrentando perigos que ele nunca imaginou que pudessem existir por aí.

A primeira coisa que me chamou a atenção neste livro foi a sua edição, que está maravilhosa! Não tenho muitos livros da Darkside (na verdade, este foi o primeiro que comprei), mas posso dizer que eles capricharam! O livro tem capa dura na cor vermelho sangue, levemente aveludada, com uma fita preta de cetim e o melhor cheiro do mundo. Dividido em três partes, ele é composto por algumas figuras bem sombrias em tons de preto e branco, o que até chega a dar um charme ao livro. 

"O Demonologista" é um livro que aborda um terror mais psicológico, então se você procura por algo mais arrepiante e cheio de acontecimentos terríveis, este talvez não seja o livro certo para você. Talvez! Nele, o Diabo não se manifesta abertamente, muito pelo contrário. Ele é tão precavido e cuidadoso com seus atos que, em alguns momentos, você chega a se perguntar se o personagem David não está na verdade ficando louco por causa da morte da filha; se tudo o que ele está enfrentando não passa de pura imaginação.

O livro é todo narrado em primeira pessoa por David, o que é bem interessante, pois assim ficamos sabendo dos seus pensamentos e isto só reforça o que eu falei sobre duvidar do estado mental dele. David realmente parece estar perdendo a sanidade em alguns momentos, se contradizendo inúmeras vezes por não saber mais no que acreditar e realizando viagens absurdas por motivos sem fundamentos concretos.

"- Eu rezei. Mas os céus nunca fizeram nada. Então comecei a rezar para o outro lado. Dessa vez, alguém respondeu. [...] Eu matei minha irmã...                                                                               - Mas eu estava falando com ela agora mesmo lá em cima. Ela está aqui.                                                                                             - Aquela...coisa. Não é Paula.                                                         - Quem é?                                                                                     - Aquele que respondeu às minhas preces." (página 190)
Apesar de ter um tema bem interessante e abordar assuntos que podem nos fazer parar e pensar sobre o que estamos lendo, achei que o autor não soube se expressar tão bem em determinadas partes do livro, o que deixou alguns acontecimentos um pouco estranhos e até complicados de entender. O final eu também achei um pouco confuso, mas prefiro pensar que o mesmo foi deixado de forma a fazer com que você tire suas próprias conclusões sobre o que realmente aconteceu, de acordo com o que você acredita. Independente de qualquer coisa, o livro é bom, pois nos faz ver uma nova perspectiva, uma nova face do mal que nos rodeia. 

8 comentários

  1. Uhuul, posts para o pessoal da madrugada! :D

    Tenho visto muita gente comentando sobre esse livro, mas confesso que ainda não tinha pesquisado nada sobre ele. Sua resenha foi bem esclarecedora! Essa edição parece mesmo linda (e cara!), o que me faz pensar se a edição americana também é assim...

    Quanto aos problemas em compreender certas partes do livro, eu não jogaria toda a culpa no autor... algumas frases e expressões podem se revelar difíceis de traduzir, e nem sempre se consegue o mesmo efeito do original. Entretanto, como ainda não tive a oportunidade de ler o livro, não posso opinar muito sobre isso.

    Estou ansioso por mais posts de terror!
    Boas leituras!
    Café, Cartas e Cadernos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Niz!!! Siim, teremos posts inéditos pra quem gosta de ficar acordado até mais tarde rs.

      Essa edição é maravilhosa! É aquele tipo de livro que você pode muito bem comprar só pela capa mesmo...

      Então, alguns trechos do livro você precisa ler mais de uma vez para compreender melhor a essência do que aconteceu. Pelo menos eu fiz isso várias vezes. Mas foi exatamente o que você mencionou. Talvez seja problema na hora da tradução - ou comigo mesmo hehe.
      Mas o legal de livros assim é que você pode discutir com quem já leu sobre os acontecimentos e ter um leque maior de opções.

      Fique de olho no blog que durante esta semana, vários novos posts vão chegar!
      Obrigada pela visita!
      Beijo

      Excluir
  2. Nossa me deu arrepios essa resenha rsrs. Só o título desse livro já chama a atenção, agora entendendo um pouco sobre o que se trata, aí sim a atenção é dobrada! Que medo de ler esse livro O.o

    Quero muito ler devido aos comentários positivos que li, só estou esperando o preço cair um pouco. Quem sabe o Black Friday me ajude!

    Abs!
    http://ohqueridavalentina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana!! Haha ele pode causar nervosismo, sim, mas vale muito a pena a leitura!
      Espero que você consiga adquirir um exemplar, aí nos conte o que achou do livro!!

      Beijo
      Volte sempre!

      Excluir
  3. Ah cara eu to querendo ler esse livro a bastante tempo e agora você despertou mais vontade ainda, to planejando comprar no black friday também, tomara que entre em desconto haha
    http://www.hurricanestars.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aláina!! Estarei torcendo para que você consiga comprá-lo e que aprecie a leitura!!! E depois volte aqui para nos contar suas impressões sobre ele! =D

      Beijo!
      Volte sempre!

      Excluir
  4. Vou recomendar uma leitura de terror TOTALMENTE IMPARCIAL que é um conto de uma tal de Priscila Boltão aí.... sei nem que é hahaha

    http://www.amazon.com.br/Porcelain-Priscila-Bolt%C3%A3o-ebook/dp/B00H5GO8NM/ref=sr_1_1?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1446868571&sr=1-1

    Depois da auto propaganda básica, saio de fininho, obg dnd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahaha vou ler com certeza, adoro tudo que vc escreve!! *-*

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)