[Resenha] - Stânix - Eder Traskini

Sub - título : A Fúria dos Dragões
Editora : Arwen
Gênero : Fantasia / Literatura Brasileira
Lançamento : Abril de 2016
Número de Páginas : 175
ISBN : 9788568255384




Olá galera! Hoje trago para vocês a resenha de A Fúria dos Dragões, segundo livro da trilogia Stânix. Uma trilogia de fantasia medieval, resenha do primeiro aqui. Você que não leu o primeiro livro, recomendo que não leia essa resenha, que pode conter spoilers! Bem, o primeiro livro acaba com a resistência ao rei Pant instaurada e com planos para vencer a guerra. Nosso protagonista Aaron treina com Alice para dominar o seu sublime, poder interno que o dá acesso para controlar o fogo. Enquanto isso, o príncipe Joe, Terek e Sora traçam planos para encontrar os outros dois elfos que fazem parte da profecia, que poderão derrotar Pant. Ao terminar o treinamento, Aaron e Alice partem para as Terras Desconhecidas para encontrar os Askan, uma raça ancestral de dragões que pode ser o grande triunfo na guerra. Ao mesmo tempo, Joe, Terek e Sora partem em busca dos dois elfos restantes. A viagem de Aaron e Alice se prova mais difícil que imaginavam e enfrentam dificuldades. O outro trio presencia a destruição do exército de Pant por onde quer que passam. 

O livro é narrado do ponto de vista de três personagens, e esse aspecto se mostrou muito interessante. Aaron e Alice descobrem muito mais do que esperavam e o grande motivo da existência da guerra se mostra ao nosso protagonista. Aquilo que Aaron, como todo o povo julgava uma crença, se mostra verdadeira. Nosso jovem elfo percebe que a guerra não é algo apenas vindo de Pant, mas de um ser muito poderoso. Mais uma parte da profecia é revelada a ele, e isso o atinge em cheio.
"A confiança é como este vinho, Orvin. É sempre bom ter uma taça na mão, mas tome uma garrafa inteira e poderá cair mais rápido do que pensas." Pág. 62
Em Stânix, Joe, Terek, Sora e sua mãe Anna passam por maus bocados para não serem reconhecidos e contam com uma ajuda que não esperavam. Uma garota do passado do príncipe o reencontra depois de anos, e isso renova as esperanças e forças dele. Mas um fato inesperado leva a prisão de Joe, Terek e Sora, e uma grande perda os assola. Para piorar, dragões (que não foram recrutados por Aaron) sobrevoam o reino derramando sua fúria sobre as cidades. O caos se instaura, e tudo vai de mal a pior para a resistência. Aaron consegue ajuda para a guerra, não exatamente aquela que ele e Alice esperavam, mas não podem se dar ao luxo de a dispensarem. Ao retornar a Stânix percebem o caos que se abateu sobre o reino e que a resistência foi praticamente aniquilada por Pant. 

Não posso deixar de citar a linda edição feita pela editora em parceria com o autor. Começando pela capa extremamente chamativa e bonita, e com um título muito apropriado. A diagramação está excelente, a revisão muito bem feita e os detalhes internos muito bem escolhidos. No fim do livro tem um mapa bem detalhado de Stânix, em uma daquelas folhas que se abre para fora. Os desenhos estratégicos nos fim de capítulos importantes, e os desenhos no início de cada capítulo, indicando quem o narra compõem e adicionam mais beleza ao exemplar. O Guia de Pronúncia que também tem no primeiro livro, está de volta, afinal temos novos personagens inseridos nesse livro. Na minha opinião esse é um detalhe importante, pra quem como eu, gosta de pronunciar corretamente os nomes dos personagens e lugares. Isso demonstra o cuidado e respeito da editora e do autor para com a obra e seus leitores.


" ' Tudo está em suas mãos' fora o que dissera Áhus. Aquela frase já estava virando irritantemente corriqueira na vida de Aaron." Pág. 123
 E é claro, também não posso deixar de elogiar o autor; Eder Traskini prova mais uma vez seu talento. Ele já havia me surpreendido no primeiro livro ao atestar a veracidade da sinopse chamativa, demonstrando uma história empolgante e envolvente. E esse segundo livro superou minhas expectativas! O autor evoluiu com a história, com os personagens, com os mistérios e segredos revelados. Uma escrita fluída, sem enrolações, exatamente do modo que eu gosto! Fiquei pasmo com a grande verdade por detrás da guerra, e estou muito empolgado com o que o último livro nos reserva. Tenho certeza que o autor fechará a trilogia com chave de ouro e entrará de vez para o rol dos grandes autores nacionais contemporâneos! Você que gosta de fantasia, esses dois livros lançados irão te satisfazer e te deixar ansioso pelo terceiro! Me sinto muito privilegiado por ser um leitor dessa série fantástica! 

2 comentários

  1. Oi Gustavo!

    Eu gosto de história em épocas medieval e o livro parece ser bem interessante! Achei bem bacana ter o guia e o mapa, acho que o leitor acaba se sentindo bem imerso no mundo criado!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mi!
      Então como vc gosta do gênero, te convido a ler o primeiro livro : O Poder dos Elementos. Os livros não são extensos, e o autor tem o talento de escrever tudo na dose certa, te ambientando naturalmente na história. Tenho certeza que vc irá gostar. O guia e o mapa fazem a diferença realmente, e é fácil se sentir em Stânix... volte sempre, bjos!

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)