Já está mais do que na hora do brasileiro entender que ser escritor é profissão como qualquer outra.



Vem cá galera, vamos bater um papo bem sério. 
Não é hoje que sabemos que a distribuição de livros em PDF é comum no nosso país. Tem gente que mentem coleções enormes no computador e ainda se vangloria disso. O que muitas pessoas não sabem, ou fingem não saber, é que isso é crime e está no nosso código penal.

"O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) brasileiro reforçou a ideia de que a pirataria é crime no país. ... Por sugestão do STJ, o crime de pirataria deve ser enquadrado em violação de direito autoral e está previsto no artigo 184, parágrafo 2° do Código Penal brasileiro."

É importante ressaltar também que por trás de uma história bem escrita há muito profissionais que são prejudicados com a distribuição do PDF, o autor, a editora e todos os profissionais que nela trabalham. 
Precisa de uma situação mais prática pra entender melhor? Imagina que você tem um emprego e em vez do seu patrão pagar seu salário ele simplesmente arruma alguém que o faça de graça. Parece loucura né? Mas é exatamente isso que você faz ao ler e compartilhar um livro em PDF. O autor não recebe o dinheiro por aquele exemplar, a editora não recebe por aquele exemplar, e todos os outros profissionais envolvidos também não. Você está contribuindo para que o autor não ganhe dinheiro com o trabalho dele. 

Recentemente aconteceu de uma amiga encontrar seu livro inteiro COPIADO numa plataforma de leitura online. Todo o livro está igualzinho, com exceção dos nomes dos personagens que foram modificados. Agora pense comigo: Um autor ficar anos escrevendo uma obra, faz revisão varias vezes, contrata capista, revisor, paga diversos meios de divulgação da obra para que alguém ache que tem o direito de copiar todo o conteúdo do livro para que você possa ler de graça. 


E não acabou aqui. A pessoa que fez a copia ainda teve o disparate de comentar na postagem: 


Percebam como a pessoa ainda se orgulha de piratear o trabalho de outra. Ele acredita que está certo o que está fazendo. Ele acredita que dando créditos ao autor está tudo bem. Mas não está. O autor tem o direito de viver da sua obra, como qualquer outro emprego. Está mais do que na hora do brasileiro valorizar toda forma de trabalho. Ser escritor é uma profissão como qualquer outra.  

E não adianta vim com a história: "ah mas livro é cultura, está tão caro, não consigo comprar". Existem milhares de obras disponíveis gratuitamente todos os dias na Amazon além do próprio Wattpad, onde autores postam seus livros para leitura gratuita. Então se você tem vontade de ler e não pode, busque alternativas legais para isso. Existem bibliotecas públicas, empréstimo de livros entre amigos, até locadora de livros em algumas cidades. Pense melhor da próxima vez que for compartilhar ou ler um PDF, você pode estar prejudicando um autor, estragando um trabalho, destruindo o sonho de alguém de viver da sua escrita. 

3 comentários

  1. Eu estou chocada! É tão triste, mas tão triste ver coisas assim acontecendo... Cadê o respeito? Como o ser humano consegue ser tão bizarro? Só Gzuis na causa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dói no coração e na alma Day! Infelizmente o brasileiro é corrupto em todas as aéreas que consegue. Fico feliz em noticiar que nesse caso, o "projeto" foi tirado do ar. Pelo menos isso. Feliz em te ver aqui no blog! Beijos...

      Excluir
  2. Deve ser horrível pra um autor se ver nessa situação. A sensação de impotência deve ser enorme. Muito triste que isso ainda aconteça. Acho que o mínimo que a pessoa deveria ter feito depois de levar o fumo é apagar tudo isso da internet e não sair pro ai se vangloriando por piratear conteúdo.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)