[Resenha] - A Bússola de Ouro - Philip Pullman

Editora : Companhia das Letras
Selo : Suma de Letras
Série : Fronteiras do Universo livro I
Título original : Northern Lights
Gênero : Literatura inglesa / Fantasia / Infanto Juvenil
Lançamento : 17/08/2017
Número de Páginas : 344
Tradução : Eliana Sabino
ISBN : 9788556510426


Eis uma trilogia que sempre me despertou a atenção, mas que eu deixava para depois por conta de não gostar das capas!!! Pode parecer irrelevante, mas eu não compactuava com elas. Entretanto com o lançamento das novas edições desse ano, não poderia adiar mais! Rsrsrsrs... E que felicidade não ter deixado essa oportunidade passar. Nossa protagonista Lyra vive em um mundo paralelo ao nosso. Lá os seres humanos tem a companhia de suas almas em formas de animais viventes e visíveis. Quando crianças, esses animais chamados de "daemon" podem mudar de forma a qualquer momento e para qualquer animal que desejarem. Ao passar da puberdade os daemons fixam uma forma animal que representa a personalidade do dono. Todo humano tem um daemon. Tudo o que o humano sente, o daemon sente, e vice versa. É um desrespeito tocar em um daemon de outra pessoa. Além do daemon, religião e ciência se misturam de uma forma bem peculiar. Há nesse mundo também feiticeiras, uma raça de ursos que tem uma certa racionalidade e vários outros elementos fantásticos. 



Lyra vive na Faculdade Jordan, em Oxford. Lá ela é educada pelos catedráticos que estudam os aspectos dessa peculiar junção entre religião e ciência. Lyra vive como uma criança comum. Até que um dia ela presencia uma reunião dos catedráticos, os líderes da Faculdade e seu tio e tutor legal Lorde Asriel. Ele mostra as experiências que ele fez no extremo norte, e fez uma descoberta que pode abalar as estruturas da religião. Lyra presencia a tudo escondida. Lorde Asriel demonstra como o Pó (partícula que está presente com abundância nas crianças e adolescentes), é a chave para se ter um mundo melhor. Mas isso pode custar caro a todos, principalmente as crianças. Lyra é impactada por tudo o que descobriu.

 Após Lorde Asriel voltar ao Ártico para continuar suas pesquisas, algo terrível começa a acontecer. Crianças são raptadas por todo o país. Elas são levadas e jamais vistas de novo. Logo a notícia se espalha, e Lyra fica curiosa. E quando Roger, seu melhor amigo humano é levado ela é a única a se revoltar com a situação. Entretanto ao mesmo tempo, ela é surpreendida por outra notícia : seu tempo de viver na faculdade chegou ao fim. Ela vai ser cuidada pela senhorita Coulter. Uma moça deslumbrante que encanta a todos com quem convive. Antes de deixar Oxford, o reitor entrega a Lyra um objeto inestimável : o aletiômetro. Algo parecido com uma bússola, que pode responder a qualquer pergunta. Contudo, ele fornece a resposta através de símbolos. É preciso anos de estudo para se interpretá-lo corretamente. O reitor pede que Lyra guarde segredo absoluto, e entregue o aletiômetro a Lorde Asriel. 

“Os poderes deste mundo são muito grandes. Homens e mulheres são movidos por ondas muito mais violentas do que você pode imaginar, arrastando todos para a correnteza.”


Lyra não sabe, mas ela é a chave de uma profecia. Uma profecia que diz respeito a todos os mundos que existem paralelamente. Por isso ela logo consegue dominar a interpretação do aletiômetro. Não demora para que ela perceba que a senhorita Coulter não é a pessoa que aparenta. O daemon dela é um macaco bem cruel. Movida pelo desejo de encontrar seu amigo Roger e Lorde Asriel ela foge, e é encontrada pelo povo gípcio. Um povo que lembra os ciganos. Crianças gípcias foram sequestradas, e se descobriu que foram levadas também ao Ártico. Logo Lyra acolhida pelo povo gípcio, se vê em direção ao polo norte. Chegando lá Lyra ganha mais um companheiro e amigo fiel : Iorek Brason. Um urso de armadura. Lyra conquista a amizade e lealdade de Iorek. E ele se prova uma grande ajuda. Todos os segredos a respeito das pesquisas de Lorde Asriel, da senhorita Coulter, do sequestro das crianças, dos daemons, do Pó, são revelados no final do livro. Uma avalanche de revelações e mais segredos para os próximos livros. Não posso deixar de citar a ajuda também das feiticeiras. Elas conhecem a profecia, e ajudam porque sabem que Lyra é chave de tudo. A criança precisa seguir seus instintos e agir por vontade própria. E as feiticeiras cuidam para que isso aconteça. 

”As estrelas estão vivas, menina. Sabia disso? Tudo lá em cima é vivo, e existem grandes propósitos lá fora! O universo está cheio de intenções, entende? Tudo acontece com um propósito. O seu é me recordar isto.”

 Todos os elementos de uma encantadora fantasia estão presentes nesse livro, por isso ele é um clássico do gênero, e merece todo o destaque que tem. A ideia do daemon é genial! A amizade de Lyra e seu daemon é de aquecer o coração. Algo lindo e extraordinário de se ler! Outro elemento brilhante são os ursos de armadura. Criaturas magníficas, de uma personalidade esplêndida. A aventura presente no livro, as missões, os personagens cativantes. Um livro maravilhoso. E com essa encadernação a altura lançada pela Suma. Tudo em relação a esse livro é fascinante. Confesso que demorei a engrenar na leitura, por conta de todos os elementos novos que são inseridos no início da leitura, mas depois que se acostuma, o livro deslancha maravilhosamente bem. Um ponto que deve ser citado, é a crítica velada do autor em relação a religião. Se você se sente incomodado em relação a isso, fique sabendo de antemão. Para mim que sou cristão, não foi incômodo algum, pelo contrário, é sempre bom reconhecer os erros. Mesmo que o livro seja infanto juvenil, recomendo a todos. Um livro que é leve, divertido e apaixonante. Trarei a resenha de toda a trilogia para vocês, aguardem. Até a próxima pessoal.

4 comentários

  1. Ameei! Excelente resenha como sempre!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu assisti ao filme e achei bem interessante. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas amei essa capa. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu preciso ver ao filme todo! Assisti apenas o início! Kkk
    As capas dos outros dois livros são tão bonitas quanto essa! 🙌 Obrigado pela visita, beijo...

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)