[Projeto Calendarium : marcando o tempo em livros] - #3 - 25 de julho : Dia do escritor



Olá, amantes da literatura!
Estamos aqui de volta neste dia 25 com mais um post do nosso Projeto Calendarium! E hoje o post é muito legal, pois citaremos os cinco melhores autores da nossa estante! Confessamos que escolher cinco foi algo bem complicado, mas existe sempre aqueles que conquistaram nosso coração de uma forma única e hoje vocês irão conhecer quem são esses escritores! 
Vamos lá?





25 de Julho: Dia do Escritor
Os cinco melhores escritores da nossa estante

- Escritores da Marina -

01. Luisa Soresini

Não poderia começar essa lista com outro nome. Luisa Soresini é uma autora nacional que já vem se destacando demais neste meio pela sua imensa criatividade, capacidade de criar histórias maravilhosas e abordar temas profundos de forma fantástica. "A Filha do Norte" (resenha AQUI) é seu primeiro romance e já conquistou meu coração de uma forma que nenhum outro livro fez. Luisa brilha tanto ao lado de seus personagens muito bem construídos em um mundo tão encantador que simplesmente não poderia ficar de fora!

Foto cedida pela autora

02. Camilla Lackberg

Conheci esta autora sueca por acaso, batendo o olho em um dos seus primeiros livros, "O Cortador de Pedras". Camilla Lackberg é muito conhecida em seu país de origem como a rainha dos romances policiais, e basta pegar qualquer um de seus livros para entender o porquê. Camilla cria histórias muito bem elaboradas, que não ficam com pontas soltas e possuem finais surpreendentes, tornando-se assim minha escritora favorita do gênero.


Foto retirada do google

03. Nicholas Sparks

Nicholas Sparks entrou na minha lista por sua significante presença na minha estante - essa é a primeira coisa que me dizem, que eu tenho muitos livros dele. E tenho mesmo, Nicholas Sparks foi um autor muito importante na minha vida de leitora, pois com foi com ele que descobri que um livro de romance água com açúcar de vez em quando faz bem pra alma (rs). 


Foto retirada do google

04. Katja Millay

É a escritora estadunidense de "Mar da Tranquilidade" (resenha AQUI). Até onde me foi possível saber, Katja só possui este livro lançado no Brasil, mas a sua escrita é tão cheia de sentimento e tão deliciosa que mesmo assim quis colocá-la nessa minha lista. O livro dela foi o primeiro que conquistou o posto de meu livro favorito há alguns anos e não poderia, ao lado de sua incrível autora, ficar de fora. 


Foto retirada do google
05. Sarah Dessen

Sarah cria histórias cotidianas muito bem elaboradas e que conquistam facilmente pela capacidade de nos identificarmos com seus personagens. Conheço - por enquanto - somente um livro da Sarah, ainda que ela já tenha mais livros publicados em território brasileiro. Porém, a narrativa deliciosa de seu livro "Os Bons Segredos" (resenha AQUI) fez com que ela ganhasse um posto no meu top 5.


Foto retirada do google

- Escritores do Gustavo - 


01. Dan Brown

         foto retirada do Google                                                                                                          
Começo minha lista com o mestre do suspense Dan Brown. Seu grande ponto forte é descrever os ambientes o mais fiel possível, usando também fatos históricos, religiosos e artísticos como base de seu enredo. Seu principal personagem, o professor de Simbologia de Harvard, Robert Langdon é um dos meus personagens favoritos. O autor alcançou o sucesso absoluto com O Código da Vinci, que rapidamente se tornou best-seller mundial. Dan Brown tem como forte característica reviravoltas incríveis, e usa do suspense magistralmente. Há mais três livros baseados em Langdon : Anjos e Demônios, O Símbolo Perdido e Inferno. Bron ainda possui lançados outros dois livros : A Fortaleza Digital e Ponto de Impacto.  
     
02. Marie Lu

         foto retirada do Google                                                                                                        
Conheci a autora através da Trilogia Legend (Legend, Prodigy e Champion, todos possuem resenha aqui no blog). O que mais gosto na autora é sua capacidade de escrever de uma forma arrebatadora. Ela consegue criar personagens cativantes e seus livros não são muito extensos, o que não significa que não possuem conteúdo. Pelo contrário, Marie Lu desenvolve suas história de forma instigante, nos conquistando nas primeiras páginas. Além da Trilogia Legend, ela possui lançado aqui no Brasil o primeiro livro de uma nova trilogia : Jovens de Elite (resenha aqui). Mostrando também sua versatilidade, pois Legend é uma distopia, enquanto Jovens de Elite é uma fantasia medieval. O fato dela escrever sem ficar dando muitas voltas, ou seja, sem enrolação é um dos pontos que mais gosto nela.

03. Rick Riordan

      foto retirada do Google                                                                                                               
Tio Rick como é conhecido entre seus leitores, que são em sua maioria adolescentes e jovens adultos, Rick Riordan é professor de História nos EUA. E ele usa de seu conhecimento escrevendo livros baseados em várias mitologias. Mas não é apenas isso, ele transporta os personagens das mitologias e suas características e insere na nossa atual época, usando também de um humor conquistador. E sua criatividade é notória, afinal ele tem lançado : As Crônicas dos Kane (trilogia baseada em mitologia egípcia, formada por A Pirâmide Vermelha, O Trono de Fogo e A Sombra da Serpente); Percy Jackson e os Olimpianos (série de cinco livros, baseada em mitologia grega, formada por O Ladrão de Raios, O Mar de Monstros, A Maldição do Titã, A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano); Os Heróis do Olimpo (série de cinco livros baseada em mitologia grego-romana, formada por O Herói Perdido, O Filho de Netuno, A Marca de Atena, A Casa de Hades e O Sangue no Olimpo); Magnus Chase e os deuses de Asgard (será uma trilogia baseada em mitologia nórdica, lançado apenas o primeiro livro no Brasil A Espada do Verão); e As provações de Apolo (série baseada em mitologia grega, lançado no Brasil o primeiro livro O Oráculo Oculto). Outro ponto que admiro muito, é o fato de seus livro serem bastante didáticos, podendo serem usados tranquilamente nas aulas de História.

04. Leigh Bardugo

          foto retirada do Google                                                                                                           
Leigh Bardugo é israelita, e possui um dom incrível para a escrita. Ela cria personagens apaixonantes, lugares e aspectos da fantasia mais apaixonantes ainda. Gosto muito da criatividade dela, e de seus livros que são dosados na medida certa. Ela possui uma trilogia lançada, a Trilogia Grisha (formada por Sombra e Ossos, Sol e Tormenta, Ruína e Ascensão, todos resenhados aqui no blog). Baseada em aspectos da cultura russa, ela criou um enredo inovador, recheado de características fascinantes. Ela está escrevendo um spin-off da trilogia, sendo lançado o primeiro livro agora no mês de Agosto, intitulado Six of Crows sangue e mentiras.  

05. Eder Traskini

        foto retirada do perfil do autor no Facebook                                                                            
Antes de me envolver aqui no blog confesso que eu tinha pré-conceito, como infelizmente uma boa parcela dos leitores brasileiros, acerca da literatura nacional. E Eder Traskini foi um dos principais responsáveis por me mostrar que a literatura nacional tem seus grandes representantes, assim como os grandes autores best-sellers mundiais. Traskini escreve de forma fluída, sem rodeios, objetivo, e faz isso com grande talento. Ele possui dois livros lançados de uma trilogia baseada em fantasia medieval, a Trilogia Stânix (os dois livros lançados são : O Poder dos Elementos, resenha aqui; e A Fúria dos Dragões, resenha aqui). Ele criou um mundo fascinante, repleto das características clássicas do gênero, que são conduzidos de forma surpreendente. Seu talento para a escrita é inegável. Sou muito grato a ele por ter aberto minha visão quanto a qualidade e a importância de valorizar o que é do nosso país. 

- Escritores da Carol -



2 comentários

  1. Oi Gustavo!! Nossa, escolher 5 é muito difícil! Não sei se faria as mesmas escolhas, mas adoro Dan Brown e o Rick Riordan!! E colocaria Meg Cabot na minha lista rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mi,
      Sim, foi difícil escolher apenas 5! Tenho outros livros maravilhosos na minha estante! Mas os 5 que escolhi são aqueles que compraria um livro sem nem ler a sinopse, apenas por saber que são de algum deles, rsrsrs... bjos!

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)