[Projeto Calendarium: marcando o tempo em livros] - #1 - 8 de maio: Dia do Turismo


Olá leitores!
Bem-vindos ao primeiro post do Projeto Calendarium! Este projeto foi criado exclusivamente pelo blog (e com a ajuda da nossa querida Ana Beatriz Brandão!) e consistirá no seguinte: o blog escolheu uma data comemorativa especial para cada mês durante um ano e nessas datas citaremos os cinco melhores livros que já lemos a respeito do tema escolhido! Serão quinze livros indicados por mês para vocês, um leque enorme de ótimas opções! Então não deixe de acompanhar o projeto para conhecer livros maravilhosos! Vamos lá?
Lembrando que a ordem dos livros nĂŁo representa a qualidade do mesmo!
Os livros que já possuem resenhas aqui no blog terĂŁo os links para vocĂŞs, Ă© sĂł clicar no nome dele que vocĂŞ será direcionado.  

08 de Maio: Dia do Turismo
- As viagens que fazem nos livros -

Bom, pessoal. Neste primeiro post nós indicaremos 15 livros (cinco de cada um de nós) que retratem as melhores viagens que já encontramos enquanto líamos. Vamos conferir?

- Indicações da Marina -  


01. Fazendo meu filme 02 - Fani na terra da rainha (Paula Pimenta)
Sendo o segundo de uma sĂ©rie de quatro, nĂŁo tem como começar a falar deste livro sem antes falar um pouquinho do primeiro. Em "Fazendo meu filme 01", a jovem Fani se inscreve para uma prova de intercâmbio na Inglaterra e consegue passar. No ano seguinte entĂŁo, ela cursaria o terceiro colegial em Brighton, morando em uma casa de famĂ­lia. O segundo livro, que Ă© o foco desta indicação, conta a vida da Fani durante este intercâmbio de um ano. Seu relacionamento com a famĂ­lia, os passeios e lugares que ela conheceu na Inglaterra, os costumes ingleses, o perĂ­odo de adaptação e as dificuldades pelas quais ela precisou passar atĂ© conseguir se acostumar com a nova rotina, as novas amizades e as amizades que ela deixou no Brasil. Apesar de ser um livro bem leve e delicioso de ler, este Ă© um ponto bem forte e interessante, pois retrata a realidade de muitas pessoas que possuem certa dificuldade com mudanças. É uma sĂ©rie que eu indico para todo mundo, nĂŁo tem como nĂŁo gostar.

02. Na Ilha (Tracey Garvis Graves)
A temática deste livro é um pouco diferente. Nele, Anna e seu aluno de 16 anos T.J. estão de viagem marcada para Malé, onde a família do garoto já se encontra. Porém, no meio do caminho, eles sofrem um acidente no mar e acabam sendo os únicos sobreviventes, indo parar em uma das inabitadas ilhas que formam o conjunto das Ilhas Maldivas. Anna e T.J. estão completamente sozinhos e precisam lutar para sobreviver. O diferencial deste livro, como eu mencionei, é que apesar de englobar a temática de uma viagem, é uma viagem que não deu certo. Aqui não vemos nenhuma cultura, nenhum estilo de vida de outro país, mas somos apresentados de forma magnífica à natureza paradisíaca das Ilhas Maldivas, e é por isso que ele entrou na minha lista!




03. Comer, rezar, amar (Elizabeth Gilbert)
Já que falamos de turismo, este Ă© um livro que definitivamente nĂŁo poderia faltar! Muitas pessoas nĂŁo gostam dele, mas hĂŁo de concordar que em uma lista de livros que falam sobre turismo, ele Ă© essencial. "Comer, rezar, amar" Ă© uma biografia da autora, onde ela conta sobre o ano em que decidiu largar tudo e viajar. Elizabeth passou quatro meses na Itália, quatro na ĂŤndia e quatro na IndonĂ©sia, e em cada um desses lugares ela seguiu uma "filosofia", que juntas deram nome ao livro. Aos meus olhos, este livro Ă© uma lição de vida e deveria ser lido por todos, tanto para conhecermos novas culturas como para avaliarmos se estamos felizes com a vida que levamos e o que podemos tentar fazer para melhorá-la! 



Mais um nacional para esta lista. Eu poderia ter escolhido o primeiro livro também, quando os personagens viajam para NY, mas o segundo livro me cativou mais, por isso foi o que eu optei por colocar aqui. Nele, Camila resolve tirar umas férias do seu trabalho de cantora e ao lado dos amigos viaja para o Brasil para rever a família. O marco deste livro para mim foi o passeio que eles fazem ao conjunto de Pampulha, em Belo Horizonte. Sempre achei a capacidade de descrição de ambientes do autor fascinante e por isso amei quando ele retratou um ambiente que já foi tema de trabalhos meus da faculdade, consegui imaginar tudo com muito mais clareza. Sem falar que deu um gostinho muito mais especial ao livro.


No Ăşltimo livro da minha lista de indicações, conhecemos a Anne. Formada em Enfermagem, ela nunca teve a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendeu. AtĂ© que uma amiga sua da faculdade lhe disse que estava indo para Bora Bora por seis meses para ajudar na recuperação dos soldados feridos na Segunda Guerra Mundial. Sem pensar duas vezes, Anne deixa a famĂ­lia e o noivo para ir passar este tempo em Bora Bora com a amiga. As paisagens que a autora descreve no livro sĂŁo fascinantes, vocĂŞ consegue ver e sentir com uma clareza imensa tudo o que ela coloca nas folhas. Sem falar que a histĂłria como um todo Ă© maravilhosa, entĂŁo vale muito a pena a leitura! 




- Indicações do Gustavo - 


01. O CĂłdigo da Vinci (Dan Brown)
Falando em turismo, obviamente não poderia deixar de fora um livro do mestre Dan Brown. O Código da Vinci foi o seu primeiro grande sucesso, e que o colocou entre os grandes da literatura mundial. O autor é conhecido por ter uma das melhores descrições literárias, nos revelando curiosidades e fatos históricos dos lugares mais famosos e fascinantes do planeta. Nesse suspense, somos apresentados a Robert Langdon, professor da Universidade de Havard, e especialista em Simbologia Religiosa. Após ser convidado pelo curador do museu mais famoso do mundo, o Louvre em Paris, para uma conversa informal, Langdon se vê no meio de um assassinato. Através do seu conhecimento e com a ajuda de uma agente do governo francês, Sophie Neveu, Langdon corre atrás de pistas históricas, que tem ligações com as maiores sociedades secretas do mundo. Se não bastasse, o Vaticano também está envolvido, afinal tudo tem como base o ser humano que dividiu o tempo, Jesus Cristo. Paris, Londres e Roma são algumas das cidades que visitamos nesse livro, além de os lugares mais espetaculares dessas cidades. Indico para os que preferem um ótimo thriller de suspense.


02. O Golem e o GĂŞnio (Helene Wecker)
Um livro baseado nas mitologias judaica e árabe, claro que possui lugares fantásticos a serem revelados. Em O Golem e o GĂŞnio, somos apresentados aos longĂ­nquos desertos da SĂ­ria e a Nova York da dĂ©cada de 20. NĂŁo apenas os lugares, mas tambĂ©m os protagonistas: Chava Ă© um golem, criatura feita de barro, trazida Ă  vida por um rabino, atravĂ©s da cabala, para obedecer todas as ordens de um mestre. Ahmad Ă© um djin, ou gĂŞnio, criatura feita de fogo, mas que está aprisionado na forma humana. Juntos eles descobrirĂŁo a incrĂ­vel Nova York, e seu desenvolvimento. Toda a fábula se passa em lugares famosos da cidade, como o porto, o Central Park, a Broadway, entre outros lugares. Leitura muito recomendada para quem curte uma boa fantasia.


Eu já indiquei esse livros entre as minhas leituras favoritas de 2015 e isso se deve a vários motivos. Um deles Ă© o cenário em que se passa essa linda histĂłria. A Menina da Neve Ă© o comovente relato da vida do casal Jack e Mabel, que abandonam os EUA e passam a se arriscar nas terras geladas do Alasca. Nem preciso comentar da beleza do local, que Ă© maravilhosamente descrito pela autora, nativa dessa terra coberta pela neve. Jack e Mabel conseguem se estabelecer e no inicio de um terrĂ­vel inverno sĂŁo surpreendidos pela presença de uma linda garota: Faina. Ela parece ser uma extensĂŁo da neve, se deslocando com facilidade e sem parecer ser afetada pelo frio. Mas qual a sua origem? Seria ela uma menina real, ou um lindo sonho, resposta de uma antiga frustração do casal? Indico para quem gosta de uma histĂłria que toca o emocional profundamente.


04. Todos os nossos ontens (Christin Terrill)
Mais um livro favorito em 2015, Todos os nossos ontens entrou na minha lista por apresentar duas versões dos mesmo local: a cidade de Los Angeles. Mas vocĂŞ me pergunta, como assim duas versões? Simples, uma Los Angeles do passado, e uma do futuro. A autora nos apresenta Marina, Em, James, About, Finn e um personagem misterioso, que estĂŁo envolvidos em uma trama que transcende os limites do chamado espaço - tempo. AtravĂ©s da genialidade de James, Ă© criada Cassandra. Uma máquina do tempo, que dá ao governo o poder de evitar qualquer fato que esteja contra seus interesses, mergulhando o futuro em um regime de ditadura e lei marcial.  Contudo About e Em nĂŁo se conformam com essa situação, e juntos partem em busca de voltar ao passado para impedir a criação da máquina. Leitura indicada aos que curtem uma boa distopia, com boas doses de ficção cientĂ­fica. 


05. Entre o agora e o nunca ( J. A. Redmerski)
Para finalizar, um dos poucos romances que já li! Confesso que comprei pela capa (quem nunca, não é verdade!? hahaha). Camryn Bennett é uma jovem diferente das demais, e ao sofrer pela morte do rapaz que acreditava ser o amor da sua vida, ela joga tudo pro ar, decide pegar uma mochila, e viajar sem rumo. Ela nem imagina que essa decisão mudaria toda sua vida drasticamente. Andrew Parrish é um rapaz extrovertido e bem relacionado com as pessoas, mas um duro golpe na sua vida o atinge em cheio, fazendo com que ele se jogue na estrada. E assim, quis talvez o destino que esses dois jovens se encontrassem e uma forte atração logo permeia o ambiente no ônibus que os dois viajam. A atração cresce e inevitavelmente o romance acontece. E tudo isso por metade dos EUA, que é o cenário dessa incrível viagem. Eu já ouvi falar de boa parte dos estados e cidades norte americanas, o que me deu a sensação de acompanhar de pertinho o desenrolar desse romance avassalador. Indico para você que não dispensa um bom romance, com cenas picantes no enredo.

apaixonado por essa capa! ;)



- Indicações da Carol - 



4 comentários

  1. Olá!
    ADOREI A IDEIA! Da lista só li o Golem e o Gênio (adooooooooooooro) mas fiquei mega curiosa para ler vários dos demais. Eu gosto muito de livros de época/medievais, então tenho vontade de conhecer um montão de castelos e cidadezinhas inglesas rs
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DO ORGULHO NERD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thalita,
      Muito bom saber que você curte um dos meus livros favoritos. Fora a encadernação que é fantástica! Espero que você leia algum dos outros indicados, e nos conte depois o que achou!... obrigado pela visita :)
      Bjos

      Excluir
  2. Nunca li nenhum desses livros, mas estou com muita vontade de ler Todos os nossos ontens (a capa parece muito divergente). Mas parecem ser indicações maravilhosas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi LĂ­via! :)
      Espero que vocĂŞ leia algum desses, sĂŁo realmente muito bons... Todos os nossos ontens foi algo espetacular pra mim! Tem sim um quĂŞ de Divergente por ser uma distopia... obrigado pela visita!!! Bjos...

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)