[Mês de aniversário] - Adelina Barbosa e Fernanda Medeiros: Como escrever um livro em dupla?

Adelina Barbosa e Fernanda Medeiros
no dia do lançamento de 'Triângulo de 4 lados'
Olá leitores.
Vocês devem lembrar que no mês passado eu postei uma resenha super legal de 'Triângulo de 4 lados', um nacional muito bom das autoras Adelina Barbosa e Fernanda Medeiros.
Sempre vemos livros escritos em conjunto por aí, mas dessa vez que eu tive a oportunidade de entrar em contato com as autoras, eu não poderia deixar de tirar as minhas dúvidas sobre isso. E por isso eu resolvi trazer pra vocês os detalhes dessa conversa que foi super bacana.
Nos reunimos no whatsapp um dia a noite, fiz minhas perguntas e elas responderam com toda simpatia do mundo. Vamos lá.

Adelina Barbosa aos 13 anos, em 2006
Elas se conheceram quando ambas tinham 13 anos, ainda na época do orkut. Adelina mora em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais e Fernanda em Mossoró, cidade que fica no Rio Grande do Norte. Em uma comunidade sobre fanfics de Linkin Park as duas trocaram MSN e logo perceberam uma sintonia única.
Na verdade, durante todo o papo a palavra sintonia apareceu muitas vezes. Principalmente quando questionei o que faz duas pessoas resolverem escrever textos juntas. Nem elas mesmas parecem entender o que atrai uma a outra, porém é nítido durante a conversa que elas são muito amigas, se conhecem muito bem e se entendem.
No começo, uma escrevia um capítulo para outra, ou revisava um pequeno texto. Houve também histórias onde uma foi personagem de outra. O primeiro conto que escreveram juntas foi 'My December', que contava a história de uma mulher que morreu no natal e seu marido passou a ver seu espirito rondando a casa.

Fernanda Medeiros aos 13 anos, em 2007
Adelina me contou que a Fernanda é muito exigente e por isso é preciso aprender a aceitar muitas críticas e entender que quando a outra fala alguma coisa do seu texto não é algo ruim, mas deve ser encarado como algo positivo. Elas precisam deixar de lado o ego e trabalhar pelo texto, para que ele tenha o melhor que as duas podem oferecer.
Às vezes, elas escrevem juntas, às vezes revesam os capítulos, às vezes cada uma escreve a versão de um personagem, mas o melhor de tudo é que os leitores não conseguem diferenciar a escrita das duas, o livro segue uma linha só, mais um vez a sintonia tem que ser perfeita.
Além disso, elas me contaram também que muitas vezes elas acabam tendo ideias aos mesmo tempo, como se uma já soubesse o que a outra pensa sobre determinada parte da história. E tantos anos juntas também contribuíram para que elas se conhecessem e soubessem os gostos e pensamentos uma da outra. Então, às vezes, elas escrevem alguma coisa que sabem que a outra vai gostar.

Ainda na vida das fanfics, Fernanda acompanhava a escrita de Adelina em Triângulo de 4 lados, que na época era uma fanfic de Linkin Park e a história se passava em Los Angeles. Aos 16 anos, Adelina convidou a amiga para reescrever a fanfic que não havia tido o final que ela desejava. Só que dessa vez a história era uma fanfic de Avenged Sevenfold, uma banda que ambas gostavam também.
Um ano depois um amigo de Adelina sugeriu que ela transformasse a fanfic num livro. Já que era uma história que ela escrevia a tanto tempo. Nesse momento, as autoras resolveram que a história deveria se passar no Brasil e isso iniciou um trabalho enorme para transformar toda a história e personagens em um livro que se passaria no Brasil, na cidade fictícia de Santa Fé.
Acontece que todo esse processo que já era demorado ficou ainda mais lento porque as meninas entraram para a faculdade e começaram a trabalhar.
Foram três anos correndo atrás de uma editora, e quando elas chegaram aos 23 anos 'Triângulo de 4 lados' foi lançado no dia 16 de maio de 2015 na Livraria Leitura em Belo Horizonte.
No dia anterior, Adelina e Fernanda se viam pela primeira vez na vida. Toda relação dos 10 anos anteriores foram através da internet. E no dia 15 de agosto elas fizeram um lançamento também em Mossoró, no RN.
As meninas vão estar também na Bienal todos os dias, menos no dia 7 de setembro. Passem no estande da Editora D' Placido e comprem seu exemplar autografado de 'Triângulo de 4 lados'.

A Fernanda e a Adelina foram umas fofas, foi uma conversa deliciosa e eu me senti aqueles autores de biografias sabem? Xeretando todos os últimos 10 anos da vida delas pra contar pra vocês. Eu ainda acho incrível o grau de intimidade que duas pessoas devem ter para escreverem juntas, porque você precisa se abrir totalmente para essa pessoa e entregar a ela seus pensamentos mais íntimos. E mais incrível ainda é essa pessoa pensar como você e vocês duas juntas produzirem um material único e de qualidade.
Tem que ser algo natural, não ache que você vai achar alguém na esquina e vocês vão escrever um livro juntos e vender milhões. Porque não é assim, é um processo de conhecimento, de amizade, de sintonia.
Foi muito bom conversar com essas meninas.

6 comentários

  1. Que legal! É muito bonita essa "sintonia" das duas :D

    ResponderExcluir
  2. Fiquei boba com a relação das duas , super virtual. Uma coisa fantástica. E escrever um livro sem nunca se encontrar, tem que ter bastante conexão mesmo. Gostei muito da história das duas. Sábado vou na Bienal, se eu encontrá-las por lá farei questão do meu exemplar :D
    E eu ri com você parecendo autora de biografia. hahaha
    Parabéns pelo post Carol.

    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi exatamente isso que eu pensei Raquel. Tem que ter muita conexão mesmo. Elas estão no estande da Livraria Leitura, perto de uma das portas, vá la sim, eu li o livro e adorei, vale muito a pena. É se vc for, figa que leu o post, elas vão adorar.

      Excluir
  3. Que legal.. o melhor ainda ver meninas tão jovens envolvidas com algo tão bom que é a leitura.
    www.lindaeinteligente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho, parece que a literatura ta ganhando espaço entre os jovens de hoje em dia. Que bom hahaha

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)