TOP 10 : Os melhores livros de 2015

Olá, pessoal!
Mais um ano já se passou. Um ano de boas realizações e de boas leituras também! Foi pensando nos inúmeros livros maravilhosos que preencheram nossas horas de leitura do ano de 2015 que nós do blog resolvemos criar este post com os 10 melhores livros lidos por cada um de nós! As decisões não foram nem um pouco fáceis, porque foram tantos livros perfeitos que ficou até difícil escolher somente dez! Por isso aqui dispomos para vocês os melhores dos melhores e convidamos vocês para conhecerem esses trinta livros que merecem destaque por serem tão especiais. Vamos lá?



Top 10 - Os melhores de 2015 da Marina


10. O Exorcista - William Peter Blatty
Sim, pessoal, vou "começar" minha lista dos melhores com um dos meus gêneros favoritos! Hehe. "O exorcista" é um clássico e o melhor livro de terror que li até hoje. Ele conta a estória de Chris e sua filha Regan, que adquiriu uma personalidade diferente, mais agressiva, quando começou a se comunicar com seu amigo imaginário através de uma tábua ouija. Preocupada, a mãe começa a procurar por ajuda e recorre ao padre Karras, que irá ajudar a família a se livrar do espírito maligno que possuiu Regan. O livro é muito bem escrito e muito bem detalhado, sendo capaz de dar aquele friozinho na espinha e te deixar apreensivo no escuro. Super recomendado para quem ama este gênero. (resenha aqui)



09. Red Hill - Jamie McGuire
Da autora do romance Belo Desastre, "Red Hill" é um gênero bem diferente. Ele conta a estória de vários personagens tentando sobreviver à um vírus que está se espalhando rapidamente pelo mundo. Os infectados ficam agressivos e atacam qualquer um que esteja em seu caminho. Quando essas pessoas se abrigam todas no mesmo local, elas precisam deixar suas diferenças de lado se quiserem continuar vivas. Este livro é muito cheio de tensão e desespero, mas que também fala sobre diferentes formas de amor, de forma que em meio ao fim do mundo, ainda é possível que boas coisas aconteçam. (resenha aqui)


08. A aposta - Vanessa Bosso
"A Aposta" é um romance nacional que conta a estória de Nina e Lex, que subitamente se vêem participando de uma grande aposta: durante a viagem de formatura de uma semana, Lex teria que usar todo o seu charme para conquistar Nina e derreter seu coração congelado. Caso consiga, Nina terá que pagar R$6000 do próprio bolso a ele. Mas as coisas não saem do jeito que eles queriam e logo fica difícil diferenciar o que é encenação e o que é realidade. Um livro bem leve e tranquilo para os fãs de romance, perfeito para quem estiver procurando uma leitura para descontrair. (resenha aqui)


07. Tocando as Estrelas - Rebecca Serle
Primeiro livro de uma trilogia, este romance conta a estória da Paige, uma adolescente que, em um piscar de olhos, vê sua vida mudar drasticamente quando consegue o papel de uma personagem famosa para o cinema. Agora ela precisa aprender a conviver com pessoas famosas e que viver em meio aos holofotes pode não ser tão glamouroso como ela sempre sonhou que seria. Eu simplesmente amei este livro de uma forma que nem sei explicar direito. Ele nos mostra que nem tudo na vida é perfeito e que pessoas famosas também possuem problemas e dias ruins. (resenha aqui)



06. Quem Sabe Um Dia - Lauren Graham
Este foi o primeiro livro que eu li no ano. Escrito por Lauren Graham (atriz que interpretou Lorelai Gilmore, na série de tv Gilmore Girls, outro xodó meu!), este livro conquistou um cantinho muito especial na minha estante e no meu coração. Ele conta a estória da Franny, uma moça que sempre sonhou em ser atriz e vai tentar a sorte em Nova York contra a vontade do namorado. Mas faltando seis meses para o término do prazo que ela estipulou para si mesma, Franny ainda não conseguiu muita coisa. Mas com a ajuda de seus amigos, ela precisa decidir se vai desistir ou se vale a pena continuar tentando alcançar o seu sonho. Este é um livro muito doce e engraçado, Lauren conseguiu criar um livro encantador e super otimista, que vale muito a pena a leitura. (resenha aqui)



05. O Ladrão de Crianças - Brom
"O Ladrão de Crianças" é uma releitura mais sombria do clássico Peter Pan. Nesta estória, Peter Pan é uma criatura meio humana, meio qualquer outra coisa, que leva crianças infelizes com a vida para a Ilha de Avalon, prometendo-lhes um paraíso sem adultos. Porém a Ilha não é tão maravilhosa assim e os perigos ali presentes podem ser piores que os do mundo real. Este livro é simplesmente incrível! A narrativa é encantadora e super bem detalhada, com um desfecho e um final pra lá de surpreendentes. Para quem gosta de releituras de contos de fadas, este livro é leitura obrigatória. (resenha aqui)



04. Reflexo - Ias Guinossi
Outra perfeição em forma de livro. "Reflexo" é o primeiro livro da escritora nacional Ias Guinossi e eu fiquei completamente sem chão quando acabei de ler. Ele conta a vida da personagem Nicoly, que passa a travar uma batalha diária contra seu subconsciente para se decidir quem ela ama mais: Adrian, um homem lindo e que parece estar apaixonado por ela, ou por Jonathan, irmão gêmeo de Adrian. Com uma mistura de mistério e paixão, é um livro que veio para ficar. (resenha em breve)



03. Simplesmente Acontece - Cecelia Ahern
Meu último livro neste ano de 2015. "Simplesmente Acontece" conta a estória de Rosie Dunne e seu melhor amigo de infância, Alex. Os dois são unha e carne, por isso, quando Alex é obrigado a se mudar para os Estados Unidos para terminar a escola, Rosie fica muito abalada. Os dois não perdem contato e começam a criar planos para que Rosie vá se encontrar com Alex em Boston, para que possam cursar a faculdade juntos. Mas vários imprevistos começam a acontecer e nem Alex nem Rosie sabem mais que rumo suas vidas irão tomar. Achei este livro muito lindo e delicado. Amizade e amor são temas muito discutidos nesta obra e de forma tão perfeita que o livro te conquista rapidinho. Nos traz uma grande lição de vida, maravilhoso! (resenha em breve)



02. 172 horas na Lua - Johan Harstad
Se o número 04 da minha lista me deixou sem chão, este aqui destruiu minha vida inteira! É aquele tipo de livro que pode fazer você ter uma ressaca literária fortíssima ao descobrir o final dele: senti como se tivessem jogado uma bomba na minha cabeça. É, essa é a melhor descrição. O livro se passa em 2018, quando a NASA lança um concurso para levar três adolescentes para a Lua por 172 horas. Mia, Midori e Antoine são os sorteados para esta viagem, mas será que eles são realmente assim tão sortudos como tudo mundo diz? Afinal, quem pode realmente saber o que existe lá fora? Este livro é simplesmente fantástico, um livro daqueles que todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida. (resenha aqui)

01. Mar da Tranquilidade - Katja Millay
O queridinho da minha estante. Meu xodó, meu amor. "Mar da Tranquilidade" conta sobre a vida de Nastya e de Josh, dois jovens que se isolaram do mundo por terem sofrido muito em suas vidas. Quando eles se conhecem na escola, porém, é como se uma força os atraísse e logo eles começam a se conhecer. Rapidamente eles tornam-se o porto seguro um do outro, mas os fantasmas do passado voltam a assombrar a vida dos dois. Será que eles estarão preparados para as descobertas que estão por vir? Eu nunca vi livro mais cheio de emoções transbordando pelas páginas do que este, e é por isso que eu o considero o livro mais perfeito que eu já li em 2015. O livro que eu compraria de presente para todo mundo se pudesse. Um romance muito bonito que merece ser conhecido. (resenha aqui)


Top 10 - Os melhores de 2015 do Gustavo


Olá galera! Bem não foi fácil escolher meu top 10! Eu li 31 livros em 2015, mas consegui escolher e trazer essa bela lista para vocês! Vamos lá então:

10. Champion - Marie Lu
"Champion" é o terceiro livro da trilogia "Legend". Nesse último livro acompanhamos June e Day na terrível guerra que assola seu país. Depois de muitos sacrifícios de ambos, eles são levados ao limite físico e mental. Essa trilogia é a minha distopia favorita, foram os primeiros livros que li em 2015, e o final desse terceiro livro é fantástico! Geralmente as trilogias nos apresentam primeiros livros épicos, e os segundos e terceiros livros caem de nível gradativamente. Mas "Champion" foge a essa tendência e possui um final indescritível!  (resenha aqui).


9. Caixa de Pássaros - Josh Malerman
Bem esse livro fez um verdadeiro reboliço na internet em 2015. A premissa da estória é algo que chama muito a atenção. Alguma coisa que as pessoas vêem causa um transtorno psicológico que transforma qualquer um em um assassino e suicida. Essa "doença" se espalha rapidamente, fazendo com que as pessoas passem a se isolar dentro de lugares fechados, que não permitam ter nem um vislumbre de espaços abertos. É nesse mundo que vive Marlorie e seus dois filhos, e descobrimos como eles resolvem atravessar muitos quilômetros vendados, para acharem um lugar que possam encontrar um abrigo definitivo. A fluidez da estória te prende muito fácil e o ler rapidamente foi um aspecto predominante entre os leitores. (resenha aqui).  


8. O Demonologista - Andrew Pyper
"O Demonologista" é um trilher de terror psicológico, permeado com o sobrenatural. Nesse livro conhecemos o Dr. David Ullman, professor da Universidade de Columbia, ateu e especialista na figura do Diabo, baseado na obra "Paraíso Perdido" de John Milton. A vida de David está bem tumultuada quando, uma mulher misteriosa aparece oferecendo uma boa quantia em dinheiro, para que ele de um parecer em relação a um "fenômeno" que está acontecendo em Veneza, na Itália. Tentado pelo dinheiro, e pela chance de se afastar da confusão que vive, ele decidi ir, acompanhado de sua filha Tess. No entanto, chegando em Veneza, depois de presenciar o tal "fenômeno", Tess desaparece, e David acredita que ela foi sequestrada por um demônio. Pistas indicam que a levaram de volta aos EUA, e David começa uma busca que atravessa todo o país, e explora todos os aspectos da mente humana. (resenha aqui). 
Obs: essa resenha foi escrita pela Marina, que também leu esse livro.


7. Maze Runner Correr ou Morrer - James Dashner
Esse livro é um misto de distopia e ficção científica, e como sabem já chegou aos cinemas. O início do livro prende muito a atenção por conta, de assim como o protagonista Thomas, sermos jogados dentro de uma realidade completamente diferente de tudo que já vimos. Thomas acorda sem memória alguma dentro de um elevador, que o leva a uma clareira, onde vivem dezenas de outros garotos, que também não sabem onde estão e de onde vieram. A clareira é rodeada de muros altíssimos, e possui algumas entradas nesse muro, que levam a um labirinto sem saída. Eles recebem provisões vindas pelo elevador, além de cultivarem sua própria comida. O elevador traz também, todos mês um novo garoto; mas um dia depois da chegada de Thomas, chega uma garota Tereza, que causará mudanças drásticas no cotidiano dos garotos. Esse livro infelizmente não possui resenha no blog.


6. Prince of Thorns - Mark Lawrence
"Prince of Thorns" é o primeiro livro da aclamada Trilogia dos Espinhos. Esse livro se tornou um clássico da fantasia dark no Brasil. Nesse exemplar somos apresentados ao príncipe Honório Jorg Ancrath, herdeiro do trono de Ancrath, um reino do chamado Império Destruído. Quando tinha 11 anos, Jorg foi atacado enquanto viajava com sua mãe e irmão mais novo, sendo jogado num arbusto de roseira brava, onde ficou preso e viu o brutal assassinato de seus entes queridos. Cresceu com o desejo de vingança, e abandonou o castelo, para aprender como lutar fora da segurança do castelo de seu pai. Em pouco tempo se tornou líder de um bando de mercenários, e alguns anos depois volta a Ancrath para tentar se reconciliar com seu pai, e consumar sua vingança. Esse livro me conquistou muito pela personalidade de Jorg, que é aquele personagem em que te causa admiração ou aversão total. No meu caso foi admiração e surpresa pelos seus atos completamente insanos! (resenha aqui).


5. Não Conte a Ninguém - Harlan Coben
Harlan Coben é conhecido no mundo literário como "o mestre das noites mal dormidas" e não é exagerado esse apelido. "Não Conte a Ninguém" é seu livro de maior sucesso, por possuir uma trama de mistérios e suspense que se encaixa de forma tão perfeita, e que segredos são revelados na última página do livro literalmente. O livro nos conta a estória do casal David Beck e Elizabeth. Eles se conhecem desde crianças, crescem juntos e acabam namorando e se casando. Após alguns anos de casamento, em dia em que o casal comemorava o dia do primeiro beijo, eles são atacados e Elizabeth é morta. Anos depois, David recebe alguns emails misteriosos com informações que somente ele e Elizabeth compartilharam. Será possível que ela está viva? Como ela escapou? Quem tentou acobertar a verdade? Porque ela não se comunica abertamente? Esse são apenas algumas das perguntas que e o autor responde de forma inacreditável! (resenha aqui).


4. A Menina da Neve - Eowyn Ivey
"A Menina da Neve" foi um dos últimos livros que li em 2015. Um livro de fantasia, drama e romance. Nele conhecemos o casal Jack e Mabel, que perderam um filho quando eram jovens, e agora na casa dos cinquenta anos, se mudam para o Alasca, fugindo dos olhares de pena da família de ambos. A vida no Alasca é dura, e o inverno é algo incrivelmente penoso. O casal vive em uma certa distância um do outro, resquício ainda da morte da criança que teriam. Em uma noite em que a jovialidade os atinge, eles constroem uma boneca na neve, e se reconciliam. Após alguns dias, uma menina aparece na floresta, acompanhada de uma raposa, e parece não sentir a força do frio. Logo o casal se afeiçoa a menina, e passam a ter uma bela relação. Contudo no fim do inverno, a menina vai embora, e só retorna com a chegada da estação gelada. Esse livro é algo mágico, e reconfortante, e a sensação de o ler toca fundo na alma! (resenha aqui).


3. Sombra e Ossos - Leigh Bardugo
Iniciamos o pódium de 2015 com "Sombra e Ossos". Esse livro foi totalmente arrebatador, e a leitura fluiu de forma tão rápida que eu me assustei quando percebi isso. Um maravilhoso representante da fantasia, a autora nos apresenta Ravka, um país que vive em constante guerra com seus vizinhos. O país possui o Primeiro Exército composto por militares, e o Segundo Exércitos, composto pelos chamados Grishas. Eles são pessoas que nascem com um poder especial, e com ele controlam algum elemento da natureza, como a água e o fogo por exemplo. Nesse contexto vive Alina e Maly, criados juntos num orfanato, eles ingressam ao Primeiro Exército quando jovens. E em uma viagem para atravessar a Dobra da Sombras, uma extensão de terra mergulhada nas trevas, que isola Rakva de seu porto; eles são atacados por criaturas aladas e ferozes. Num ato desesperado para salvar Maly de uma dessas criaturas, Alina liberta um poder latente, raro entre os Grishas. Ela tem o poder de controlar a luz do Sol, e logo ela se torna a esperança de livrar Rakva da Dobra e derrotar seus inimigos. Contudo nem tudo é o que parece, e ela se vê numa batalha terrível para impedir que usem o seu poder para fins gananciosos e egoístas. (resenha aqui). 


2. Todos os nossos ontens - Cristin Terrill
A medalha de prata ficou com "Todos os nossos ontens", um misto de distopia, ficção científica e romance. Foi o último livro que li em 2015, e fiquei extremamente feliz de comprovar que ele superou minhas expectativas. A ideia central da estória criada pela autora foi algo totalmente diferente de tudo que já li. Ela nos apresenta Em e Marina, duas jovens completamente diferentes de personalidade e até mesmo de tempo! Isso mesmo, Em vive quatro no futuro em relação a Marina, e é obrigada a retornar esses quatro anos no tempo, para impedir a criação de Cassandra, uma máquina do tempo. Cassandra trouxe com ela a tirania imposta pelo governo, e aniquilou a liberdade da população. Esse livro me conquistou rapidamente, pela construção tão bem feita dos personagens, a forma como a autora abordou a viagem no tempo, e o fato de conseguir fechar todas as pontas solta na estória de forma magistral. (resenha aqui).


1. Legend - Marie Lu
A merecidíssma medalha de ouro fica com "Legend". Simplesmente a melhor distopia que eu já li! Marie Lu foi uma verdadeira artista ao criar o universo dessa estória. Nela os EUA não existem mais; após a subida do nível dos oceanos, o país se dividiu em duas nações distintas: a República da América (costa oeste), e as Colônias da América (costa leste). Claro que eles vivem em guerra constante, e os protagonistas da estória June e Day vivem na República. Um país que tem como base o militarismo, e que vive sob regime marcial. June vive em Los Angeles, em um setor rico da cidade, e é o maior prodígio militar do país. Day é do setor pobre, e se torna o maior criminoso do país. Um terrível acontecimento faz com que os dois se enfrentem e eles descobrem algo chocante que mudará suas vidas para sempre. Tudo nesse livro é praticamente abordada de forma perfeita, desde a criação dos personagens, as leis da República, a reordenação da política mundial, enfim, eu poderia passar horas descrevendo tudo  o que gosto nesse livro, mas vou encerar por aqui. (resenha aqui).


Top 10 - Os melhores de 2015 da Carol



Essa foi a nossa lista galera!! E a sua? Quais foram os melhores livros que você leu em 2015? Comenta pra gente!! Queremos saber.

10 comentários

  1. Adoro Listas de melhores livros do ano ou não, eu li alguns desses aí mas não esse ano. Adorei a sua lista, fiquei com vontade de ler alguns como Simplesmente Acontece. Parabéns <3

    Bjoos Miih <3

    www.descafeinadas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro essas listas, você tira muitas dicas boas!!
      Nossa, "Simplesmente Acontece" é uma coisa linda haha. Em breve teremos a resenha dele disponível aqui no blog.

      Muito obrigada pela visita! :D
      Beijo

      Excluir
  2. Essas listas são mara. Tô namorando esse livro "Tocando as estrelas" há uns dias. Foi bom saber que alguém gostou muito dele. Ainda não tinha lido nenhum comentário sobre. Agora com certeza irei comprar. http://www.falamaya.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você leu a resenha? A Marina amou!! E parece que tem mais depois desse!!! Ela ficou uns dias comentando sobre o livro ahahah acho que vale a pena! :)

      Excluir
  3. Adorei as listas!
    Alguns dai eu já li, "caixa dos pássaros" está entre um dos que mais gostei em 2015, outros tenho muita vontade de ler e imagino que ficarão no meu top 10 também!
    Beijos
    Dri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dri...
      Cada um desses livros teve um aspecto de destaque, e "Caixa de Pássaros", se destaca por ter sempre um ambiente de suspense de arrepiar os cabelos! Depois se vc ler algum outro da lista volte pra nos dizer sua opinião... ;)
      Beijo!

      Excluir
  4. Caramba, só livros bons!
    Adorei a lista da Marina, foi a que mais me identifiquei e vou procurar ler TODOS!!!! Já as do Gustavo me identifiquei menos, talvez por não ter dado ainda uma chance aos livros de terror e similares, porém, tem tem alguns conquistaram logo de cara, principalmente Harlan Coben, de quem eu sou fã número um. A lista da Carol também tem vários que me cativaram (Cecilia Ahern - AMO!). Aquele extao momento em que a whishlist literária se torna quilométrica. Ahahahaha
    Excelentes escolhas. Beijo a todos!
    Blog Monykisses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monika!!!
      Fiquei super animada ao descobrir que temos gostos parecidos!! Já que é assim e você vai procurar por todos eles, posso dizer que não vai se arrepender hahaha
      Mas as listas da Carol e do Gustavo também estão muito interessante, cheias de livros que eu também quero ler qualquer hora! Principalmente "Como se apaixonar", também AMO os livros da Cecelia Ahern!! O próximo dela que vou ler será P.S. Eu te amo. Assisti o filme e chorei horrores, creio que o livro deve ser ainda melhor. rs

      Obrigada pela visita!!!
      Beijos!

      Excluir
  5. De tantos livros só li dois: Mar da tranquilidade, que tbem entrou para a minha lista de melhores de 2015, e Não Conte a Ninguém, que conheci em 2014 e do qual não gostei nadinha.

    www.somaisumapaginamae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não gostou de Não conte a ninguém? Sério? Acho que é a primeira pessoa que eu conheço que fala isso ahaha você pode me explicar porque? ahaha beijos e volte sempre

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)