TOP 10 : Os melhores livros de 2016


Olá, leitores do blog!
Mais um ano se passou e como é de costume, selecionamos aqui para vocês nossos 10 melhores livros lidos nesses doze meses. 2016 foi um ano bem corrido, creio que para muitos aqui, mas conseguimos adequar nossos horários para criar esse post para que vocês possam acompanhar e conhecer os livros que nos encantaram mais dentre todos os lidos em 2016 pelo pessoal do Leitura Virtual. Prontos?


- Top 10: Marina - 

O meu top 10 foi um tanto difícil de montar, pois neste ano, devido ao TCC na faculdade e ao trabalho, não tive tempo de ler muitos livros. Mas ainda assim, a maioria dos que li foi muito especial e muitos me tocaram de alguma forma, o que - sob meu ponto de vista - resultou em um top 10 que eu adorei.

10º lugar: Minha vida mora ao lado - Huntley Fitzpatrick


Samantha vive com a mãe e a irmã mais velha, mas apesar de, em um primeiro plano, ter uma vida maravilhosa, ela se sente vazia por sua mãe dar mais atenção ao emprego do que às duas. Em meio à sua solidão, ela passa a observar a vida dos vizinhos, a família Garret. A mãe de Samantha não permite qualquer relacionamento com eles, mas acidentalmente a menina conhece Jase e vai contra tudo o que a mãe lhe orientou por toda a vida ao iniciar um relacionamento com o rapaz. Samantha sabe que não terá o apoio da mãe se esta descobrir, mas está disposta a trilhar o caminho da sua própria felicidade. Para ler a resenha de "Minha vida mora ao lado", clique aqui.






9º lugar: Uma canção de ninar - Sarah Dessen


Remy é uma jovem completamente desacreditada em relação ao amor por ter crescido vendo os relacionamentos desastrosos de sua mãe. Assim, ela não pretende se envolver em um relacionamento sério com ninguém. Até que ela resolve dar uma chance à Dexter, já que assim que suas férias acabarem, ela vai embora da cidade e tudo não terá passado de um simples relacionamento de verão. Mas Dexter é uma pessoa divertida e Remy talvez esteja começando a gostar de sua companhia de verdade. Como todos os livros da Sarah que eu já li, esse tem uma narrativa leve e contagiante, que torna o livro apaixonante e eu não consegui parar de ler até acabar. Para ler a resenha de "Uma canção de ninar", clique aqui.





8º lugar: Poder - Sarah Pinborough


"Poder" é uma releitura e mistura de clássicos contos de fadas, que mostra uma versão mais adulta e sombria de "A Bela Adormecida", mesclado com outros contos famosos que conhecemos desde a infância. Em um reino distante, vivia um príncipe mimado cujo comportamento desinteressado preocupava os pais. Assim, eles o enviam em uma viagem à procura de um reino mágico que havia sido escondido do resto do mundo por causa de uma maldição. Logo o príncipe e seu guarda-costas vão em busca do tal reino, mas não sabem o que esperar em relação ao que vão encontrar naquelas terras. A mescla dos contos de fadas ficou muito bem elaborada e dentre os três livros que formam a saga "Encantadas", este terceiro volume foi o que mais me prendeu. Para ler a resenha de "Poder", clique aqui.




7º lugar: A caderneta vermelha - Antoine Laurain


"A caderneta vermelha" é um livro original da França, e que tem tudo para ser um clichê, mas passa longe disso. Laurent é um livreiro com uma vida simples. Até que indo para o trabalho em uma manhã como qualquer outra, ele encontra uma bolsa perdida. Dentro dela não há nada que indique quem é sua verdadeira dona, nenhuma foto, nenhum documento, nada. Apenas alguns objetos sem importância para ele e uma caderneta vermelha cheia de anotações. Por causa do que ele lê na caderneta, Laurent fica intrigado e decide que vai fazer de tudo para descobrir a quem aquela bolsa pertence. Ambientado em Paris, a narrativa é um pouco diferente, mas não impede que o livro seja uma delícia de se ler. Para ler a resenha de "A caderneta vermelha", clique aqui.






6º lugar: Como se apaixonar - Cecelia Ahern


Este livro já apareceu em um top 10 do blog e agora é minha vez de colocá-lo aqui. Acho que dá pra imaginar que ele é realmente bom, não é? Christine está com a vida virada de cabeça para baixo por causa de tantos problemas. Até que ela conhece Adam em um momento nada bom: Adam está tentando se matar. Para ele, nada mais na vida vale a pena. Christine então tenta ajudá-lo e o convence a não pular da ponte onde está, mas Adam lhe dá um prazo de duas semanas para mostrar que a vida ainda pode ser boa de ser vivida. Se em duas semanas ela não conseguir, Adam irá tentar suicídio novamente, e ninguém conseguirá impedi-lo. Cabe ao leitor descobrir se Christine terá sucesso ou não. Para ler a resenha de "Como se apaixonar", clique aqui.





5º lugar: Os bons segredos - Sarah Dessen


Sydney é uma jovem acostumada a ser deixada em segundo plano. A vida em sua cada gira em torno de seu irmão mais velho, Peyton, idolatrado pelos pais e o melhor em tudo. Até o dia em que ele vai preso por causar um acidente ao dirigir embriagado e a vida na casa da família Standford vira do avesso. Sydney é a única que acredita que o irmão é culpado pelo que fez, mas os pais fazem de tudo para defendê-lo. Cansada deste comportamento, o que Sydney menos quer quando sai da escola é voltar pra casa. Então ela vaga por lugares da cidade até cair na pizzaria da família Chatham, que a recebe de braços abertos e que fascina Sydney pelo seu jeito simples de viver. O livro é de uma sensibilidade única por retratar o cotidiano de pessoas comuns e se aproximar muito da nossa realidade. Para ler a resenha de "Os Bons Segredos", clique aqui





4º lugar: Clarke - R. Lovato


Amei este livro por abordar principalmente o que pode existir lá fora que esteja longe de ser de conhecimento dos seres humanos e também o egocentrismo que paira sobre a humanidade. Sem dúvidas, o livro exige uma mente aberta durante sua leitura, mas como ele aborda temas em que eu acredito - existência de vida inteligente fora da Terra - "Clarke" me conquistou muito. Clarke se passa no futuro, quando a população do planeta descobre a vinda de um objeto não identificado em direção à Terra. A população prontamente se divide entre os que acreditam ser o fim do mundo e os que acreditam ser um visitante pacífico. Mas ninguém está realmente pronto para descobrir as proporções do que se aproxima. Para ler a resenha de "Clarke", clique aqui




3º lugar: O acordo - Elle Kennedy


"O acordo" entrou na minha lista dos melhores por possuir uma trama que eu achei muito interessante e bem desenvolvida. Hannah Wells foi estuprada e este episódio trouxe consequências pra sua vida. Com isso, Hannah mostra-se uma pessoa um tanto fria e sarcástica, escondendo seus maiores medos por trás dessa máscara. Até que ela começa a dar aulas particulares à Garret e à medida que vão se conhecendo, Hannah começa a ver nele um grande amigo e, talvez, a única pessoa que possa ajudá-la a superar a situação. Para ler a resenha de "O acordo", clique aqui.






2º lugar: Querubins: a balança do coração - Martha Ricas


Representante de uma das séries mais graciosas da minha estante, em segundo lugar temos "A balança do coração", um livro delicado e forte - igual sua protagonista. Ashira pertence à casta dos querubins, os anjos guerreiros, e ela precisa descer à Terra e cumprir a missão que irá provar se ela realmente é digna de pertencer à essa casta. Com isso, ela é enviada à Itália e, em meio à castelos e bailes grandiosos, Ashira precisa enfrentar um mal de grandes proporções e decidir se vai seguir seu coração na inevitável batalha que está por vir. Para ler a resenha de "A Balança do Coração", clique aqui. 




1º lugar: "A Filha do Norte" - Luisa Soresini


O livro que eu li pelo menos cinco vezes no ano (hehe, fazer o quê). Meu xodó, meu amorzinho. "A Filha do Norte" tornou-se meu livro preferido por ser diferente de tudo o que já li em minha vida de leitora - e unicamente apaixonante. O livro conta a história da Michelle, uma jovem que após se perder na floresta durante uma tempestade, acaba caindo na mansão dos irmãos Vergamini. Rapidamente, ela se vê encantada pelo jeito extremamente elegante dos rapazes, mas ao mesmo tempo sente que eles escondem alguma coisa. Michelle não sabia, mas no momento em que pôs os pés na mansão, estava correndo perigo e talvez ninguém possa salvá-la. Para ler a resenha de "A Filha do Norte", clique aqui.






- Top 10: Gustavo - 


Meu top 10 também foi bem difícil de escolher. No meu caso, diferentemente da Marina, foi por conta da grande quantidade de livros que li! Sem mais delongas, vamos a lista :

10º lugar: "Mônica" - Wagner Rms

Começo minha lista com um nacional. "Mônica" foi uma das surpresas mais extraordinárias do ano. Nesse livro o autor, usa do folclore brasileiro para nos apresentar a agente secreta do governo nacional, que no passado passou por um tipo de ritual de magia, que a conferiu com poderes semelhantes a de uma vampira.  Ela é a principal agente de uma organização liderada por um poderoso senador. E nesse exemplar ela conta sobre a participação dela e outro agente na principal missão. O que mais gostei no livro foi o bom enredo criado pelo autor, e sua magnífica criatividade no uso dos adjetivos. Esse é um detalhe bem interessante na atual literatura : falta uma maior exploração da sensualidade feminina, e nesse exemplar temos isso de sobra! Resenha aqui.


9º lugar : "A Fúria dos Dragões" - Eder Traskini

Segundo livro da trilogia "Stânix", e também o segundo nacional na minha lista. Esse segundo foi também uma certa surpresa. O primeiro livro já tinha sido muito bom, e esperava que o segundo fosse melhor. Mas não esperava que seria tão melhor!!! A magia é mais explorada, novas e emocionantes profecias são apresentadas, e o grande responsável por tudo o que está acontecendo é revelado. O ritmo é frenético, e o autor surpreende em muitas reviravoltas. Recomendo muito... resenha aqui.


8º lugar : "Jovens de Elite" - Marie Lu

Não é novidade para quem acompanha o blog que sou fã de carteirinha de Marie Lu. "Jovens de Elite" é o primeiro de uma nova trilogia de fantasia medieval. O que mais gostei foi a protagonista. Adelina é a vilã da história e protagonista! Esse primeiro livro a autora nos introduz ao mundo fascinante em que ela vive. Cada detalhe foi muito interessante, e se encaixou perfeitamente no contexto da história. A expectativa para o próximo livro é a maior possível, ainda mais por que sei que Adelina vai ligar o "foda-se" e vai tocar o terror!!! kkkkkkkkk... resenha aqui.


7º lugar : "Gigantes Adormecidos" - Sylvain Neuvel

Primeiro livro de ficção científica da minha lista. "Gigantes Adormecidos" foi cedido por conta da parceria com a editora Companhia das Letras, selo Suma de Letras. Primeiro livro da trilogia "Arquivos Têmis". Nele somos apresentados a Dr. Rose, PhD em Física que quando criança, andava pela bicicleta pelo bairro da sua casa, e acabou caindo em uma cratera. Assim que foi resgatada, descobriu - se na cratera, partes de um robô enterradas. Testes revelaram que o metal é desconhecido, e a datação de carbono aponta que tais partes são mais antigas que o ser humano na Terra. O que mais se destaca no livro além do ótimo enredo, é a forma com que o livro foi escrito. Os capítulos são em forma de entrevista do que estão envolvidos nos estudos do robô. E o final é chocante!!!
Resenha aqui. Mais um cedido pela Suma de Letras


6º lugar : "O Problema dos Três Corpos" - Cixin Liu

Mais um representante da ficção científica no meu Top 10. "O Problema dos Três Corpos" é o primeiro de uma trilogia, e que já começou ganhando prêmio. O livro foi premiado com o "Prêmio Hugo" de melhor sci-fi de 2015. O primeiro a vencer que não foi escrito originalmente em inglês. Mais um cedido pela Suma de Letras, que está investindo com tudo no gênero. Nesse livro que se passa durante o início da Revolução Cultural nos anos 60 até os dias atuais; o governo chinês opera um projeto secreto que envolve Física Clássica e Moderna, Química, Biologia e estratégias de guerra. O protagonista é um físico que se vê envolvido no meio dessa trama, e precisar descobrir tudo o que pode para poder salvar nosso planeta. O que mais chamou minha atenção foi o fato de que a maior fonte de informação da história é um jogo online chamado : Três Corpos. Um dos melhores do gênero nos últimos cinco anos com certeza. Resenha aqui


5º lugar : "Lobo por Lobo" - Ryan Graudin

Primeiro livro de um duologia, "Lobo por Lobo" é representante das distopias no meu Top 10. Você já imaginou se a Alemanha Nazista tivesse saída vencedora da Segunda Guerra Mundial? Esse é o ambiente em que a autora nos apresenta. Para comemorar a vitória na guerra, Alemanha e Japão organizam todo ano o Tour do Eixo, uma corrida de motocicleta que é transmitida ao vivo, em que dez competidores dos dois países correm por três continentes. O vencedor (a) é homenageado em um baile na capital japonesa, com a presença do imperador japonês e nada mais, nada menos, que Adolf Hitler. Yael é uma jovem que foi cobaia nos campos de concentração, e um habilidade desenvolvida nos testes dá a oportunidade de ela competir no lugar de uma garota, vencer a corrida, e tentar assinar o Fuhrer diante de milhões de espectadores. O principal destaque foi a escrita cativante da autora. Resenha aqui. Mais um livro cedido pela Companhia das Letras, selo Seguinte


4º lugar : "A Rebelde do Deserto" - Alwyn Hamilton

Primeiro representante do meu gênero favorito, fantasia. "A Rebelde do Deserto" é o primeiro de uma trilogia baseada em mitologia árabe. Nesse exemplar a autora engloba de uma forma fascinante todos os aspectos dessa mitologia e cultura incríveis. Amani é uma garota que tem a pior situação possível no contexto oriental : ser mulher, pobre e órfã. Mas Amani aprendeu rapidamente a ser batalhadora e a cuidar de si mesma. Sozinha ela aprendeu a ser uma eximia atiradora. Buscando uma vida melhor, ela acaba se envolvendo na guerra civil que assola o país. Sem conseguir se livrar dessa situação, ela conhece a história dos príncipes que brigam pelo trono. Tudo isso envolto nas lendas dos filhos dos djins (os famosos gênios). Segundo os boatos os filhos dos djins herdam poderes variados, como controle do ar e do fogo por exemplo. O destaque para mim nesse livro foi a brilhante abordagem da mitologia e cultura oriental. Outro livro cedido pela Seguinte.  Resenha aqui


3º lugar : "The Kiss of Deception" - Mary E. Pearson

"The Kiss of Deception" eu conheci antes mesmo do lançamento em nossas terras tupiniquins. O livro fez um estrondoso sucesso fora do país, e assim que foi lançado aqui no Brasil, também foi sucesso absoluto. O livro nos conta a história dos reinos de Morrighan, Dalbreck e Venda. Reinos que ficam em constante "guerra fria", principalmente contra os Vendanos, considerados pelos outros dois reinos como bárbaros. A princesa Lia de Morrighan é a Primeira Filha da casa real. As crenças e a religiosidade dizem que a Primeira Filha tem dons que se manifestam para guiar seu povo com prosperidade e paz. O pai de Lia arranja um casamento com o príncipe de Dalbreck para selar uma aliança e juntar os dois reinos contra Venda. Mas Lia não tem as características de uma princesa obediente, muito pelo contrário ela quer criar seu próprio caminho. Ela foge do casamento, e ao saber disso, o reino Vendano manda um assassino em seu encalço. O príncipe de Dalbreck também sai em sua busca. O mais interessante foi que na primeira metade do livro, a autora não revela quem é o príncipe e quem é o assassino. A segunda metade as coisas tomam um ritmo mais acelerado e as revelações começam a chocar o leitor. Mais um grande representante da fantasia. Resenha aqui


2º lugar : "Pax" - Sara Pennypacker

"Pax" foi a mais agradável surpresa do ano. Confesso que comprei um pouco pela capa tão singela. Único representante do gênero infanto - juvenil da minha lista. Nesse livro conhecemos o menino Peter e sua raposa de estimação Pax. Peter achou Pax ainda filhote com poucos dias de vida; e cuidou dela com todo amor que uma criança pode dar a seu animal de estimação. Mas a guerra chega aos EUA, e o pai de Peter se alista no exército. Por isso ele obriga Peter a abandonar Pax em um bosque, e o leva para a casa do avô. Poucas horas longe de Pax faz Peter perceber que a amizade dele é a coisa mais inestimável que eles tem. Decidido, ele vai em busca de sua raposa. Um livro que ensina lições valiosas sobre lealdade, amizade, afeto, conhecimento de si mesmo, etc. Uma obra atemporal e necessária a todas as idades. Senti o coração sempre preenchido pelo amor que uma amizade verdadeira como essa proporciona. Recomendo muito a leitura. Resenha aqui


1º lugar : "Golem e o Gênio" - Helene Wecker

Enfim chegamos ao primeiro lugar!!! "Golem e o Gênio" é um misto de fantasia e mitologia. E não é essas mitologias famosas como a grega ou a nórdica. E sim mitologia árabe e judaica. Mitologias ricas em cultura e simbolismo. O livro nos apresenta uma golem : um ser feito de barro que obedece as ordens de um mestre, e possuem uma força sobre humana. Chava é uma golem. Ahmed é um gênio ou djin, ser feito de fogo que vive nos desertos orientais, capazes de adentrar nos sonhos e que comandam o fogo. Os dois acabam na Nova York do início do século XX. Eles demoram a se adequar ao convívio humano, e quando conseguem esse feito, um antigo conhecido deles, chega para revelar a verdadeira natureza deles a todos. A palavra que resume esse livro é : FASCÍNIO! Tudo em relação a esse livro é fascinante : a escrita da autora, os detalhes das mitologias, a cultura oriental, etc. Não é a toa que foi o melhor livro que li em 2016. Um livro que com certeza farei releituras durante a vida!!! Resenha aqui


- Top 10: Carol - 


Espero que tenham gostado do post galera! Foi um ano muito legal para a literatura! Toda a equipe do Leitura Virtual deseja a vocês um 2017 repleto de conquistas e realizações. E claro, um ano recheado de ótimas leituras. Obrigado por terem nos acompanhado durante esse ano, e esperamos que continuem conosco. Agradecemos a editora Novo Conceito, nossa primeira parceira (que renovamos a parceira essa semana!!!), e a editora Companhia das Letras pela confiança em nosso trabalho. Até o ano que vem pessoal... hahahaha :P





2 comentários

  1. Aiii nem acredito que o meu livro está no top 10! *--* Obrigada a todos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, ele está! Não tinha como sair de 2016 sem um lugar para ele no top 10 do ano <3
      Beijos!!

      Excluir

Gostou do post? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Volte sempre! :)